Por Sabrina Alves"Que Devi Tripura, conhecendo cada um intimamente,
como centro consciente do coração, salve, sem demora,
Seus inabaláveis devotos das garras da morte,
depois de Se manifestar no coração dos mesmos."
(Tripura Rahaya)
O Ayurveda concentra sua atenção no fluxo, assim como no sistema de canais que a Natureza criou para enquadrar tudo àquilo que ingerimos e expulsamos em cada um dos níveis de energia. A vida encarnada é basicamente uma questão de fluxo, já que a vida só é possível quando há substâncias e energias que, com pericia e continuidade, entram e saem do organismo. (1)
O Ayurveda percebe as mudanças da vida, como na adolescência, uma fase em que os três doshas poderão se desarmonizar. A mulher por si, carrega além dos demais canais que tem nos homens, o canal responsável pela amamentação (nutrição) e o da menstruação. Esta última responsável por colocar a mulher em condições mensais de possível instabilidade.
Considerando que cumprimos nosso dharma ao nos alimentarmos com alimentos sadios e puros, para o Ayurveda o cumpriremos melhor ainda se utilizarmos as nossas fases de transição que se apresentam nos anos de menstruações anuvulatórias; dos fluxos completos e a sexualidade; gestação e pós-parto e por fim, a menopausa com a utilização consciente dos alimentos das estações do ano para as nossas "estações pessoais".
Muitas mulheres se encontram viciadas em alguns alimentos quem crêem que necessitam. As Vatas gostam de açúcar pois lhe proporcionam temporariamente estimulação e satisfação instantâneas. As Pitas costuma preferir carne, álcool e os alimentos gordurosos. Salgados, azedos e picantes que as colocam profundamente impulsivas. Os Kaphas por sua vez, procuram alimentos pesados e gordurosos que reforcem sua inata satisfação de si mesmos.
::Fase Kapha::
Antes da menarca: a menina deve ser alimentada à base de folhas e vegetal frescos, porém é preciso ressaltar na dieta alimentos doces e nutritivos. Como leite de amêndoa, de gergelim, de aveia e de germem de trigo. Evitar, terminantemente, todas as frituras, alimentos refinados e processados, bem como carnes com hormônios embutido. Isso garantirá mais e melhores anos ovulatórios ao longo da sua vida.
::Menstruação e Problemas menstruais::
Antes da menstruação: na semana anterior a menstruação a mulher deve-se manter atenta a sua reserva de sais minerais.
Indicado o uso de caldo de missô na janta, com alho cru, limão e salsa ou cebolinha fresca. A intenção é ajudar o fígado a se depurar.
O que se deve comer:
*Arroz integral cateto. Painço e Quinua (exceto as Pitas)
*Vegetais: cenoura, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró.
*Folhas: todas as escuras.
*Algas marinhas, muito nutritivas e são rejuvenescedoras.
*NADA DE SAL
*Manteiga sem sal – ghee orgânico e com moderação.
*Chás para o fígado: boldo (em moderação para as Vatas), neem (para as mais Pitas e kaphas)
*Dolomita - cálcio e magnésio.
*Leite de aveia e/ou de gergelim ou de gérmen de trigo (dependerá do biótipo).
Durante a menstruação deve acompanhar o processo do corpo de eliminação. Desta forma, é indicado que faça uso de alimentos leves, porém nutritivos de folhas escuras levemente refogadas, como escarola, folhas de espinafre, folhas de brócolis, sucos frescos; grãos leves como arroz basmati, painço, cucuz e, ainda tofu. Portanto, deve-se eliminar durante esta fase toda e qualquer fritura, carnes e farináceos processados. Todos responsáveis pela baixa da imunidade da mulher, abrindo as portas para entrada de vírus e demais desordens.
Rejuvenescimento do Ventre Pós-menstruação: O ideal nos dias que seguem o término da menstruação são os sucos verdes e sucos mistos de frutas vermelhas, de Hibiscos, de amora, de framboesa e de uva orgânico natural.
Algumas desarmonias:
Candídiase
Aqui a indicação não é só do que comer, mas principalmente do que não comer para evitar: produtos enlatados até mesmo os vegetarianos, farináceos processados e brancos, carnes gordurosas, queijo e leite não-orgânicos. Além de frutas doces, vinagre, qualquer coisa que tenha fermento, bebidas alcoólicas, chocolate, café e chá preto. Ela se alimenta basicamente de açucares deixando a célula oxidada por falta de sais minerais e vitaminas. Então, seguindo a dieta antes da menstruação, ajudará e muito a evitar a incidência da candidíase.
Cólicas menstruais
Vez ou outra pode ser normal. Sempre, indica que algo está sendo processado errado. E pode ser em qualquer nível. Entre os vários fatores externos, como tampões, absorventes descartáveis, calças apertadas, fígado sobrecarregado, está a prisão de ventre.
Deve-se evitar comidas requentadas, frias e de natureza frias como laranja, tangerina, abacaxi; ovos, algas marinhas, café, chá preto, chá mate, guaraná em pó, açúcar, sal, refrigerantes e gelados, além de gordura animal.
Recomenda-se tomar:
*leite de gérmen de trigo
*dolomita (cálcio e magnésio). O cálcio cai muito antes da menstruação e pode ser umas das causas da cólica.
Conservação da Flora Vaginal, Fortalecimento do útero e Sexualidade
Ideal sempre buscar a manutenção da elasticidade da mucosa da vagina. Para isso indica-se o uso regular de gérmen de trigo. Desde à bebida láctea feita dele até seu uso em pratos. Contém altas concentrações de vitamina E, o que ajuda a promover a elasticidade e firmeza da mucosa da vagina. E, também, por ser rico em sais minerais também evita a queda da imunidade durante as fases de instabilidade.
::Fertilidade::
Pelo Ayurveda uma das maiores causas de infertilidade é o ambiente muito Pita do organismo da mulher causado pelo estilo de vida com mil funções e, desta, maneira sem espaço para a gravidez. Além do uso excessivo de alimentos de acidificam o organismo, como álcool, carnes, cigarro, processados e enlatados. Desta forma, para a promoção e aumento da fertilidade além de ter seguido um estilo de vida priorizando os alimentos antes descritos, deve-se desacelerar com a intenção e alcalinizar.
::Durante a gravidez::
A mulher grávida deve seguir uma dieta balanceada. Deve comer produtos que promovam o equilíbrio das três forças vitais (Vata, Kapha e Pita) em seu corpo e evitar os que estimulem desarmonia.
Por exemplo, ela deve ingerir mais legumes como cenoura, nabo, abobrinha e saladas refogadas, bem como sopa de feijão-mungo (ou canja de galinha caipira para as não-vegetarianas) leite orgânico, ghee e iogurte orgânico natural - este último, porém, não deve ser consumido em excesso à noite. É bom que se evite a ingestão em excesso de alho e cebola. O uso do gengibre fresco com vegetais é altamente recomendado, pois auxilia a estabelecer o equilíbrio. Um prato preparado com legumes variados, arroz e um pouco de ghee, junto com condimentos como cominho, anis, gengibre e pimenta, é recomendável. Alimentos líquidos nessa fase de nutrição do feto por percolação é muito benéfico como sopas e mingaus.
Deve-se evitar o uso freqüente de alimentos com sabores acentuados, ou seja, doce, amargo, picante, adstringente, acido ou salgado.
Prisão de ventre na gravidez: a incidência é muito perigosa. Para tanto, a prática de beber de 2 a 3 copos de água morna pela manha seguida de uma caminhada suave, principalmente no último trimestre, manterá Vata em equilíbrio.
Pós-parto: Deve-se concentrar em alimentos que a rejuvenesçam, porém alimentos leves e muito nutritivos. Além das bebidas lácteas ditas antes, deve-se acrescer noz-moscada, canela e ghee orgânico, devido a pré-disposição da mulher à desarmonia Vata. Alem disso é um momento que deve ser vivenciado, pois do contrário trará problemas para a mulher e a criança.
::Menopausa::
Além de todos os citados acima, é benéfico o uso de cebolinha pois regula a temperatura do corpo, além de pepino, laranja, tanjerina, pêra e melancia. Muito benéfico o uso das bebidas lácteas citadas, são leves e muito nutritivas promovendo e revitalizando Ojas.
A proposta é usar os alimentos oferecidos pela natureza em forma de cura para as nossas necessidades, para que dessa forma, cumpramos nossos propósitos de vida. Estaremos cumprindo um conceito védico de dana ou “generosidade”, ou seja, daremos algo de volta à Mãe Natureza.
1.Svoboda, Robert E. Ayurveda para las Mujeres
Sabrina Alves é facilitadora de Círculos Femininos; Coordenadora dos Projetos "CLÃ DOS CICLOS SAGRADOS" e "AYURVEDA PARA MULHERES"; TERAPEUTA em AYURVEDA especialista em cuidados com MULHERES e em ALIMENTAÇÃO para as fases da Vida segundo o Ayurveda; DOULA certificada pelo GAMA.
http://ayurvedaparamulheres.blogspot.com