Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Campanha Natal mais sustentável

Nossa campanha de natal deste ano, Natal mais sustentável, vai recolher os tapetes (mats) usados nas práticas de yoga e outras atividades para reciclagem. Em sua maioria feitos de PVC (polivinil cloreto), este material quando abandonado na natureza leva cerca de 200 a 400 anos para se decompor, gerando riscos tanto para saúde humana quanto para o meio ambiente.


Os tapetes recolhidos serão levados para um grupo de artesãos parceiros que irão reciclar e reutilizar o material com muita criatividade.

Os mats poderão ser entregues nos postos de coleta ou enviados à Zen People via Correios:


Zen People
Rua Jornalista Costa Rego, 104, São Conrado, CEP 22610-150, Rio de Janeiro, RJ.


Postos de coleta

Showroom Zen People
Rua Jornalista Costa Rego, 104, São Conrado, Rio de Janeiro, RJ. Atendimento com hora marcada através de (21) 7284-5188

Professora Tininha Vidal
Rua Sergio Porto, 7, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Estudio Manas
Av. Visconde de Pirajá, 303/lj 301, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ

Equílibrio Yoga e Pilates
Rua Bartolomeu Mitre, 455/lj 105, Leblon, Rio de Janeiro, RJ

Shiva Studio
Rua Alice, 41/sl 401, Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ

Participe!


Apoio:




Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Curso Chakra Sadhana com Claudio Fernandez no RJ


Inscrições:
(21) 2225-7294
contato@espacopilates.com.br

Local do curso:
Rua Engenheiro Alfredo Modrach, 233, Laranjeiras
Rio de Janeiro/RJ

Horário: 9h as 17h (sábado e domingo)

Investimento:
R$300 em 2X ou
à vista com 10% de desconto = R$270

Obs: Levar lanche, roupa para prática e tapetinho de yoga (mat).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alimentos de cura para as fases da mulher pelo Ayurveda

Por Sabrina Alves


"Que Devi Tripura, conhecendo cada um intimamente,
como centro consciente do coração, salve, sem demora,
Seus inabaláveis devotos das garras da morte,
depois de Se manifestar no coração dos mesmos."
(Tripura Rahaya)


O Ayurveda concentra sua atenção no fluxo, assim como no sistema de canais que a Natureza criou para enquadrar tudo àquilo que ingerimos e expulsamos em cada um dos níveis de energia. A vida encarnada é basicamente uma questão de fluxo, já que a vida só é possível quando há substâncias e energias que, com pericia e continuidade, entram e saem do organismo. (1)

O Ayurveda percebe as mudanças da vida, como na adolescência, uma fase em que os três doshas poderão se desarmonizar. A mulher por si, carrega além dos demais canais que tem nos homens, o canal responsável pela amamentação (nutrição) e o da menstruação. Esta última responsável por colocar a mulher em condições mensais de possível instabilidade.

Considerando que cumprimos nosso dharma ao nos alimentarmos com alimentos sadios e puros, para o Ayurveda o cumpriremos melhor ainda se utilizarmos as nossas fases de transição que se apresentam nos anos de menstruações anuvulatórias; dos fluxos completos e a sexualidade; gestação e pós-parto e por fim, a menopausa com a utilização consciente dos alimentos das estações do ano para as nossas "estações pessoais".

Muitas mulheres se encontram viciadas em alguns alimentos quem crêem que necessitam. As Vatas gostam de açúcar pois lhe proporcionam temporariamente estimulação e satisfação instantâneas. As Pitas costuma preferir carne, álcool e os alimentos gordurosos. Salgados, azedos e picantes que as colocam profundamente impulsivas. Os Kaphas por sua vez, procuram alimentos pesados e gordurosos que reforcem sua inata satisfação de si mesmos.

::Fase Kapha::
Antes da menarca: a menina deve ser alimentada à base de folhas e vegetal frescos, porém é preciso ressaltar na dieta alimentos doces e nutritivos. Como leite de amêndoa, de gergelim, de aveia e de germem de trigo. Evitar, terminantemente, todas as frituras, alimentos refinados e processados, bem como carnes com hormônios embutido. Isso garantirá mais e melhores anos ovulatórios ao longo da sua vida.

::Menstruação e Problemas menstruais::
Antes da menstruação: na semana anterior a menstruação a mulher deve-se manter atenta a sua reserva de sais minerais.
Indicado o uso de caldo de missô na janta, com alho cru, limão e salsa ou cebolinha fresca. A intenção é ajudar o fígado a se depurar.

O que se deve comer:
*Arroz integral cateto. Painço e Quinua (exceto as Pitas)
*Vegetais: cenoura, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró.
*Folhas: todas as escuras.
*Algas marinhas, muito nutritivas e são rejuvenescedoras.
*NADA DE SAL
*Manteiga sem sal – ghee orgânico e com moderação.
*Chás para o fígado: boldo (em moderação para as Vatas), neem (para as mais Pitas e kaphas)
*Dolomita - cálcio e magnésio.
*Leite de aveia e/ou de gergelim ou de gérmen de trigo (dependerá do biótipo).

Durante a menstruação deve acompanhar o processo do corpo de eliminação. Desta forma, é indicado que faça uso de alimentos leves, porém nutritivos de folhas escuras levemente refogadas, como escarola, folhas de espinafre, folhas de brócolis, sucos frescos; grãos leves como arroz basmati, painço, cucuz e, ainda tofu. Portanto, deve-se eliminar durante esta fase toda e qualquer fritura, carnes e farináceos processados. Todos responsáveis pela baixa da imunidade da mulher, abrindo as portas para entrada de vírus e demais desordens.

Rejuvenescimento do Ventre Pós-menstruação: O ideal nos dias que seguem o término da menstruação são os sucos verdes e sucos mistos de frutas vermelhas, de Hibiscos, de amora, de framboesa e de uva orgânico natural.

Algumas desarmonias:
Candídiase
Aqui a indicação não é só do que comer, mas principalmente do que não comer para evitar: produtos enlatados até mesmo os vegetarianos, farináceos processados e brancos, carnes gordurosas, queijo e leite não-orgânicos. Além de frutas doces, vinagre, qualquer coisa que tenha fermento, bebidas alcoólicas, chocolate, café e chá preto. Ela se alimenta basicamente de açucares deixando a célula oxidada por falta de sais minerais e vitaminas. Então, seguindo a dieta antes da menstruação, ajudará e muito a evitar a incidência da candidíase.

Cólicas menstruais
Vez ou outra pode ser normal. Sempre, indica que algo está sendo processado errado. E pode ser em qualquer nível. Entre os vários fatores externos, como tampões, absorventes descartáveis, calças apertadas, fígado sobrecarregado, está a prisão de ventre.
Deve-se evitar comidas requentadas, frias e de natureza frias como laranja, tangerina, abacaxi; ovos, algas marinhas, café, chá preto, chá mate, guaraná em pó, açúcar, sal, refrigerantes e gelados, além de gordura animal.
Recomenda-se tomar:
*leite de gérmen de trigo
*dolomita (cálcio e magnésio). O cálcio cai muito antes da menstruação e pode ser umas das causas da cólica.

Conservação da Flora Vaginal, Fortalecimento do útero e Sexualidade
Ideal sempre buscar a manutenção da elasticidade da mucosa da vagina. Para isso indica-se o uso regular de gérmen de trigo. Desde à bebida láctea feita dele até seu uso em pratos. Contém altas concentrações de vitamina E, o que ajuda a promover a elasticidade e firmeza da mucosa da vagina. E, também, por ser rico em sais minerais também evita a queda da imunidade durante as fases de instabilidade.

::Fertilidade::
Pelo Ayurveda uma das maiores causas de infertilidade é o ambiente muito Pita do organismo da mulher causado pelo estilo de vida com mil funções e, desta, maneira sem espaço para a gravidez. Além do uso excessivo de alimentos de acidificam o organismo, como álcool, carnes, cigarro, processados e enlatados. Desta forma, para a promoção e aumento da fertilidade além de ter seguido um estilo de vida priorizando os alimentos antes descritos, deve-se desacelerar com a intenção e alcalinizar.

::Durante a gravidez::
A mulher grávida deve seguir uma dieta balanceada. Deve comer produtos que promovam o equilíbrio das três forças vitais (Vata, Kapha e Pita) em seu corpo e evitar os que estimulem desarmonia.

Por exemplo, ela deve ingerir mais legumes como cenoura, nabo, abobrinha e saladas refogadas, bem como sopa de feijão-mungo (ou canja de galinha caipira para as não-vegetarianas) leite orgânico, ghee e iogurte orgânico natural - este último, porém, não deve ser consumido em excesso à noite. É bom que se evite a ingestão em excesso de alho e cebola. O uso do gengibre fresco com vegetais é altamente recomendado, pois auxilia a estabelecer o equilíbrio. Um prato preparado com legumes variados, arroz e um pouco de ghee, junto com condimentos como cominho, anis, gengibre e pimenta, é recomendável. Alimentos líquidos nessa fase de nutrição do feto por percolação é muito benéfico como sopas e mingaus.
Deve-se evitar o uso freqüente de alimentos com sabores acentuados, ou seja, doce, amargo, picante, adstringente, acido ou salgado.

Prisão de ventre na gravidez: a incidência é muito perigosa. Para tanto, a prática de beber de 2 a 3 copos de água morna pela manha seguida de uma caminhada suave, principalmente no último trimestre, manterá Vata em equilíbrio.

Pós-parto: Deve-se concentrar em alimentos que a rejuvenesçam, porém alimentos leves e muito nutritivos. Além das bebidas lácteas ditas antes, deve-se acrescer noz-moscada, canela e ghee orgânico, devido a pré-disposição da mulher à desarmonia Vata. Alem disso é um momento que deve ser vivenciado, pois do contrário trará problemas para a mulher e a criança.

::Menopausa::
Além de todos os citados acima, é benéfico o uso de cebolinha pois regula a temperatura do corpo, além de pepino, laranja, tanjerina, pêra e melancia. Muito benéfico o uso das bebidas lácteas citadas, são leves e muito nutritivas promovendo e revitalizando Ojas.

A proposta é usar os alimentos oferecidos pela natureza em forma de cura para as nossas necessidades, para que dessa forma, cumpramos nossos propósitos de vida. Estaremos cumprindo um conceito védico de dana ou “generosidade”, ou seja, daremos algo de volta à Mãe Natureza.

1.Svoboda, Robert E. Ayurveda para las Mujeres


Sabrina Alves é facilitadora de Círculos Femininos; Coordenadora dos Projetos "CLÃ DOS CICLOS SAGRADOS" e "AYURVEDA PARA MULHERES"; TERAPEUTA em AYURVEDA especialista em cuidados com MULHERES e em ALIMENTAÇÃO para as fases da Vida segundo o Ayurveda; DOULA certificada pelo GAMA.

http://ayurvedaparamulheres.blogspot.com

Ganhe horas de descanso com o Yoganidra

por Tatiane Rangel

O estresse, a ansiedade, a insônia e a falta de tempo são sinônimos da vida moderna. Aumenta a cada dia a procura por terapias para recuperar a vitalidade e para lidar com a tensão geradas no cotidiano atribulado. Enquanto a medicina ocidental alopática receita compostos químicos, os remédios, para problemas como distúrbios do sono e estresse, o yoga tem algumas técnicas de relaxamento que surtem efeitos melhores e mais duradouros. Uma delas é o yoganidra. Nidra é um termo em sânscrito que significa sono e pode ser traduzido também como “sono psíquico” ou “sono lúcido”.

O relaxamento propiciado pelo yoganidra solta grupos musculares e, principalmente, rompe sutilmente as defesas do consciente e do inconsciente. Do ponto de vista yogi, o yoganidra atua nos aspectos sutis de nossa personalidade, lida com a consciência interior e possibilita superar as limitações, permitindo o desenvolvimento de novas possibilidades e uma clareza mental potencializada.

Os benefícios da prática são muitos. No nível físico é possível sentir a diferença na disposição e no rendimento alcançado já no início da prática. Emocionalmente, aumenta as sensações de estabilidade e confiança. Já mentalmente desenvolve o foco e proporciona clareza mental. Em suma, o yoganidra é uma poderosa técnica que permite desenvolver a autoobservação, o autoconhecimento, uma peculiar atenção, como uma ponte, com o seu interior.

Swami Satyananda, discípulo de Swami Sivananda, mestre de Yoga e Tantra e fundador da Bihar School of Yoga, na Índia, escreveu o livro Yoganidra, em 1962, no qual compilou o método baseado no nyasa – um procedimento complexo no qual o praticante teria de ter conhecimentos em mantras, mudras, chakras, alfabeto sânscrito e das divindades, tornando-o inacessível para a maioria das pessoas. Satyananda adaptou o método de modo que pessoas de qualquer cultura e religião pudessem ter os mesmos benefícios da técnica tradicional. A Bihar School of Yoga tem várias pesquisas sobre os efeitos positivos do yoganidra nas desordens psicossomáticas e no estresse e seus sintomas como: insônia, fibromialgia, desordens do aparelho reprodutivo, asma, doenças cardiovasculares e disfunções gastrointestinais.

Quando relaxamos ou dormimos, estamos ansiosos, felizes, tristes, tudo isso produz ondas, que estão classificadas em cinco formas: o conhecimento certo, o conhecimento errado, a imaginação, o sono e a memória. O objetivo é manter a consciência desperta e possibilitar o melhor conhecimento dos conteúdos do inconsciente, fazendo com que estes possam ser liberados de uma forma gradativa e suave. Durante esse processo ocorre também o estado de relaxamento corporal e mental.

O poder do incenso

por Tatiane Rangel

Os incensos há muito tempo são utilizados como uma ferramenta poderosa por diversos povos: indianos, judeus, gregos, romanos, etc. Por diversas classes sociais e culturais, independente de credos ou religiões. Os incensos são ideais para transformações e limpezas de ambientes e para facilitar a conexão com o mundo espiritual, bloqueando a ação nociva de qualquer força contrária a este contato.

A palavra "incenso" vem do latim "incensum", que significa "incendiar" ou "atear fogo". E a palavra "perfume" deriva do latim "per fumum", que significa "pela fumaça". Apenas pela etimologia dessas duas palavras podemos deduzir sua origem. O homem, antes mesmo de dominar o fogo, aprendeu com os "perfumes" e "incensos" através de incêndios espontâneos que ocorreram em grandes florestas onde haviam árvores cujos troncos eram constituídos de madeira odorífica.

A fumaça odorífica tem o poder de estabelecer contato com os mundos físico e espiritual, mesmo que a intenção ao acender um incenso seja apenas perfumar o ambiente, as forças impregnadas nestas substâncias aromáticas vão agir. Age utilizando a matéria comburente enquanto estiverem a sua disposição. Somente incensos produzidos com essências e resinas naturais podem despertar está força alquímica. Os materiais sintéticos não tem o poder para fazer esta conexão com as forças etéreas, além fazerem mal à saúde.

Certos vegetais empregados na confecção dos incensos natuais e puros são acumuladores, núcleos energéticos, que durante seu crescimento absorvem energias astromagnéticas tão vigorosas quanto as que compõem a aura humana. Quando utilizamos ervas odorantes ritualisticamente obedecendo a determinada disciplina mental ou concentração, atraímos a cooperação de egrégoras alinhadas. No processo da queima do incenso todo o potencial energético das substâncias que o compõem são liberados, passando a repercutir nos planos físicos, astral e etérico; agindo na emotividade, sensibilizando e elevando a vibração do ser, despertando seu potencial inconsciente.

Desde o instante em que as ervas principiam a germinar até o momento de sua colheita, extraem da terra as mais variadas substâncias, absorvem energia solar, lunar e o próprio magnetismo planetário, que passam a fazer parte de toda a sua contextura energética, seja física, etérea ou astral. O uso de ervas odorantes em práticas de limpeza psíquica se faz necessário, pois quando se produz a sua queima, libera-se todo esse potencial energético, que passará a interagir simultaneamente no plano físico, etéreo e astral e que pela lei de correspondência vibratória, podemos tirar proveito em benefício ao reino humano.

O aroma produzido age na emotividade e na mente do ser, pois associa lembranças e idéias de suas vidas e experiências passadas, e também o predispõem a trabalhar sua evolução e consciência, seja pela meditação, prece ou recolhimento devocional. Em momentos da vida se faz necessário uma limpeza psíquica e magnética do ambiente em que estivemos pois o mental humano vez por outra produz pensamentos, sentimentos e emoções contrários, desarmônicos ao aspecto positivo da conduta humana, e a prática nos beneficiará enormemente, pois higienizará nosso plano e astral de toda substância ou microorganismo psíquico nocivos a saúde.

A queima das ervas tem efeito estimulante para o espírito, produz uma condição receptiva e inspirativa, torna o ambiente agradável estabelecendo um contato com o plano sutil. Excelente prática para dispor o campo mental às coisas superiores do espírito, eleva o nível mental e harmoniza o indivíduo consigo mesmo. Modifica o teor energético e bio-magnético do ambiente fluídico, purificando-o. Este efeito se comprova pala desintegração de centros de convergência mórbidos, originários do pensamento e sentimento humano.

Dica: com o incenso acesso percorra cada canto de todos os cômodos da casa. Mentalizar ou vocalize seu mantra, ou sua oração. Tudo o que é negativo está impregnado principalmente nos cantos e deve diluir-se o mais rápido possível. Para preservar por mais tempo essa limpeza, jogue um pouco de sal nos cantos. Encare o incenso como um primeiro socorro à sua casa, procurando queimar pelo menos um, todos os dias, pois assim manterá o ambiente sempre limpo e bem protegido.

Água e Envelhecimento

por Conceição Trucom

Considerações iniciais:

1) Sem água, o cérebro se desliga, pois todas as suas funções ocorrem através de reações eletroquímicas, ou seja, a água e os sais minerais nela dissolvidos são fundamentais para conduzir a corrente elétrica e todas as informações neuronais, celulares.

2) A água estruturada e os sais minerais encontram-se somente, e em abundância, nos alimentos de origem vegetal, crus, frescos, maduros e idealmente orgânicos.

3) Não entrem nessa "normose" de que é NORMAL ao envelhecer termos menos água nas células e no organismo.

4) Mude sua história, já! Desintoxique-se, alimente-se de vegetais e frutas, hidrate-se. Sem neurose, apenas VIVA este hábito de alimentar-se saudável.

Depoimento do Dr. Arnaldo Lichtenstein:

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: Tumor na cabeça.
Eu digo: Não.
Outros apostam: Mal de Alzheimer.
Respondo, novamente: Não.

A cada negativa a turma se espanta. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
1) diabetes descontrolado;
2) infecção urinária;
3) a família passou o dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.

Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água. Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito.

Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo, principalmente, a eletroquímica (100% dependente da água e sais minerais) do cérebro.

Por isso, aqui vão dois alertas. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, vitaminas. Sopa, frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

Dr. Arnaldo Lichtenstein é médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

www.docelimao.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails