Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Astromedicina: a Astrologia e a gestação

A astromedicina

Cada ser humano tem em seu organismo pontos mais fracos, nos quais a possibilidade de surgimento de desequilíbrios e doenças é maior. Estes pontos podem são detectados através da análise do Mapa Natal e determinará os possíveis problemas de saúde que o nato poderá ter ou vir a desenvolver no futuro. Os doze signos astrológicos, por tradição regem doze pontos chave de nosso organismo. A partir da cabeça, no signo de Áries, terminando nos pés no signo de Peixes. Assim, ao examinar o tema astral do paciente, o astrólogo determina quais os pontos do corpo onde as nossas frustrações serão descarregadas, provocando o desenvolvimento de doenças. A doença é um estado de desordem do corpo. Devemos portanto restabelecer esta ordem, analisando os sintomas para descobrir a causa.

A nossa mente cria tudo o que nós somos, portanto nosso perfil psicológico e comportamental nos torna propensos a esta ou àquela doença. A propensão ou não a acidentes, também é detectada nesta interpretação, assim como a possibilidade de dependência à drogas.

Cuidados para uma gravidez saudável

por Conceição Trucom

Quantos quilos a mulher deve ganhar durante a gravidez? Que alimentação seria a ideal? Que cuidados com o seu corpo seriam fundamentais?

Antes de qualquer coisa, toda mulher que deseja engravidar e está com excesso de gordura corporal deve ser encorajada a emagrecer segundo uma dieta saudável e consciente. As mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar. Na verdade, o ideal seria que os pais (mãe e pai) decidissem interromper tais hábitos nocivos no momento de planejar a concepção da criança, pois seus efeitos maléficos podem afetar a qualidade genética de óvulos e espermatozóides.

Mas, qual o peso ideal da mamãe ao final da gestação? Essa é uma questão que todas as gestantes têm curiosidade em saber. Na primeira metade do século 20, devido aos problemas de pressão arterial gerados pelo excesso de peso materno, as recomendações eram de não ganhar mais de 9 kg. Porém, ao se constatar bebês nascendo com baixo peso e suas conseqüentes complicações, a previsão de ganho de peso na gravidez foi liberada. Em 1990, o U.S. Institute of Medicine (IOM) publicou importante trabalho que recomendava o ganho de peso de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) materno na pré-gestação.

Benefícios da Yoga na gestação

por Vanessa Buchheim

A gestação é vista como uma fase de plenitude na vida da mulher. Entretanto, nem sempre estes nove meses são tão tranqüilos como se idealiza. Algumas queixas comuns entre as grávidas são dores nas costas, mudanças de humor, enjôos e cãibras. As mudanças físicas e emocionais são constantes e é preciso buscar o constante autoconhecimento para encontrar o ponto de equilíbrio, especialmente numa fase tão delicada.

Não é a toa que a gestação é um momento em que muitas mulheres procuram a prática de yoga pela primeira vez em suas vidas. Podem, e devem, praticar yoga todas as gestantes liberadas por seus médicos para a prática de exercícios, sempre a partir da 12a. semana de gestação. Não é absolutamente necessário que a gestante tenha qualquer prática anterior de yoga.

Durante a gestação, a prática de yoga deve ser focada na necessidade individual de cada mulher, combinando exercícios de prana (pranayamas), de alongamento e flexibilidade e, em especial, relaxamento. O foco é preparar o corpo e a mente para o parto e a chegada do bebê. Através da prática de posturas, adaptadas, do yoga consegue-se um nível de conforto maior durante todo o período da gestação.

Alimentação ayurvédica para gestantes

por Tatiane Rangel

Segundo o Ayurveda, a dieta equilibrada e completa deve incluir os seis sabores na alimentação:
doce, salgado, ácido, picante, amargo, adstringente. As gestantes também precisam se utilizar dos seis sabores, entretanto devem dar prioridade aos sabores doce, ácido e salgado, pois são os mais nutritivos para esta delicada fase da vida da mulher. Nesta fase é importantíssimo que a mulher produza Ojas suficiente para ela e o bebê.

Em geral é indicado a ingestão e alimentos quentes e mornos, cozidos, bebidas quentes. Reduzir a ingestão de alimentos excessivamente picantes, amargos e adstringentes também é indicado. Já alimentos frios e crus, bebidas frias e geladas e gasosas devem ser evitadas, pois podem reduzir o agni, o fogo digestivo, comprometendo o poder de digestão.

Ojas é o produto mais refinado da digestão e traz benefícios enormes para a saúde da mãe e do bebê. Ojas é o oposto de ama, toxinas eliminadas do processo da digestão. Enquanto ama bloqueia o fluxo natural do canais, Ojas aumenta o fluxo ideal para uma saúde equlibrada, aumenta a imunidade naturalmente. Durante a gestação é a mãe que fornece Ojas ao seu bebê. Através da alimentação correta há a transformação de todos os alimentos ingeridos em Ojas.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Novas toalhas antiderrapantes

A toalha antiderrapante é a opção ideal para evitar escorregar durante a prática de yoga ou pilates.

Ela possui pequenas bolinhas de silicone que ajudam a firmar mãos e pés na postura, são absorventes e criam uma barreira higiênica entre você e o tapete de yoga ou qualquer outro equipamento com o qual você se exercite.

Tem o mesmo tamanho do mat: 61cm X 172cm.

Clique aqui
para comprar a sua toalha!


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cadeira de chão Assento Zen

Cansado de sentar no chão em cursos e retiros?

Experimente esta novidade!

A cadeira de chão alia os benefícios do design ergonômico, garantindo uma postura correta, à praticidade de ser facilmente transportável para qualquer lugar. É leve e totalmente desmontável, pesa apenas 1,4 kg.

Feita de material resistente à ferrugem, permitindo o uso também em lugares abertos e a beira-mar. Sua estrutura é de aço com tratamento anti-ferrugem e o estofamento de lonita 100% algodão.

Opção ideal para meditação, cursos, retiros, shows ao ar livre, passeios ou qualquer ocasião em que você queira sentar-se no chão com um apoio para as costas. Muito leve e confortável, é fácil de ser transportada e quase não ocupa espaço na bagagem. Ideal para praticantes de yoga e meditação, salas de atendimentos terapêuticos, etc.

Clique aqui
para comprar.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga reduz os sintomas da fibromialgia, afirma pesquisa

por Tatiane Rangel

A Fibromialgia é uma disfunção de dor crônica que afeta de 3% a 5% da população brasileira, sendo 80% mulheres. Se manifesta como dor nas fibras dos músculos, muitas vezes por todo o corpo, junto com uma forte fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Por ser uma doença de sintomas difusos, pode ser confundida com outros males.

Nos anos 90 o Colégio Americano de Reumatologia criou um mapa de 18 pontos sensíveis n corpo que são mais frequentemente sensíveis ao toque em pessoas com fibromialgia. Uma pessoa que sente dor em 11 dos 18 pontos sensíveis provavelmente tem a doença. Pesquisas revelaram que pessoas com fibromialgia processam a dor de forma diferente daquelas que não têm a doença devido a uma espécie de hipersensibilidade do sistema nervoso.

Existem fatores genéticos que aumentam a probabilidade de surgimento da doença. Entretanto, uma pessoa pode nascer com um fator de risco e permanecer com este inativo até que seja ativado por algum motivo. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais, estresse, dentro outros.

Um recente estudo realizado na respeitada Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos EUA, relata que a prática de Yoga reduz os sintomas da Fibromialgia. O estudo foi publicado na edição de novembro 2010 do jornal da Associação Internacional de Estudos da Dor, o Pain. Segundo os pesquisadores, alongamento suave, exercícios respiratórios e meditação reduziram as dores e aumentaram a força vital nos pacientes.

A pesquisa envolvendo 53 mulheres, acima de 21 anos, confirmaram que as participantes do programa de prática de yoga mostraram significativa melhora nos sintomas da fibromialgia. Para participar da pesquisa, as mulheres precisavam ter sido diagnosticadas com fibromialgia de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia por no mínimo um ano e estar em um regime estável de prescrição de medicação por pelo menos três meses. Devido a incidência maior da doença ser em indivíduos do sexo feminino, os pesquisadores envolveram apenas mulheres no estudo. 25 participaram do programa de práticas de yoga e 28 receberam apenas os cuidados médicos padrão.

As mulheres do primeiro grupo praticaram yoga por oito semanas num programa que incluía 40 minutos de posturas com suaves alongamentos, 25 minutos de meditação, 10 minutos de pranayamas, 20 minutos de palestras com orientações sobre como usar os princípios do yoga para lidar com a doença, 25 minutos de discussão em grupo sobre a prática de yoga realizada em casa. Ambos os grupos foram avaliados quanto a sintomas da fibromialgia e déficit funcional e melhoria geral da dor. Também foram submetidos a testes físicos para identificar pontos sensíveis e uma análise das estratégias usadas de enfrentamento da dor. Mulheres que praticaram yoga mostraram melhoras significativas sobre os padrões de sintomas, sobre os níveis de dor, fadiga e humor, entre outras coisas.

O pesquisador James W. Carson, PhD da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, afirmou que o resultado do estudo sugeriu que o uso do yoga trouxe benefícios aos pacientes em como lidar com a dor, incluindo uma maior utilização de estratégias de enfrentamento da dor. Estas estratégias incluíram a prática de atividades, apesar da dor, a aceitação de sua condição e a capacidade de relaxar. As pacientes deste grupo também relataram a redução dos sentimentos de isolamento e conflito, com menor propensão a ver as coisas da pior maneira, ou “catastrófica”. Os cuidados padrão com a fibromialgia incluem a prescrição de medicamentos acompanhados de exercícios e instruções sobre a melhor forma de lidar com a dor.

Segundo James, “embora o yoga tenha sido praticado há milênios, só recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar os efeitos em pessoas que sofrem de dor persistente”. Ele diz ainda que está planejando um curso de treinamento para professores de yoga que querem desenvolver suas habilidades para trabalhar com pessoas que sofrem de dor crônica.

Os pesquisadores afirmam que as terapias que empregam apenas medicamentos é apenas 30% eficaz no alívio da dor da fibromialgia e 20% eficaz em melhorar as funções vitais.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Reflexologia: automassagem nos pés alivia tensões

por Marcelo Passos

A reflexologia é uma técnica terapêutica em que aplicamos pressão nos pontos reflexos de nosso corpo com os dedos de nossas mãos provocando um estímulo para que nosso organismo restaure seu equilíbrio. É uma técnica relaxante que promove a manutenção da saúde, melhora a circulação sanguínea e ajuda no tratamento de doenças.

Em todas as extremidades de nosso corpo existem microcosmos que refletem todo o nosso corpo. É através destes pontos que podemos restaurar o nosso equilíbrio. As principais áreas reflexas de nosso corpo são os pés, as mãos, as orelhas, a coluna e o crânio.

Nao se sabe ao certo quando e onde surgiu esta técnica. Os documentos mais antigos que se tem notícia são provenientes do Egito mas a forma de tratamento por meio de pontos de pressão já era conhecida na India e na China há mais de 5.000 anos.

O objetivo da reflexologia é interferir em fatores acumulativos que desencadeiam doenças como congestões, inflamações e tensões. Através destes mapas reflexologicos dos pés faça uma automassagem sentindo os pontos em que a energia se encontra estagnada.

Adquira o hábito de se conectar com você mesmo, de observar, de se tocar. Comece com os seus pés, que estão sempre sobrecarregados com os nossos excessos do dia-a-dia.

Mapas reflexologicos
Clique nas imagens para amplia-las.













































Marcelo Passos é massoterapeuta oriental e professor de yoga.
(21) 7831-0269 / avilapassos@gmail.com


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Ferramentas do Ayurveda no tratamento da Ansiedade

por Dr. Aderson Moreira da Rocha


A ansiedade é um estado emocional desagradável de aflição, com sentimento de medo ou angústia apesar da inexistência de uma ameaça óbvia. Caracteriza-se pela apreensão e pela preocupação. Alguma ansiedade é normal; transforma-se um problema quando interfere com nossas atividades habituais. De acordo com Ayurveda, a ansiedade é um sinal clássico do desequilíbrio no corpo. A ansiedade, o estresse e a tensão prolongados afetam o sistema nervoso e podem causar muitas outras complicações.

Alguns sintomas de ansiedade são: incapacidade de relaxar, instabilidade emocional, irritabilidade sem razão aparente, dor de cabeça frequente (geralmente relacionada à tensão), insônia, palpitações (taquicardia), etc..

No modo de pensar ayurvédico, não tratamos a ansiedade propriamente dita, mas o desequilíbrio original. Assim, segundo o Ayurveda a ansiedade é conseqüente ao desequilíbrio de Vata. A ansiedade é apenas um dos sinais de desarmonia, podendo vir acompanhada de vários outros, confirmando o diagnóstico: insônia, agitação, fadiga, falta de apetite e impaciência seriam sinais comportamentais de que o indivíduo está apresentando um desequilíbrio de Vata. É importante desenvolver a idéia de que o Ayurveda trata a pessoa, não a doença.

O objetivo de qualquer tipo de terapêutica ayurvédica para combater a ansiedade é pacificar o dosha Vata, que por natureza tem qualidades de secura e frio. Assim, resumidamente, submete-se o paciente a uma rotina diária/tratamento gerador de calor e umidade para contrabalançar o agravamento de Vata. Esta rotina/tratamento envolve basicamente a alimentação (que atuará através dos sabores indicados para acalmar Vata – doce, ácido e salgado) e a fitoterapia (utilizando-se plantas amornantes (potência quente) e tirando partido das propriedades calmantes também). A massoterapia entra também neste arsenal terapêutico para promover o relaxamento geral do organismo, tranqüilizar a mente, promover o sono, entre outros. O Yoga e a meditação são outras duas importantes vertentes na busca pelo equilíbrio e são práticas extremamente benéficas para pessoas de natureza Vata. As pessoas com alto grau de ansiedade, porém, não conseguem fazer meditação. É preciso inicialmente que sejam submetidas a um tratamento prévio para diminuir o nível de ansiedade antes de iniciarem tal prática.

Através da análise dos humores biológicos (Vata, Pitta, Kapha) é possível dizer que tipo de pessoa é mais suscetível a desenvolver quadros de ansiedade; as pessoas do tipo Vata têm mais facilidade para ficarem ansiosas. Isso é devido à sua constituição em termos de 5 elementos: Vata é formado por ar + éter. O dosha com maior probabilidade de desequilibrar é o que domina o organismo. Isto quer dizer que pessoas do tipo Vata predominante (Vata-Pitta ou Vata- Kapha, por exemplo) devem tentar ao máximo manter distância de situações ou experiências que agravem este dosha. Ex: situações de extremo estresse, exaustão física, excesso de atividade mental, alcoolismo, fumo, drogas, mudanças repentinas (clima, moradia, hábitos), alimentação muito seca, crua e fria, falta de disciplina (horários) na vida diária etc. Sabemos que os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha) coexistem dentro de nós; mesmo que a pessoa não apresente o Vata predominante em sua constituição, desses três, o Vata é o mais sensível e com mais possibilidade de desequilibrar.

O que estas pessoas podem fazer para perceber que estão entrando em um quadro de ansiedade e como evitar? Primeiramente devem evitar situações como as descritas acima. Paralelamente podem adotar hábitos alimentares, em primeiro lugar, que acalmem o dosha Vata – alimentos mornos, oleosos, cozidos e com os sabores doce, ácido e salgado preferencialmente. Estes sabores podem ser considerados “ansiolíticos”. Alimentos frios, secos, crus e com sabores picante, amargo e adstringente ajudam a desequilibrar, contribuindo para agravar estados ansiosos

Quando é a hora de procurar auxílio médico? Mais importante que apenas aliviar temporariamente os sintomas é tratar a raiz do problema. Desse modo, o momento ideal para buscar o auxílio do Ayurveda é quando se está bem. O melhor remédio é a prevenção!

O nível de ansiedade pode aumentar quando a pessoa é adepta de uma dieta rica em alimentos refinados (particularmente açúcar). O estresse mental ou emocional. A ansiedade pode ser corrigida sem recorrer às drogas ou às dietas artificiais. O Ayurveda oferece um plano simples, coerente e natural às pessoas que buscam um caminho para controlar a ansiedade. Trata-se de um sistema completo de cuidado preventivo da saúde com benefícios comprovados ao longo de milhares dos anos na India.


Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha dirige a Clínica de Ayurveda no Rio de Janeiro fazendo atendimento em clínica médica, reumatologia, medicina ayurvédica, fitoterapia, acupuntura, orientação da dieta e rotina diária. Ministra cursos de formação em Ayurveda, preside a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e é autor do livro “A Tradição do Ayurveda”.
www.ayurveda.com.br


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Astrologia chinesa para 2011

O ano novo chinês, que inicia dia 3 de fevereiro de 2011, será regido pelo Coelho de Metal, junção que indica que a energia do ano propiciará as relações humanas e assuntos como a ecologia, a diplomacia e a comunicação. O coelho é dócil e pacífico e inspira um momento de celebração de grandes acordos. Novos tratados de paz para cuidar das necessidades do nosso planeta estarão em evidência. Já no campo individual, a amabilidade do coelho propiciará o momento ideal para o autoconhecimento e o desenvolvimento interior.


A astrologia Chinesa, diferentemente da astrologia ocidental, baseia-se no calendário lunar. O ciclo completo leva sessenta anos, formado por 5 ciclos de 12 anos. Cada ano é regido por um signo animal, que exerce influência nas pessoas nascidas naquele ano. O ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio e o mês lunar inicia-se no dia da lua nova. Por isso o ano novo chinês começa sempre em um dia diferente a cada ano.

Os nativos possuem um signo animal principal e outros signos animais de acordo com o mês, dia e hora do nascimento. Ou seja, não somos um signo animal só, somos uma mistura de animais com suas características positivas e negativas.

Confira agora as previsões para cada signo do horóscopo chinês:

RATO
Nascidos em
31/01/1900 a 18/02/1901
18/02/1912 a 05/02/1913
05/02/1924 a 24/01/1925
24/01/1936 a 10/02/1937
10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
16/01/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 01/02/1985
19/02/1996 a 07/02/1997
Ano de crescimento pessoal e profissional. Havendo metas definidas, aja para alcançar os objetivos. Momento favorável a amizades e parcerias. No trabalho será necessário estabelecer limites e usar habilidade de comunicação. Evite a impulsividade e seja cauteloso com sua vida financeira. Na vida afetiva muita tranqüilidade com boas possibilidades para quem estiver sozinho. Na saúde, cuidado com circulação.

BOI
Nascidos em
19/02/1901 a 07/02/1902
06/02/1916 a 25/01/1914
25/01/1925 a 12/02/1926
11/02/1937 a 30/01/1938
29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
08/02/1997 a 28/01/1998
Um momento com pequenos contratempos para o nativo deste signo. No trabalho terá possibilidades de enriquecimento de conhecimentos e transformação com novas atitudes. Ano propício às viagens. Evite a teimosia. Na vida financeira cuidado com gastos desnecessários. Na vida afetiva os encontros estarão favorecidos. Na vida familiar poderá contar com o apoio dos amigos e familiares. Na saúde, cuidado com o estresse. Se beneficie do contato com a natureza para se energizar e atenção com os acidentes com metal.

TIGRE
Nascidos em
08/02/1902 a 28/01/1903
06/02/1913 a 25/01/1914
13/02/1926 a 01/02/1927
31/01/1938 a 18/02/1939
17/02/1950 a 07/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
29/01/1998 a 16/02/1999
Um ano de altos e baixos para este nativo. A impulsividade deverá ser controlada e a diplomacia cultivada. No trabalho paciência, determinação e responsabilidade serão necessários para superar as crises. Diálogo e uma comunicação positiva serão cruciais para reverter as situações. Na vida financeira cuidado com os gastos excessivos. A vida afetiva será favorecida com amor e novas amizades. Na saúde equilibre as suas emoções e controle a ansiedade.

COELHO
Nascidos em
29/01/1903 a 15/02/1904
14/02/1915 a 02/02/1916
02/02/1927 a 22/01/1928
19/02/1939 a 07/02/1940
06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
17/01/1999 a 5/02/2000
Ano especial para o Coelho, que estará em busca de novos caminhos e poderá assumir novas responsabilidades. Metas claras e a busca pela conquista dos objetivos trarão sucessso. No trabalho haverá possibilidades de reconhecimento e crescimento. Equilíbrio e centramento serão cruciais. Evite os negócios especulativos. No amor, a compreensão e o diálogo resoverão as divergências. Na saúde atenção à alimentação e aos acidentes domésticos.

DRAGÃO
Nascidos em
16/02/1904 a 03/02/1905
03/02/1916 a 22/01/1917
23/01/1928 a 09/02/1929
08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
16/02/1988 a 05/02/1989
Um ano auspicioso para o nativo deste signo. Use seu talento pessoal para unir as pessoas a agirem em busca de objetivos comuns. No trabalho mesmo com alguns imprevistos tudo caminhará de acordo com os seus planos. Haverá crescimento nos negócios. A vida pessoal estará propensa a viagens. A vida afetiva se beneficiará de alegria e união. Os encontros afetivos estarão favorecidos. Na saúde, cuidado com a pele e atenção ao sistema respiratório.

SERPENTE
Nascidos em
04/02/1905 a 24/01/1906
23/01/1917 a 10/02/1918
10/02/1929 a 29/01/1930
27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
Ano de busca de reflexão. A clareza permitirá maior assertividade. No trabalho haverá mudanças inevitáveis. Cultive os relacionamentos e a diplomacia. Pessoas influentes serão de grande ajuda no futuro. Na vida afetiva não permita que as preocupações interfiram no seu relacionamento. Preserve momentos para o lazer e curtir a pessoa amada. Na saúde, cuidado com as emoções.

CAVALO
Nascidos em
25/01/1906 a 12/02/1907
11/02/1918 a 31/01/1919
30/01/1930 a 16/02/1931
15/01/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991
Boas oportunidades aguardam o nativo deste signo. Foque em suas metas e estabeleça prioridades. No trabalho, período favorável a novos projetos. No plano familiar poderá contar com a ajuda e o apoio dos amigos e familiares. Evite a impulsividade. No plano afetivo cuidado com o perfeccionismo. Cultive o companheirismo e a cumplicidade. Na saúde, cuidado com o sistema circulatório.

CABRA
Nascidos em
13/02/1907 a 01/02/1908
01/02/1919 a 19/02/1920
17/02/1931 a 05/02/1932
05/02/1943 a 25/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992
O nativo de Cabra estará mais sociável e poderá fazer novos e proveitosos contatos. No trabalho, evite o comodismo para aproveitar novas oportunidades. Momento favorável aos estudos e ao aprimoramento profissional. Aja com determinação para que seus talentos sejam reconhecidos. No plano afetivo, momentos de alegria e muita paixão. Atenção ao excesso de sentimentalismo. Na saúde cuidado com o fígado e com os olhos.

MACACO
Nascidos em
02/02/1908 a 21/01/1909
20/02/1920 a 07/01/1921
06/02/1932 a 25/01/1933
25/01/1944 a 12/02/1945
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993
Boas oportunidades para este nativo. Percepção e bom senso serão necessários para o sucesso. No trabalho os resultados serão lentos, porém progressivos. Evite a precipitação e cultive a diplomacia. No plano financeiro cuidado com os gastos excessivos. O plano afetivo será de alegria e novos encontros. Na saúde, não permaneça no sedentarismo! Faça exercícios físicos. Na saúde, cuidado com os rins.

GALO
Nascidos em
22/01/1909 a 09/02/1910
08/02/1921 a 27/01/1922
26/01/1933 a 09/02/1934
13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1993 a 09/02/1994
Momento propício para este nativo semear novas possibilidades. Mudanças serão necessárias e benéficas para o futuro. No trabalho, determinação e planejamento serão necessários para o sucesso. Evite a impulsividade e o nervosismo. O período favorece os estudos e o aprimoramento profissional. No plano financeiro evite os negócios especulativos e cuidado com as despesas desnecessárias. No plano afetivo, cultive o discernimento. Novos encontros serão propiciados. Na saúde, cuidado com o sistema circulatório e não deixe de praticar exercícios físicos.

CÃO
Nascidos em
10/02/1910 a 29/01/1911
28/01/1922 a 15/02/1923
14/02/1934 a 03/02/1935
02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
Momento para cultivar o equilíbrio. No trabalho haverá boas possibilidades de destaque e reconhecimento. Novas responsabilidades ou mesmo um novo negócio poderão surgir. Entusiasmo será necessário. No plano afetivo, harmonia e tranqüilidade. Novos encontros serão propiciados. Na área da saúde muito cuidado com a coluna vertebral.

PORCO
Nascidos em
30/01/1911 a 17/02/1912
16/02/1923 a 15/02/1924
04/02/1935 a 23/01/1936
22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 15/01/1972
13/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
Momento para cultivar a reflexão buscando a assertividade. No trabalho seus esforços serão reconhecidos. Estabeleça os limites e as prioridades para não perder o foco. Evite a teimosia e cuide de suas finanças. No plano afetivo, uniões e reconciliações estarão favorecidos. O ideal é buscar o entendimento e o companheirismo. Na área da saúde preocupe-se com uma alimentação saudável e com a prática de atividade física regular.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails