Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudo mostra que ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade

Jornal Folha de SP
04/04/2011

As pessoas com ritmo cardíaco irregular podem ver os episódios de crise reduzidos à metade caso adotem a ioga de maneira regular, revela um estudo publicado nos Estados Unidos.

Fazer ioga três vezes por semana também reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar social em mental, segundo o estudo apresentado em uma conferência de cardiologia em Nova Orleans.

Tauseef Mustafa/AFP   

"A ioga tem um efeito significativo em ajudar a regular o ritmo cardíaco dos pacientes e melhora a qualidade de vida em geral" disse o principal autor do estudo, Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Manual do ciclista urbano

Motivos para deixar o carro na garagem ou dispensar o transporte público não faltam. Entretanto as ruas oferecem muitos perigos: buracos, falta de sinalização, morotistas mal educados, etc.

O Código Brasileiro de Trânsito é claro: na ausência de pistas específicas para ele, o ciclista tem tanto direito de circular nas ruas quanto um carro. Melhor: tem até "preferência sobre automotores". Já a calçada é do pedestre.

Confira algumas dicas para pedalar na cidade com mais tranquilidade:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Astromedicina: a Astrologia e a gestação

A astromedicina

Cada ser humano tem em seu organismo pontos mais fracos, nos quais a possibilidade de surgimento de desequilíbrios e doenças é maior. Estes pontos podem são detectados através da análise do Mapa Natal e determinará os possíveis problemas de saúde que o nato poderá ter ou vir a desenvolver no futuro. Os doze signos astrológicos, por tradição regem doze pontos chave de nosso organismo. A partir da cabeça, no signo de Áries, terminando nos pés no signo de Peixes. Assim, ao examinar o tema astral do paciente, o astrólogo determina quais os pontos do corpo onde as nossas frustrações serão descarregadas, provocando o desenvolvimento de doenças. A doença é um estado de desordem do corpo. Devemos portanto restabelecer esta ordem, analisando os sintomas para descobrir a causa.

A nossa mente cria tudo o que nós somos, portanto nosso perfil psicológico e comportamental nos torna propensos a esta ou àquela doença. A propensão ou não a acidentes, também é detectada nesta interpretação, assim como a possibilidade de dependência à drogas.

Cuidados para uma gravidez saudável

por Conceição Trucom

Quantos quilos a mulher deve ganhar durante a gravidez? Que alimentação seria a ideal? Que cuidados com o seu corpo seriam fundamentais?

Antes de qualquer coisa, toda mulher que deseja engravidar e está com excesso de gordura corporal deve ser encorajada a emagrecer segundo uma dieta saudável e consciente. As mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar. Na verdade, o ideal seria que os pais (mãe e pai) decidissem interromper tais hábitos nocivos no momento de planejar a concepção da criança, pois seus efeitos maléficos podem afetar a qualidade genética de óvulos e espermatozóides.

Mas, qual o peso ideal da mamãe ao final da gestação? Essa é uma questão que todas as gestantes têm curiosidade em saber. Na primeira metade do século 20, devido aos problemas de pressão arterial gerados pelo excesso de peso materno, as recomendações eram de não ganhar mais de 9 kg. Porém, ao se constatar bebês nascendo com baixo peso e suas conseqüentes complicações, a previsão de ganho de peso na gravidez foi liberada. Em 1990, o U.S. Institute of Medicine (IOM) publicou importante trabalho que recomendava o ganho de peso de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) materno na pré-gestação.

Benefícios da Yoga na gestação

por Vanessa Buchheim

A gestação é vista como uma fase de plenitude na vida da mulher. Entretanto, nem sempre estes nove meses são tão tranqüilos como se idealiza. Algumas queixas comuns entre as grávidas são dores nas costas, mudanças de humor, enjôos e cãibras. As mudanças físicas e emocionais são constantes e é preciso buscar o constante autoconhecimento para encontrar o ponto de equilíbrio, especialmente numa fase tão delicada.

Não é a toa que a gestação é um momento em que muitas mulheres procuram a prática de yoga pela primeira vez em suas vidas. Podem, e devem, praticar yoga todas as gestantes liberadas por seus médicos para a prática de exercícios, sempre a partir da 12a. semana de gestação. Não é absolutamente necessário que a gestante tenha qualquer prática anterior de yoga.

Durante a gestação, a prática de yoga deve ser focada na necessidade individual de cada mulher, combinando exercícios de prana (pranayamas), de alongamento e flexibilidade e, em especial, relaxamento. O foco é preparar o corpo e a mente para o parto e a chegada do bebê. Através da prática de posturas, adaptadas, do yoga consegue-se um nível de conforto maior durante todo o período da gestação.

Alimentação ayurvédica para gestantes

por Tatiane Rangel

Segundo o Ayurveda, a dieta equilibrada e completa deve incluir os seis sabores na alimentação:
doce, salgado, ácido, picante, amargo, adstringente. As gestantes também precisam se utilizar dos seis sabores, entretanto devem dar prioridade aos sabores doce, ácido e salgado, pois são os mais nutritivos para esta delicada fase da vida da mulher. Nesta fase é importantíssimo que a mulher produza Ojas suficiente para ela e o bebê.

Em geral é indicado a ingestão e alimentos quentes e mornos, cozidos, bebidas quentes. Reduzir a ingestão de alimentos excessivamente picantes, amargos e adstringentes também é indicado. Já alimentos frios e crus, bebidas frias e geladas e gasosas devem ser evitadas, pois podem reduzir o agni, o fogo digestivo, comprometendo o poder de digestão.

Ojas é o produto mais refinado da digestão e traz benefícios enormes para a saúde da mãe e do bebê. Ojas é o oposto de ama, toxinas eliminadas do processo da digestão. Enquanto ama bloqueia o fluxo natural do canais, Ojas aumenta o fluxo ideal para uma saúde equlibrada, aumenta a imunidade naturalmente. Durante a gestação é a mãe que fornece Ojas ao seu bebê. Através da alimentação correta há a transformação de todos os alimentos ingeridos em Ojas.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Novas toalhas antiderrapantes

A toalha antiderrapante é a opção ideal para evitar escorregar durante a prática de yoga ou pilates.

Ela possui pequenas bolinhas de silicone que ajudam a firmar mãos e pés na postura, são absorventes e criam uma barreira higiênica entre você e o tapete de yoga ou qualquer outro equipamento com o qual você se exercite.

Tem o mesmo tamanho do mat: 61cm X 172cm.

Clique aqui
para comprar a sua toalha!


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cadeira de chão Assento Zen

Cansado de sentar no chão em cursos e retiros?

Experimente esta novidade!

A cadeira de chão alia os benefícios do design ergonômico, garantindo uma postura correta, à praticidade de ser facilmente transportável para qualquer lugar. É leve e totalmente desmontável, pesa apenas 1,4 kg.

Feita de material resistente à ferrugem, permitindo o uso também em lugares abertos e a beira-mar. Sua estrutura é de aço com tratamento anti-ferrugem e o estofamento de lonita 100% algodão.

Opção ideal para meditação, cursos, retiros, shows ao ar livre, passeios ou qualquer ocasião em que você queira sentar-se no chão com um apoio para as costas. Muito leve e confortável, é fácil de ser transportada e quase não ocupa espaço na bagagem. Ideal para praticantes de yoga e meditação, salas de atendimentos terapêuticos, etc.

Clique aqui
para comprar.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga reduz os sintomas da fibromialgia, afirma pesquisa

por Tatiane Rangel

A Fibromialgia é uma disfunção de dor crônica que afeta de 3% a 5% da população brasileira, sendo 80% mulheres. Se manifesta como dor nas fibras dos músculos, muitas vezes por todo o corpo, junto com uma forte fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Por ser uma doença de sintomas difusos, pode ser confundida com outros males.

Nos anos 90 o Colégio Americano de Reumatologia criou um mapa de 18 pontos sensíveis n corpo que são mais frequentemente sensíveis ao toque em pessoas com fibromialgia. Uma pessoa que sente dor em 11 dos 18 pontos sensíveis provavelmente tem a doença. Pesquisas revelaram que pessoas com fibromialgia processam a dor de forma diferente daquelas que não têm a doença devido a uma espécie de hipersensibilidade do sistema nervoso.

Existem fatores genéticos que aumentam a probabilidade de surgimento da doença. Entretanto, uma pessoa pode nascer com um fator de risco e permanecer com este inativo até que seja ativado por algum motivo. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais, estresse, dentro outros.

Um recente estudo realizado na respeitada Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos EUA, relata que a prática de Yoga reduz os sintomas da Fibromialgia. O estudo foi publicado na edição de novembro 2010 do jornal da Associação Internacional de Estudos da Dor, o Pain. Segundo os pesquisadores, alongamento suave, exercícios respiratórios e meditação reduziram as dores e aumentaram a força vital nos pacientes.

A pesquisa envolvendo 53 mulheres, acima de 21 anos, confirmaram que as participantes do programa de prática de yoga mostraram significativa melhora nos sintomas da fibromialgia. Para participar da pesquisa, as mulheres precisavam ter sido diagnosticadas com fibromialgia de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia por no mínimo um ano e estar em um regime estável de prescrição de medicação por pelo menos três meses. Devido a incidência maior da doença ser em indivíduos do sexo feminino, os pesquisadores envolveram apenas mulheres no estudo. 25 participaram do programa de práticas de yoga e 28 receberam apenas os cuidados médicos padrão.

As mulheres do primeiro grupo praticaram yoga por oito semanas num programa que incluía 40 minutos de posturas com suaves alongamentos, 25 minutos de meditação, 10 minutos de pranayamas, 20 minutos de palestras com orientações sobre como usar os princípios do yoga para lidar com a doença, 25 minutos de discussão em grupo sobre a prática de yoga realizada em casa. Ambos os grupos foram avaliados quanto a sintomas da fibromialgia e déficit funcional e melhoria geral da dor. Também foram submetidos a testes físicos para identificar pontos sensíveis e uma análise das estratégias usadas de enfrentamento da dor. Mulheres que praticaram yoga mostraram melhoras significativas sobre os padrões de sintomas, sobre os níveis de dor, fadiga e humor, entre outras coisas.

O pesquisador James W. Carson, PhD da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, afirmou que o resultado do estudo sugeriu que o uso do yoga trouxe benefícios aos pacientes em como lidar com a dor, incluindo uma maior utilização de estratégias de enfrentamento da dor. Estas estratégias incluíram a prática de atividades, apesar da dor, a aceitação de sua condição e a capacidade de relaxar. As pacientes deste grupo também relataram a redução dos sentimentos de isolamento e conflito, com menor propensão a ver as coisas da pior maneira, ou “catastrófica”. Os cuidados padrão com a fibromialgia incluem a prescrição de medicamentos acompanhados de exercícios e instruções sobre a melhor forma de lidar com a dor.

Segundo James, “embora o yoga tenha sido praticado há milênios, só recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar os efeitos em pessoas que sofrem de dor persistente”. Ele diz ainda que está planejando um curso de treinamento para professores de yoga que querem desenvolver suas habilidades para trabalhar com pessoas que sofrem de dor crônica.

Os pesquisadores afirmam que as terapias que empregam apenas medicamentos é apenas 30% eficaz no alívio da dor da fibromialgia e 20% eficaz em melhorar as funções vitais.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Reflexologia: automassagem nos pés alivia tensões

por Marcelo Passos

A reflexologia é uma técnica terapêutica em que aplicamos pressão nos pontos reflexos de nosso corpo com os dedos de nossas mãos provocando um estímulo para que nosso organismo restaure seu equilíbrio. É uma técnica relaxante que promove a manutenção da saúde, melhora a circulação sanguínea e ajuda no tratamento de doenças.

Em todas as extremidades de nosso corpo existem microcosmos que refletem todo o nosso corpo. É através destes pontos que podemos restaurar o nosso equilíbrio. As principais áreas reflexas de nosso corpo são os pés, as mãos, as orelhas, a coluna e o crânio.

Nao se sabe ao certo quando e onde surgiu esta técnica. Os documentos mais antigos que se tem notícia são provenientes do Egito mas a forma de tratamento por meio de pontos de pressão já era conhecida na India e na China há mais de 5.000 anos.

O objetivo da reflexologia é interferir em fatores acumulativos que desencadeiam doenças como congestões, inflamações e tensões. Através destes mapas reflexologicos dos pés faça uma automassagem sentindo os pontos em que a energia se encontra estagnada.

Adquira o hábito de se conectar com você mesmo, de observar, de se tocar. Comece com os seus pés, que estão sempre sobrecarregados com os nossos excessos do dia-a-dia.

Mapas reflexologicos
Clique nas imagens para amplia-las.













































Marcelo Passos é massoterapeuta oriental e professor de yoga.
(21) 7831-0269 / avilapassos@gmail.com


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Ferramentas do Ayurveda no tratamento da Ansiedade

por Dr. Aderson Moreira da Rocha


A ansiedade é um estado emocional desagradável de aflição, com sentimento de medo ou angústia apesar da inexistência de uma ameaça óbvia. Caracteriza-se pela apreensão e pela preocupação. Alguma ansiedade é normal; transforma-se um problema quando interfere com nossas atividades habituais. De acordo com Ayurveda, a ansiedade é um sinal clássico do desequilíbrio no corpo. A ansiedade, o estresse e a tensão prolongados afetam o sistema nervoso e podem causar muitas outras complicações.

Alguns sintomas de ansiedade são: incapacidade de relaxar, instabilidade emocional, irritabilidade sem razão aparente, dor de cabeça frequente (geralmente relacionada à tensão), insônia, palpitações (taquicardia), etc..

No modo de pensar ayurvédico, não tratamos a ansiedade propriamente dita, mas o desequilíbrio original. Assim, segundo o Ayurveda a ansiedade é conseqüente ao desequilíbrio de Vata. A ansiedade é apenas um dos sinais de desarmonia, podendo vir acompanhada de vários outros, confirmando o diagnóstico: insônia, agitação, fadiga, falta de apetite e impaciência seriam sinais comportamentais de que o indivíduo está apresentando um desequilíbrio de Vata. É importante desenvolver a idéia de que o Ayurveda trata a pessoa, não a doença.

O objetivo de qualquer tipo de terapêutica ayurvédica para combater a ansiedade é pacificar o dosha Vata, que por natureza tem qualidades de secura e frio. Assim, resumidamente, submete-se o paciente a uma rotina diária/tratamento gerador de calor e umidade para contrabalançar o agravamento de Vata. Esta rotina/tratamento envolve basicamente a alimentação (que atuará através dos sabores indicados para acalmar Vata – doce, ácido e salgado) e a fitoterapia (utilizando-se plantas amornantes (potência quente) e tirando partido das propriedades calmantes também). A massoterapia entra também neste arsenal terapêutico para promover o relaxamento geral do organismo, tranqüilizar a mente, promover o sono, entre outros. O Yoga e a meditação são outras duas importantes vertentes na busca pelo equilíbrio e são práticas extremamente benéficas para pessoas de natureza Vata. As pessoas com alto grau de ansiedade, porém, não conseguem fazer meditação. É preciso inicialmente que sejam submetidas a um tratamento prévio para diminuir o nível de ansiedade antes de iniciarem tal prática.

Através da análise dos humores biológicos (Vata, Pitta, Kapha) é possível dizer que tipo de pessoa é mais suscetível a desenvolver quadros de ansiedade; as pessoas do tipo Vata têm mais facilidade para ficarem ansiosas. Isso é devido à sua constituição em termos de 5 elementos: Vata é formado por ar + éter. O dosha com maior probabilidade de desequilibrar é o que domina o organismo. Isto quer dizer que pessoas do tipo Vata predominante (Vata-Pitta ou Vata- Kapha, por exemplo) devem tentar ao máximo manter distância de situações ou experiências que agravem este dosha. Ex: situações de extremo estresse, exaustão física, excesso de atividade mental, alcoolismo, fumo, drogas, mudanças repentinas (clima, moradia, hábitos), alimentação muito seca, crua e fria, falta de disciplina (horários) na vida diária etc. Sabemos que os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha) coexistem dentro de nós; mesmo que a pessoa não apresente o Vata predominante em sua constituição, desses três, o Vata é o mais sensível e com mais possibilidade de desequilibrar.

O que estas pessoas podem fazer para perceber que estão entrando em um quadro de ansiedade e como evitar? Primeiramente devem evitar situações como as descritas acima. Paralelamente podem adotar hábitos alimentares, em primeiro lugar, que acalmem o dosha Vata – alimentos mornos, oleosos, cozidos e com os sabores doce, ácido e salgado preferencialmente. Estes sabores podem ser considerados “ansiolíticos”. Alimentos frios, secos, crus e com sabores picante, amargo e adstringente ajudam a desequilibrar, contribuindo para agravar estados ansiosos

Quando é a hora de procurar auxílio médico? Mais importante que apenas aliviar temporariamente os sintomas é tratar a raiz do problema. Desse modo, o momento ideal para buscar o auxílio do Ayurveda é quando se está bem. O melhor remédio é a prevenção!

O nível de ansiedade pode aumentar quando a pessoa é adepta de uma dieta rica em alimentos refinados (particularmente açúcar). O estresse mental ou emocional. A ansiedade pode ser corrigida sem recorrer às drogas ou às dietas artificiais. O Ayurveda oferece um plano simples, coerente e natural às pessoas que buscam um caminho para controlar a ansiedade. Trata-se de um sistema completo de cuidado preventivo da saúde com benefícios comprovados ao longo de milhares dos anos na India.


Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha dirige a Clínica de Ayurveda no Rio de Janeiro fazendo atendimento em clínica médica, reumatologia, medicina ayurvédica, fitoterapia, acupuntura, orientação da dieta e rotina diária. Ministra cursos de formação em Ayurveda, preside a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e é autor do livro “A Tradição do Ayurveda”.
www.ayurveda.com.br


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Astrologia chinesa para 2011

O ano novo chinês, que inicia dia 3 de fevereiro de 2011, será regido pelo Coelho de Metal, junção que indica que a energia do ano propiciará as relações humanas e assuntos como a ecologia, a diplomacia e a comunicação. O coelho é dócil e pacífico e inspira um momento de celebração de grandes acordos. Novos tratados de paz para cuidar das necessidades do nosso planeta estarão em evidência. Já no campo individual, a amabilidade do coelho propiciará o momento ideal para o autoconhecimento e o desenvolvimento interior.


A astrologia Chinesa, diferentemente da astrologia ocidental, baseia-se no calendário lunar. O ciclo completo leva sessenta anos, formado por 5 ciclos de 12 anos. Cada ano é regido por um signo animal, que exerce influência nas pessoas nascidas naquele ano. O ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio e o mês lunar inicia-se no dia da lua nova. Por isso o ano novo chinês começa sempre em um dia diferente a cada ano.

Os nativos possuem um signo animal principal e outros signos animais de acordo com o mês, dia e hora do nascimento. Ou seja, não somos um signo animal só, somos uma mistura de animais com suas características positivas e negativas.

Confira agora as previsões para cada signo do horóscopo chinês:

RATO
Nascidos em
31/01/1900 a 18/02/1901
18/02/1912 a 05/02/1913
05/02/1924 a 24/01/1925
24/01/1936 a 10/02/1937
10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
16/01/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 01/02/1985
19/02/1996 a 07/02/1997
Ano de crescimento pessoal e profissional. Havendo metas definidas, aja para alcançar os objetivos. Momento favorável a amizades e parcerias. No trabalho será necessário estabelecer limites e usar habilidade de comunicação. Evite a impulsividade e seja cauteloso com sua vida financeira. Na vida afetiva muita tranqüilidade com boas possibilidades para quem estiver sozinho. Na saúde, cuidado com circulação.

BOI
Nascidos em
19/02/1901 a 07/02/1902
06/02/1916 a 25/01/1914
25/01/1925 a 12/02/1926
11/02/1937 a 30/01/1938
29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
08/02/1997 a 28/01/1998
Um momento com pequenos contratempos para o nativo deste signo. No trabalho terá possibilidades de enriquecimento de conhecimentos e transformação com novas atitudes. Ano propício às viagens. Evite a teimosia. Na vida financeira cuidado com gastos desnecessários. Na vida afetiva os encontros estarão favorecidos. Na vida familiar poderá contar com o apoio dos amigos e familiares. Na saúde, cuidado com o estresse. Se beneficie do contato com a natureza para se energizar e atenção com os acidentes com metal.

TIGRE
Nascidos em
08/02/1902 a 28/01/1903
06/02/1913 a 25/01/1914
13/02/1926 a 01/02/1927
31/01/1938 a 18/02/1939
17/02/1950 a 07/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
29/01/1998 a 16/02/1999
Um ano de altos e baixos para este nativo. A impulsividade deverá ser controlada e a diplomacia cultivada. No trabalho paciência, determinação e responsabilidade serão necessários para superar as crises. Diálogo e uma comunicação positiva serão cruciais para reverter as situações. Na vida financeira cuidado com os gastos excessivos. A vida afetiva será favorecida com amor e novas amizades. Na saúde equilibre as suas emoções e controle a ansiedade.

COELHO
Nascidos em
29/01/1903 a 15/02/1904
14/02/1915 a 02/02/1916
02/02/1927 a 22/01/1928
19/02/1939 a 07/02/1940
06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
17/01/1999 a 5/02/2000
Ano especial para o Coelho, que estará em busca de novos caminhos e poderá assumir novas responsabilidades. Metas claras e a busca pela conquista dos objetivos trarão sucessso. No trabalho haverá possibilidades de reconhecimento e crescimento. Equilíbrio e centramento serão cruciais. Evite os negócios especulativos. No amor, a compreensão e o diálogo resoverão as divergências. Na saúde atenção à alimentação e aos acidentes domésticos.

DRAGÃO
Nascidos em
16/02/1904 a 03/02/1905
03/02/1916 a 22/01/1917
23/01/1928 a 09/02/1929
08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
16/02/1988 a 05/02/1989
Um ano auspicioso para o nativo deste signo. Use seu talento pessoal para unir as pessoas a agirem em busca de objetivos comuns. No trabalho mesmo com alguns imprevistos tudo caminhará de acordo com os seus planos. Haverá crescimento nos negócios. A vida pessoal estará propensa a viagens. A vida afetiva se beneficiará de alegria e união. Os encontros afetivos estarão favorecidos. Na saúde, cuidado com a pele e atenção ao sistema respiratório.

SERPENTE
Nascidos em
04/02/1905 a 24/01/1906
23/01/1917 a 10/02/1918
10/02/1929 a 29/01/1930
27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
Ano de busca de reflexão. A clareza permitirá maior assertividade. No trabalho haverá mudanças inevitáveis. Cultive os relacionamentos e a diplomacia. Pessoas influentes serão de grande ajuda no futuro. Na vida afetiva não permita que as preocupações interfiram no seu relacionamento. Preserve momentos para o lazer e curtir a pessoa amada. Na saúde, cuidado com as emoções.

CAVALO
Nascidos em
25/01/1906 a 12/02/1907
11/02/1918 a 31/01/1919
30/01/1930 a 16/02/1931
15/01/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991
Boas oportunidades aguardam o nativo deste signo. Foque em suas metas e estabeleça prioridades. No trabalho, período favorável a novos projetos. No plano familiar poderá contar com a ajuda e o apoio dos amigos e familiares. Evite a impulsividade. No plano afetivo cuidado com o perfeccionismo. Cultive o companheirismo e a cumplicidade. Na saúde, cuidado com o sistema circulatório.

CABRA
Nascidos em
13/02/1907 a 01/02/1908
01/02/1919 a 19/02/1920
17/02/1931 a 05/02/1932
05/02/1943 a 25/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992
O nativo de Cabra estará mais sociável e poderá fazer novos e proveitosos contatos. No trabalho, evite o comodismo para aproveitar novas oportunidades. Momento favorável aos estudos e ao aprimoramento profissional. Aja com determinação para que seus talentos sejam reconhecidos. No plano afetivo, momentos de alegria e muita paixão. Atenção ao excesso de sentimentalismo. Na saúde cuidado com o fígado e com os olhos.

MACACO
Nascidos em
02/02/1908 a 21/01/1909
20/02/1920 a 07/01/1921
06/02/1932 a 25/01/1933
25/01/1944 a 12/02/1945
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993
Boas oportunidades para este nativo. Percepção e bom senso serão necessários para o sucesso. No trabalho os resultados serão lentos, porém progressivos. Evite a precipitação e cultive a diplomacia. No plano financeiro cuidado com os gastos excessivos. O plano afetivo será de alegria e novos encontros. Na saúde, não permaneça no sedentarismo! Faça exercícios físicos. Na saúde, cuidado com os rins.

GALO
Nascidos em
22/01/1909 a 09/02/1910
08/02/1921 a 27/01/1922
26/01/1933 a 09/02/1934
13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1993 a 09/02/1994
Momento propício para este nativo semear novas possibilidades. Mudanças serão necessárias e benéficas para o futuro. No trabalho, determinação e planejamento serão necessários para o sucesso. Evite a impulsividade e o nervosismo. O período favorece os estudos e o aprimoramento profissional. No plano financeiro evite os negócios especulativos e cuidado com as despesas desnecessárias. No plano afetivo, cultive o discernimento. Novos encontros serão propiciados. Na saúde, cuidado com o sistema circulatório e não deixe de praticar exercícios físicos.

CÃO
Nascidos em
10/02/1910 a 29/01/1911
28/01/1922 a 15/02/1923
14/02/1934 a 03/02/1935
02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
Momento para cultivar o equilíbrio. No trabalho haverá boas possibilidades de destaque e reconhecimento. Novas responsabilidades ou mesmo um novo negócio poderão surgir. Entusiasmo será necessário. No plano afetivo, harmonia e tranqüilidade. Novos encontros serão propiciados. Na área da saúde muito cuidado com a coluna vertebral.

PORCO
Nascidos em
30/01/1911 a 17/02/1912
16/02/1923 a 15/02/1924
04/02/1935 a 23/01/1936
22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 15/01/1972
13/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
Momento para cultivar a reflexão buscando a assertividade. No trabalho seus esforços serão reconhecidos. Estabeleça os limites e as prioridades para não perder o foco. Evite a teimosia e cuide de suas finanças. No plano afetivo, uniões e reconciliações estarão favorecidos. O ideal é buscar o entendimento e o companheirismo. Na área da saúde preocupe-se com uma alimentação saudável e com a prática de atividade física regular.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dica: Curso de Ayurveda 2011

Esta dica é uma preciosa oportunidade para quem quer estudar ou se aprofundar em Ayurveda, a medicina indiana, ciência irmã da Yoga, tão necessária para o profundo desenvolvimento da prática de yoga e do autoconhecimento.

Curso de Ayurveda 2011 no Rio de Janeiro

O Ayurveda trabalha com terapias preventivas e curativas por métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente, levando o indivíduo por inteiro ao equilíbrio. O Ayurveda é muito mais que um sistema de saúde, é a ciência da longevidade e da vida saudável.

O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.

Este curso visa formar terapeutas que possam dar um suporte preventivo ao diagnóstico precoce de desarmonias físicas e energéticas bem como a promoção da saúde, do ponto de vista holístico. Além da habilidade na execução dos procedimentos ayurvédicos, como as massagens ayurvédicas, técnicas de desintoxicação, vitalidade e rejuvenescimento.

O curso é livre e pode ser feito por profissionais das áreas de saúde, biomédicas, sociais, humanas, etc. É ministrado uma parte introdutória, na qual um leigo poderá se familiarizar com o assunto. Os alunos que se formarem ao final de 2011 estarão habilitados para participar do curso avançado que é organizado pela ABRA na Índia em sistema de imersão de 25 dias no tradicional Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, sul da Índia.

Novidade

Neste ano com a participação do Dr. Parthasarathy, médico ayurvédico e professor da tradicional Arya Vaidya Pharmacy Training Academy (Coimbatore, sul da Índia), ministrando um módulo.

O Curso

Carga horária:
160 horas teóricas e práticas + 80 horas de estudo dirigido = total: 240 horas
Um final de semana por mês, sábado e domingo, de 9h as 18h.

Coordenação:
Dr. Aderson Moreira da Rocha, presidente da ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda)
Clique aqui para ver o perfil profissional.

Certificado:
Certificado registrado na ABRA e na FENATE (Federação Nacional dos Terapeutas) e apoio do Arya Vaidya Pharmacy (Coimbatore, Índia). Após o término do curso o aluno tem o direito de solicitar seu registro como associado da ABRA com direito a uma anuidade gratuita. Os formados também estarão habilitados a participar do curso avançado de ayurveda na Índia, da ABRA, em janeiro de 2012.

Investimento:
matrícula: R$150 (no ato da inscrição)
curso: R$3.800

Formas de pagamento:
10% de desconto à vista ou 10 parcelas de R$380 em cheques pré-datados.

Local:
Clínica de Ayurveda
Rua Barão de Lucena, 48, sala 17, Botafogo
Tel.: (21) 2537-3251 ou 9644-5509
www.ayurveda.com.br

Inscrições:
Os interessados devem entrar em contato para enviar currículo e marcar entrevista.

Cronograma

26 e 27/03
Introdução, Histórico, Filosofia Hindu, Pancha Bhutas, Doshas, Dhatus, Malas
Prof. Aderson Moreira da Rocha

30/04 e 01/05
Psicologia do Ayurveda: Doshas e Gunas, Semiologia: Diagnóstico do Desequilíbrio, Massoterapia e Óleos Vegetais e as 3 Essências
Prof. Aderson Moreira da Rocha

28 e 29/05
Alimentação e Digestão, 6 Sabores, Dieta de Equilíbrio dos Doshas, Condimentos, Dravya Guna, Introdução à Fitoterapia e Plantas Medicinais
Prof. Aderson Moreira da Rocha

18 e 19/06
Óleos vegetais e Aromaterapia, Massoterapia Ayurvédica (Abhyanga)
Prof.s Olivo e Aderson Moreira da Rocha

30 e 31/07
3 Pilares da Vida, Rotina Diária, Equilíbrio dos Doshas, Estudo dos Pontos Marmas
Prof.s Paulo Bastos e Aderson Moreira da Rocha

27 e 28/08
Tratamentos Externos no Ayurveda (Bastis Externos)
Prof. Erick Schulz

24 e 25/09
Fitoterapia e plantas medicinais
Prof. Aderson Moreira da Rocha

29 e 30/10
Processo do adoecimento e abordagem terapêutica do ayurveda tradicional
Dr. Parthasarathy

26 e 27/11
Fitoterapia e remédios ayurvedicos
Prof. Danilo Maciel Carneiro

17 e 18/12
Purva Karma e Pancha Karma, Rasaynas e Vajikaranas, Snehana e Swedana, Shirodhara
Encerramento com entrega de Diplomas e Carteirinhas da ABRA
Prof. Aderson Moreira da Rocha

Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cuide-se no verão

por Tatiane Rangel

No verão, o tecido que recobre o corpo exige atenção redobrada, pois é o período em que ficamos mais expostos aos efeitos nocivos do sol. Para manter a pele saudável não basta somente investir em tratamentos estéticos que embora dêem resultados não tratam profundamente da saúde da pele e tem ação temporária. Abusar da exposição ao sol e não usar protetor solar além de causar ressecamento e envelhecimento precoce da pele podem ocasionar doenças graves.
Segundo dados da empresa de pesquisas ACNielsen, no Brasil, 35% da população usa filtro solar, o que é um número muito pequeno. O mais agravante é que a maioria destas pessoas aplica o protetor solar apenas uma vez e somente quando chega à praia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia confirma a triste estatística: a maioria dos pacientes se expõe ao sol sem proteção solar.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Embora mais comum em pessoas com mais de 40 anos e em pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, se dá devido ao efeito cumulativo dos raios solares ao longo dos anos. De acordo com a estimativa do instituto, a previsão é de 113.850 novos casos só em 2010.

Outro dado alarmante foi dado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em fevereiro de 2010, quando os raios ultravioleta atingiram índice máximo em 23 capitais do país. A escala de medição vai de 1 a 14. Nestas cidades, os raios ultravioleta chegaram ao nível 14. No Rio de Janeiro, Vitória e Florianópolis o índice registrado foi 13 e em Porto Alegre, 12. Quando a medição passa de dez, é considerado um índice muito alto para a exposição ao sol.

Segundo os meteorologistas, as principais cidades brasileiras têm índices de raios ultravioleta elevados no verão porque 92% do território do país está localizado em regiões tropicais e subtropicais, onde as radiações solares são mais intensas. Nuvens claras e esparsas, que deveriam proteger a superfície da radiação solar, acabam atuando como 'espelhos multiplicadores' da intensidade dos raios UV em até 30%.

A maior parte das radiações ultravioleta é filtrada pela camada de ozônio ao se aproximar da Terra. Com o encolhimento da camada de ozônio, uma quantidade maior de raios alcança a superfície terrestre, expondo as pessoas a riscos crescentes.

Segundo os médicos, é indispensável a aplicação de filtros solares, de no mínimo FPS 15, em todo o corpo, independente do tipo ou cor da pele. O ideal é que seja aplicado com uma antecedência de 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou após sair da água.

Os fotoprotetores têm a função de proteger a pele humana contra a radiação UV A e B. O tipo B é a principal radiação responsável pela queimadura solar. FPS (Fator de Proteção Solar) indica quanto tempo de exposição a pele suporta a mais do que se estivesse sem a proteção do fotoprotetor. Seu uso se torna indispensável mesmo com o uso das barracas de praia, uma vez que a areia chega a refletir até 20% dos raios solares. Orelhas, nariz e lábios também são os locais onde há maior incidência de câncer de pele. Calvos precisam proteger o couro cabeludo também.

As barracas de praia, um dos itens fundamentais para ajudar na proteção do sol, devem ser de tecido mais espesso, que filtram mais os raios, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Omar Lupi. As disponíveis para alugar nas praias cariocas (todas amarelas, depois do Choque de Ordem da prefeitura do Rio), segundo o médico, também são adequadas. As barracas feitas de nylon puro não são eficazes. As feitas em lona chegam a ter proteção de 90% dos raios.

Dicas para curtir a estação com saúde

Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.

Evite se expor ao sol no horário de pico: entre 10 e 16 horas há grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Evite a exposição direta neste período, opte por barracas apropriadas.

O bronzeamento da pele vem gradativamente. Não funciona tentar se bronzear em apenas um dia, pois esta atitude só contribuirá para queimar, literalmente, a pele.

Tenha como aliados as ferramentas: barraca de praia, bonés e chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face. Lembre-se também de proteger os lábios e as orelhas.

Aplique generosamente filtro solar cerca de 30 minutos antes da exposição solar. Este tempo é o mínimo necessário para o filtro ter eficácia. Use filtro solar com FPS 15 ou maior, pois a incidência de radiação solar no planeta aumenta a cada dia, favorecendo assim as doenças de pele, como o câncer.

Aplique filtro solar nos dias nublados também, pois a radiação solar atravessa as nuvens e chegam ate nós causando os mesmos danos à saúde de um dia ensolarado.

O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas e logo após sair da água.

Torne a aplicação de filtro solar nas crianças um momento divertido e natural, para que elas se acostumem o quanto antes. Estimule os adolescentes ao mesmo hábito. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorrem até os 20 anos de idade.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

O verão e a medicina ayurvédica

Dicas do Ayurveda para o verão


por Dr. Aderson Moreira da Rocha

O Ayurveda ou Medicina Indiana caracteriza o verão como uma estação do ano regulada pelo elemento fogo, que aumenta o calor de nosso corpo e a sudorese (suor). A alimentação é fator determinante para quem sofre com a umidade e com as altas temperaturas; deve-se diminuir a ingestão de álcool e de comidas quentes e picantes e aumentar a ingestão de alimentos e líquidos refrescantes, ou seja, que tragam uma energia fria para o nosso organismo.

Os sabores refrescantes, segundo a medicina indiana, são o doce, amargo e adstringente, que pode ser comparado a “cica” que alguns alimentos possuem, como a lentilha, o caqui e o caju. Está indicada a ingestão de sucos de frutas e legumes e verduras crus na forma de saladas com temperos refrescantes - cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

Algumas pessoas não toleram bem o calor do verão e podem se sentir mais irritadas. Para elas, a palavra de ordem é moderação; devem escolher atividades tranquilas, se possível nos horários mais frescos do dia, principalmente no caso de exercício físico. A natação é uma ótima pedida nesta estação.

Chás frios de plantas medicinais refrescantes - hortelã, camomila, erva doce, capim limão e erva cidreira - são bons aliados para diminuir o elemento fogo no nosso corpo. A massoterapia indiana (Abhyanga) com óleos medicinais refrescantes, como o côco e girassol, é útil para auxiliar a diminuir a irritabilidade e refrescar a pele.

Nesta época do ano são indicadas as cores frias, como o branco, o azul e o verde. Já as cores quentes, como o laranja, o vermelho e o preto, devem ser evitadas. A gemoterapia indiana recomenda a utilização de pedras frias como: pedra azul, cristal de quartzo claro, esmeralda e ametista.

A prática de Yoga deve ser feita com ênfase nas posturas calmantes e na respiração refrescante, como o shitali pranayama. A meditação com mantras harmonizantes e calmantes é bem adequada neste período.

Segundo a visão do Ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável coerente com as sua necessidades individuais e deve aprender a ouvir os seus sinais internos para alcançar uma mente tranquila e um espírito harmonioso. A filosofia indiana ensina que é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que leva ao auto-conhecimento e proporciona o desenvolvimento do potencial latente em todos nós.


Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha dirige a Clínica de Ayurveda no Rio de Janeiro fazendo atendimento em clínica médica, reumatologia, medicina ayurvédica, fitoterapia, acupuntura, orientação da dieta e rotina diária. Ministra cursos de formação em Ayurveda, preside a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e é autor do livro “A Tradição do Ayurveda”.
www.ayurveda.com.br


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Nestas férias, tire mesmo férias!

por Tatiane Rangel

Preenchemos nossas agendas com tarefas e compromissos. A conseqüência de viver desta maneira é ficar estressado e a impressão é de que não temos tempo para eliminar esse problema da rotina. Mesmo nas aulas de Yoga, a postura de relaxamento no final parece durar apenas uns cinco minutos, infelizmente não o bastante em termos fisiológicos para proporcionar ao nosso corpo o descanso apropriado.

Judith Lasater, pioneira no Yoga restaurativo, vê seu método como um meio de preencher o vazio do homem contemporâneo: a inabilidade de descansar. Segundo ela, muita gente confunde descansar com estar na frente a TV. “Isso não é descanso, é letargia. O Yoga restaurativo com ênfase em posturas com apoio permite que o corpo entre em um estado de relaxamento profundo de que tanto precisa. Quando você para de se agitar, o corpo começa a se restaurar sozinho”, diz Judith.

Nesta temporada de férias, a professora tem um pedido: reserve um tempo da sua prática para relaxar e ficar centrado. Pode ser difícil imaginar-se relaxando por 15 minutos quando se está no meio da temporada de férias. Mas os benefícios são tantos que você certamente vai querer diminuir o ritmo. “Quando se pratica Yoga restaurativo você para de sentir aquela dor da fadiga que ignoramos ou escondemos consumindo cafeína. Começamos a nos sentir mais pacientes, não reagimos mais tão automaticamente. Nos meus 36 anos como professora, não conheci ninguém que conseguiu relaxar completamente e que não queria sentir isso novamente”.

A dica é reservar ao menos 20 minutos. Caso se sinta ansioso e sua mente esteja agitada, deixe os pensamentos passarem e volte sua intenção na entrega. A maioria das pessoas, diz Lasater, tenta construir o hábito de descansar incorporando uma seqüência restauradora de Yoga na prática diária ou uma postura relaxante por 15 minutos. “Animais e bebês descansam e outras culturas civilizadas também, então qual é a melhor coisa a fazer para sua saúde? Absolutamente nada.”

Como começar

Relaxe. O corpo leva, no mínimo, cerca de 20 minutos de descanso para acalmar da reação “lutar ou voar” ou a resposta ao estresse. Perceba como está se sentindo, se as batidas cardíacas diminuíram e se a respiração ficou mais profunda. Observe. Não há como ficar relaxado e ansioso ao mesmo tempo. Deite-se em savasana (postura do cadáver) com um cobertor dobrado apoiando a cabeça, o pescoço e a ponta dos ombros. Coloque um bolster ou almofadão embaixo dos joelhos e um cobertor enrolado embaixo dos calcanhares. Acerte o relógio para despertar em 20 minutos. Cubra os olhos com um pano macio dobrado ou uma almofada de descanso para os olhos. Inspire profundamente e expire lentamente pelas narinas. Faça isso 20 vezes. Não engane a si mesmo pulando. Quando terminar, vire-se para o lado e retorne devagar. Inicie permanecendo por 20 minutos, aos poucos aumente o tempo de permanência gradativamente.

Fazer esta prática simples ao menos uma vez por semana melhorará muito a sua qualidade de vida. Experimente!


Judith Lasater ensina yoga desde 1971. Tem doutorado em psicologia ocidental e oriental. É presidente da California Yoga Teachers Association e uma das fundadoras da revista Yoga Journal. Dá treinamentos em seu método Yoga Restaurativo em países como EUA, Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Indonésia, Japão, México, Rússia, etc. É autora de vários livros com destaque para Relax and Renew (1995) no qual explica e ensina seu método.
www.judithlasater.com


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

2011 e a astrologia

Com o início de um novo ano muitas pessoas procuram entrar em sintonia com as energias cósmicas que irão prevalecer no ano que virá. Existem muitas e diversas formas de estabelecer esta conexão e todas elas são válidas e por isso existe uma grande liberdade de escolha e cada um irá optar pelo que mais lhe agradar intuitivamente.


A astrologia é uma ciência que permite várias interpretações. A Astrologia hindu é diferente da chinesa que é diferente da muçulmana que é diferente da ocidental. Mas todas elas têm seu valor, pois transmitem conhecimentos milenares de sabedoria e conhecimento.

Confira abaixo as previsões para este novo ano de acordo com a astróloga ocidental Graziella Marraccini:

2011 é um ano 2 e, desta forma, seu regente é o planeta Mercúrio, regente natural de dois signos: em Gêmeos é um Mercúrio de Ar e em Virgem é um Mercúrio de Terra. O planeta empresta suas qualidades arquetípicas do Deus Grego. Mercúrio era o Mensageiro dos Deuses. Esse planeta representa o intelecto, a razão, a lógica, a mente concreta e racional, o raciocínio.

Mercúrio é representado com asas nos pés por causa de sua rapidez em se deslocar. Era um Deus conhecedor de inúmeros assuntos. Possuía muitos talentos, além daquele da comunicação verbal ou gestual, mas era muitas vezes enganador e usava de artimanhas para conseguir alcançar seus fins. Era representado também com um caduceu (bastão com duas serpentes entrelaçadas) em suas mãos, que é um símbolo do conhecimento universal, da sabedoria na aplicação dos recursos da inteligência. Este caduceu é usado ainda hoje na medicina e na área da saúde e é o símbolo do conhecimento.

A atuação do planeta, do ponto de vista da astrologia mundial, acontecerá principalmente na área das comunicações. Mercúrio aumentará a possibilidade das pessoas se entenderem, se sentarem à mesa das negociações, se comunicarem e se deslocarem em pequenas viagens. Regente da Casa III do Zodíaco, Casa de Gêmeos, ele estimula a assimilação e a troca do conhecimento, as pequenas viagens e deslocamentos necessários quando queremos fazer contatos, melhora as trocas comerciais de maneira geral e favorece a mídia e o jornalismo. Mercúrio também permite que as pessoas se sintam mais vivas e criativas, aproveitando melhor suas qualidades comunicativas e fazendo contatos estimulantes com vizinhos e amigos próximos. Sendo regente também da Casa VI, Casa que corresponde ao signo de Virgem, ele facilitará o dia-a-dia, o ambiente de trabalho, tornando nossas ações mais práticas.

No momento da virada do ano Mercúrio esteve em Sagitário, indicando que neste ano haverá um aumento do turismo, do comercio exterior e ainda será ótimo para viajar ao exterior. Mercúrio em Sagitário indica também que precisaremos encontrar novas filosofias de vida, procurar respeitar as leis, desenvolver a tolerância pela opinião alheia e dar vazão ao livre pensar, arte da própria filosofia. Somente com a instrução e o conhecimento poderemos superar nossas limitações. Ao abrir nosso entendimento para alcançar novos horizontes, teremos uma maior amplitude na visão interior, não nos restringindo somente ao nosso pequeno "Eu", ao nosso próprio umbigo, onde giramos sempre em torno de um mesmo ponto de vista.

Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas.
Fonte: www.somostodosum.com.br

Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails