Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ganhe horas de descanso com o Yoganidra

por Tatiane Rangel

O estresse, a ansiedade, a insônia e a falta de tempo são sinônimos da vida moderna. Aumenta a cada dia a procura por terapias para recuperar a vitalidade e para lidar com a tensão geradas no cotidiano atribulado. Enquanto a medicina ocidental alopática receita compostos químicos, os remédios, para problemas como distúrbios do sono e estresse, o yoga tem algumas técnicas de relaxamento que surtem efeitos melhores e mais duradouros. Uma delas é o yoganidra. Nidra é um termo em sânscrito que significa sono e pode ser traduzido também como “sono psíquico” ou “sono lúcido”.

O relaxamento propiciado pelo yoganidra solta grupos musculares e, principalmente, rompe sutilmente as defesas do consciente e do inconsciente. Do ponto de vista yogi, o yoganidra atua nos aspectos sutis de nossa personalidade, lida com a consciência interior e possibilita superar as limitações, permitindo o desenvolvimento de novas possibilidades e uma clareza mental potencializada.

Os benefícios da prática são muitos. No nível físico é possível sentir a diferença na disposição e no rendimento alcançado já no início da prática. Emocionalmente, aumenta as sensações de estabilidade e confiança. Já mentalmente desenvolve o foco e proporciona clareza mental. Em suma, o yoganidra é uma poderosa técnica que permite desenvolver a autoobservação, o autoconhecimento, uma peculiar atenção, como uma ponte, com o seu interior.

Swami Satyananda, discípulo de Swami Sivananda, mestre de Yoga e Tantra e fundador da Bihar School of Yoga, na Índia, escreveu o livro Yoganidra, em 1962, no qual compilou o método baseado no nyasa – um procedimento complexo no qual o praticante teria de ter conhecimentos em mantras, mudras, chakras, alfabeto sânscrito e das divindades, tornando-o inacessível para a maioria das pessoas. Satyananda adaptou o método de modo que pessoas de qualquer cultura e religião pudessem ter os mesmos benefícios da técnica tradicional. A Bihar School of Yoga tem várias pesquisas sobre os efeitos positivos do yoganidra nas desordens psicossomáticas e no estresse e seus sintomas como: insônia, fibromialgia, desordens do aparelho reprodutivo, asma, doenças cardiovasculares e disfunções gastrointestinais.

Quando relaxamos ou dormimos, estamos ansiosos, felizes, tristes, tudo isso produz ondas, que estão classificadas em cinco formas: o conhecimento certo, o conhecimento errado, a imaginação, o sono e a memória. O objetivo é manter a consciência desperta e possibilitar o melhor conhecimento dos conteúdos do inconsciente, fazendo com que estes possam ser liberados de uma forma gradativa e suave. Durante esse processo ocorre também o estado de relaxamento corporal e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails