Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O verão e a medicina ayurvédica

Dicas do Ayurveda para o verão


por Dr. Aderson Moreira da Rocha

O Ayurveda ou Medicina Indiana caracteriza o verão como uma estação do ano regulada pelo elemento fogo, que aumenta o calor de nosso corpo e a sudorese (suor). A alimentação é fator determinante para quem sofre com a umidade e com as altas temperaturas; deve-se diminuir a ingestão de álcool e de comidas quentes e picantes e aumentar a ingestão de alimentos e líquidos refrescantes, ou seja, que tragam uma energia fria para o nosso organismo.

Os sabores refrescantes, segundo a medicina indiana, são o doce, amargo e adstringente, que pode ser comparado a “cica” que alguns alimentos possuem, como a lentilha, o caqui e o caju. Está indicada a ingestão de sucos de frutas e legumes e verduras crus na forma de saladas com temperos refrescantes - cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

Algumas pessoas não toleram bem o calor do verão e podem se sentir mais irritadas. Para elas, a palavra de ordem é moderação; devem escolher atividades tranquilas, se possível nos horários mais frescos do dia, principalmente no caso de exercício físico. A natação é uma ótima pedida nesta estação.

Chás frios de plantas medicinais refrescantes - hortelã, camomila, erva doce, capim limão e erva cidreira - são bons aliados para diminuir o elemento fogo no nosso corpo. A massoterapia indiana (Abhyanga) com óleos medicinais refrescantes, como o côco e girassol, é útil para auxiliar a diminuir a irritabilidade e refrescar a pele.

Nesta época do ano são indicadas as cores frias, como o branco, o azul e o verde. Já as cores quentes, como o laranja, o vermelho e o preto, devem ser evitadas. A gemoterapia indiana recomenda a utilização de pedras frias como: pedra azul, cristal de quartzo claro, esmeralda e ametista.

A prática de Yoga deve ser feita com ênfase nas posturas calmantes e na respiração refrescante, como o shitali pranayama. A meditação com mantras harmonizantes e calmantes é bem adequada neste período.

Segundo a visão do Ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável coerente com as sua necessidades individuais e deve aprender a ouvir os seus sinais internos para alcançar uma mente tranquila e um espírito harmonioso. A filosofia indiana ensina que é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que leva ao auto-conhecimento e proporciona o desenvolvimento do potencial latente em todos nós.


Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha dirige a Clínica de Ayurveda no Rio de Janeiro fazendo atendimento em clínica médica, reumatologia, medicina ayurvédica, fitoterapia, acupuntura, orientação da dieta e rotina diária. Ministra cursos de formação em Ayurveda, preside a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e é autor do livro “A Tradição do Ayurveda”.
www.ayurveda.com.br


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails