Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Partner Yoga

O Partner Yoga, o yoga em dupla, tem como principais objetivos a busca pela solidariedade, cooperação, confiança e respeito ao próximo. Não é somente uma prática para aprimoramento das posturas ou mesmo desenvolvimento do corpo físico. É uma troca, uma forma de se conectar com o outro através desta prática milenar. A dupla pratica as posturas, as respirações, o relaxamento e a meditação em parceria, reforçando os laços de confiança e reconhecimento entre os dois praticantes.

Muito difundido nos EUA, a prática ganha cada vez mais adeptos também no Brasil. A modalidade tem se mostrado eficiente para a melhoria das relações interpessoais, ajudando a harmonizar a relação das pessoas com o mundo e as outras pessoas.
Além de desenvolver a força e a flexibilidade como na prática individual, a maioria das posturas utilizadas no Partner Yoga desafia o equilíbrio entre os dois praticantes: um precisa da coperação do outro para se estabelecer a postura. Desta forma é criado um elo entre os parceiros no qual ambos tornam-se mais conscientes de que a harmonia depende dos estados equilibrados dos dois.

A prática estimula a confiança e a conexão com o próximo e estas qualidades devem ser levadas para todas as relações, tanto em cima do tapetinho quanto fora dele, no relacionamento com a família, com amigos, no trabalho.
É uma oportunidade de troca nos níveis físico, energético e emocional, principalmente quando praticamos com alguém que amamos. Casais experimentam um alívio nas tensões cotidianas, melhora na comunicação, aprofundamento do relacionamento, maior compreensão e carinho, além de aumentar a consciência sensorial e corporal. O toque, a intimidade e a confiança no parceiro afetivo são elementos importantes para a liberação de tensões e busca de harmonia, saúde e qualidade de vida.

É também uma chance de iniciar o poderoso processo de reconhecimento de nossa condição de seres interdependentes, interligados e integrados. Podendo vir a ser efetivamente uma excelente alternativa como terapia para relacionamentos deteriorados.

O Partner Yoga revela que as verdadeiras parcerias são aquelas em que ambas as partes se beneficiam e se fortalecem. É esta a relação com o outro que devemos cultivar, ela nos ajuda a ser verdadeiros tanto com nosso meio externo como com nosso meio interno.

"Yoga à dois é vivenciar a união. Umas das palavras da língua portuguesa que melhor define Yoga é união. O companheirismo é representado pela união shiva-shakti que desperta a energia criativa e liberta o praticante. Tal união pode ser facilmente encontrada na essência do verdadeiro amor. Desta forma praticar Partner Yoga é desenvolver esta união estimulando a criatividade. É também descobrir novas formas de se conectar ao cosmo pelo carinho e respeito com o parceiro. É desvendar o autoconhecimento em parceria, vivenciar o amor em seu estado mais puro."
-Felipe Bretas, instrutor de yoga


Fotografias: Caroline Figueiredo e Felipe Bretas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails