Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Nestas férias, tire mesmo férias!

por Tatiane Rangel

Preenchemos nossas agendas com tarefas e compromissos. A conseqüência de viver desta maneira é ficar estressado e a impressão é de que não temos tempo para eliminar esse problema da rotina. Mesmo nas aulas de Yoga, a postura de relaxamento no final parece durar apenas uns cinco minutos, infelizmente não o bastante em termos fisiológicos para proporcionar ao nosso corpo o descanso apropriado.

Judith Lasater, pioneira no Yoga restaurativo, vê seu método como um meio de preencher o vazio do homem contemporâneo: a inabilidade de descansar. Segundo ela, muita gente confunde descansar com estar na frente a TV. “Isso não é descanso, é letargia. O Yoga restaurativo com ênfase em posturas com apoio permite que o corpo entre em um estado de relaxamento profundo de que tanto precisa. Quando você para de se agitar, o corpo começa a se restaurar sozinho”, diz Judith.

Nesta temporada de férias, a professora tem um pedido: reserve um tempo da sua prática para relaxar e ficar centrado. Pode ser difícil imaginar-se relaxando por 15 minutos quando se está no meio da temporada de férias. Mas os benefícios são tantos que você certamente vai querer diminuir o ritmo. “Quando se pratica Yoga restaurativo você para de sentir aquela dor da fadiga que ignoramos ou escondemos consumindo cafeína. Começamos a nos sentir mais pacientes, não reagimos mais tão automaticamente. Nos meus 36 anos como professora, não conheci ninguém que conseguiu relaxar completamente e que não queria sentir isso novamente”.

A dica é reservar ao menos 20 minutos. Caso se sinta ansioso e sua mente esteja agitada, deixe os pensamentos passarem e volte sua intenção na entrega. A maioria das pessoas, diz Lasater, tenta construir o hábito de descansar incorporando uma seqüência restauradora de Yoga na prática diária ou uma postura relaxante por 15 minutos. “Animais e bebês descansam e outras culturas civilizadas também, então qual é a melhor coisa a fazer para sua saúde? Absolutamente nada.”

Como começar

Relaxe. O corpo leva, no mínimo, cerca de 20 minutos de descanso para acalmar da reação “lutar ou voar” ou a resposta ao estresse. Perceba como está se sentindo, se as batidas cardíacas diminuíram e se a respiração ficou mais profunda. Observe. Não há como ficar relaxado e ansioso ao mesmo tempo. Deite-se em savasana (postura do cadáver) com um cobertor dobrado apoiando a cabeça, o pescoço e a ponta dos ombros. Coloque um bolster ou almofadão embaixo dos joelhos e um cobertor enrolado embaixo dos calcanhares. Acerte o relógio para despertar em 20 minutos. Cubra os olhos com um pano macio dobrado ou uma almofada de descanso para os olhos. Inspire profundamente e expire lentamente pelas narinas. Faça isso 20 vezes. Não engane a si mesmo pulando. Quando terminar, vire-se para o lado e retorne devagar. Inicie permanecendo por 20 minutos, aos poucos aumente o tempo de permanência gradativamente.

Fazer esta prática simples ao menos uma vez por semana melhorará muito a sua qualidade de vida. Experimente!


Judith Lasater ensina yoga desde 1971. Tem doutorado em psicologia ocidental e oriental. É presidente da California Yoga Teachers Association e uma das fundadoras da revista Yoga Journal. Dá treinamentos em seu método Yoga Restaurativo em países como EUA, Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Indonésia, Japão, México, Rússia, etc. É autora de vários livros com destaque para Relax and Renew (1995) no qual explica e ensina seu método.
www.judithlasater.com


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails