Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cuide-se no verão

por Tatiane Rangel

No verão, o tecido que recobre o corpo exige atenção redobrada, pois é o período em que ficamos mais expostos aos efeitos nocivos do sol. Para manter a pele saudável não basta somente investir em tratamentos estéticos que embora dêem resultados não tratam profundamente da saúde da pele e tem ação temporária. Abusar da exposição ao sol e não usar protetor solar além de causar ressecamento e envelhecimento precoce da pele podem ocasionar doenças graves.
Segundo dados da empresa de pesquisas ACNielsen, no Brasil, 35% da população usa filtro solar, o que é um número muito pequeno. O mais agravante é que a maioria destas pessoas aplica o protetor solar apenas uma vez e somente quando chega à praia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia confirma a triste estatística: a maioria dos pacientes se expõe ao sol sem proteção solar.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Embora mais comum em pessoas com mais de 40 anos e em pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, se dá devido ao efeito cumulativo dos raios solares ao longo dos anos. De acordo com a estimativa do instituto, a previsão é de 113.850 novos casos só em 2010.

Outro dado alarmante foi dado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em fevereiro de 2010, quando os raios ultravioleta atingiram índice máximo em 23 capitais do país. A escala de medição vai de 1 a 14. Nestas cidades, os raios ultravioleta chegaram ao nível 14. No Rio de Janeiro, Vitória e Florianópolis o índice registrado foi 13 e em Porto Alegre, 12. Quando a medição passa de dez, é considerado um índice muito alto para a exposição ao sol.

Segundo os meteorologistas, as principais cidades brasileiras têm índices de raios ultravioleta elevados no verão porque 92% do território do país está localizado em regiões tropicais e subtropicais, onde as radiações solares são mais intensas. Nuvens claras e esparsas, que deveriam proteger a superfície da radiação solar, acabam atuando como 'espelhos multiplicadores' da intensidade dos raios UV em até 30%.

A maior parte das radiações ultravioleta é filtrada pela camada de ozônio ao se aproximar da Terra. Com o encolhimento da camada de ozônio, uma quantidade maior de raios alcança a superfície terrestre, expondo as pessoas a riscos crescentes.

Segundo os médicos, é indispensável a aplicação de filtros solares, de no mínimo FPS 15, em todo o corpo, independente do tipo ou cor da pele. O ideal é que seja aplicado com uma antecedência de 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou após sair da água.

Os fotoprotetores têm a função de proteger a pele humana contra a radiação UV A e B. O tipo B é a principal radiação responsável pela queimadura solar. FPS (Fator de Proteção Solar) indica quanto tempo de exposição a pele suporta a mais do que se estivesse sem a proteção do fotoprotetor. Seu uso se torna indispensável mesmo com o uso das barracas de praia, uma vez que a areia chega a refletir até 20% dos raios solares. Orelhas, nariz e lábios também são os locais onde há maior incidência de câncer de pele. Calvos precisam proteger o couro cabeludo também.

As barracas de praia, um dos itens fundamentais para ajudar na proteção do sol, devem ser de tecido mais espesso, que filtram mais os raios, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Omar Lupi. As disponíveis para alugar nas praias cariocas (todas amarelas, depois do Choque de Ordem da prefeitura do Rio), segundo o médico, também são adequadas. As barracas feitas de nylon puro não são eficazes. As feitas em lona chegam a ter proteção de 90% dos raios.

Dicas para curtir a estação com saúde

Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.

Evite se expor ao sol no horário de pico: entre 10 e 16 horas há grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Evite a exposição direta neste período, opte por barracas apropriadas.

O bronzeamento da pele vem gradativamente. Não funciona tentar se bronzear em apenas um dia, pois esta atitude só contribuirá para queimar, literalmente, a pele.

Tenha como aliados as ferramentas: barraca de praia, bonés e chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face. Lembre-se também de proteger os lábios e as orelhas.

Aplique generosamente filtro solar cerca de 30 minutos antes da exposição solar. Este tempo é o mínimo necessário para o filtro ter eficácia. Use filtro solar com FPS 15 ou maior, pois a incidência de radiação solar no planeta aumenta a cada dia, favorecendo assim as doenças de pele, como o câncer.

Aplique filtro solar nos dias nublados também, pois a radiação solar atravessa as nuvens e chegam ate nós causando os mesmos danos à saúde de um dia ensolarado.

O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas e logo após sair da água.

Torne a aplicação de filtro solar nas crianças um momento divertido e natural, para que elas se acostumem o quanto antes. Estimule os adolescentes ao mesmo hábito. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorrem até os 20 anos de idade.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails