Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

Brasileiros comem poucas frutas e verduras

A maioria das vitaminas e dos minerais que ajudam a prevenir uma série de doenças, em especial o câncer, estão nas frutas, nas verduras e nos legumes frescos.

Entretanto, no Brasil apenas 18% dos adultos e menos de 40% das crianças consomem cinco porções de frutas e verduras diariamente, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pesquisa feita pelo Ministério da Saúde indica que o consumo destes alimentos é apenas um terço do recomendado pela OMS.

Outro dado alarmante é que quase metade das crianças brasileiras consomem diariamente bebidas com açúcar como os refrigerantes e os sucos prontos.

No caso de crianças entre cinco e dez anos apenas 38,3% informaram consumir frutas diariamente e 26,6% afirmaram que balas, biscoitos recheados, chocolates e outros doces fazem parte das suas dietas pelo menos cinco vezes na semana.

Segundo a OMS, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças contribui para 2,7 milhões de mortes e por 31% das doenças do coração, 11% das doenças cérebro-vasculares e 19% dos cânceres gastrointestinais anualmente em todo o mundo.

O ideal é consumir 400 gramas por dia. O que equivale a uma banana, duas maçãs e um prato grande de salada.


Fonte: www.oglobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails