Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A entrega na Yoga Restaurativa

por Tatiane Rangel

Quando relaxamos profundamente nossos músculos se soltam, a pressão arterial e os níveis de hormônio do estresse baixam. Batimentos cardíacos, a respiração e as ondas cerebrais se tornam mais lentos. O aquietamento do corpo e da mente nos traz melhores noites de sono e diminuem a ansiedade. Também beneficiam o coração, a imunidade e o sistema digestivo.

Todos esses benefícios são atingidos porque as posturas da Yoga Restaurativa acionam nosso sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento, e desta forma liberamos a tensão muscular, que é feito de duas maneiras: por meio de um alongamento leve e prolongado; e pelo uso de acessórios como almofadas, cobertores, blocos e cintos - que mantêm o corpo alinhado, impedindo a contração de algum músculo durante a permanência nas posturas.

A Yoga Restaurativa baseia-se em oito pontos que levam ao relaxamento: conforto físico, relaxamento muscular, aquecimento da pele, postura reclinada ou invertida, iluminação suave, pressão sobre os ossos ao redor dos olhos, entrega ao relaxamento e permanência na postura. Essas condições estimulam um ou mais sistemas tranquilizadores, bloqueando os sistemas ativadores.

O relaxamento profundo depende de reações químicas, como a cessão dos hormônios do estresse. Isso pode demorar um pouco para acontecer, já que algumas reações acontecem rápido, outras, nem tanto. Para que o relaxamento aconteça na Yoga Restaurativa e você possa sentir seus reais efeitos, entregue-se nas posturas, solte o ar e não deixe que as flutuações da mente lhe retirem a paz do relaxamento.

Dica: a luminosidade que atinge os olhos manda impulsos nervosos que inibem o hipotálamo anterior, enfraquecendo os sinais tranquilizantes enviados ao cérebro. Por isso é importante manter as luzes baixas ou cobrir os olhos. Comprimir os ossos ao redor dos olhos também é uma técnica eficaz: estimula o sistema nervoso parassimpático. Por isso é aconselhável o uso dos saquinhos de areia, mais conhecidos como travesseiros de olhos ou eyepillow.

Fotografia: Eyepillow, bolster (almofadão), Ekomat Juta e roupas de prática Zen People.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails