Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

A Ayurveda

por Tatiane Rangel

Ayurveda significa conhecimento da vida. Ayur = vida e veda = ciência ou conhecimento. É a ciência da saúde mais antiga da humanidade e tem bases em conhecimentos de cerca de 5.000 anos.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo, inclusive o corpo físico, é formado pelos cinco elementos básicos da natureza: éter, ar, fogo, água e terra. Desta forma, são estudadas as influências destes elementos na natureza e no ser humano, uma vez que o ser humano é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem para formar os doshas, os humores biológicos, que atuam na nossa fisiologia. Os doshas são as expressões fisiológicas dos cinco elementos em equilíbrio. Quando em desarmonia transformam-se em patologias.

Segundo o conhecimento ayurvédico, todos nós possuímos três humores biológicos no nosso organismo, os Doshas. São eles: Vata, Pitta e Kapha. Cada indivíduo possui porcentagens únicas de cada um dos três doshas. Uma alteração na constituição única de cada pessoa causa excesso ou deficiência de um dosha e gera desequilíbrios que se não tratados se transformam em doenças.

Tudo é individualizável e deve respeitar a constituição de cada um. A comida que é saudável para as pessoas de predominancia Pitta pode ser pesada para os de Vata. Um aroma que diminua a agitação de Vata pode tornar sonolento um Kapha. Assim, descobrir seu biotipo e o dosha predominante, a prakriti, juntamente com os fatores que o agravam e pacificam nos ajuda a levar uma vida mais saudável. Adequando o estilo de vida ao biótipo podemos alcançar o equilíbrio.

Vata tem o elemento ar como predominante, Pitta o elemento fogo e Kapha o elemento água. Vata é seco, leve, sutil e agitado, como o ar em movimento. Pitta é quente, oleoso e leve. Kapha é úmido, frio, pesado.

O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. Vata agravado está relacionado ao aumento de ar, de movimento, e pode gerar no corpo físico: secura, emagrecimento, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças Vata: fibromialgia, artrose, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, intestino irritado, bipolaridade, Parkinson.

O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso, atua principalmente na função metabólica e digestiva. Pitta agravado aumenta o fogo e pode gerar no corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor, sudorese excessiva, vermelhidão na pele, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças Pitta: gastrite, úlcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, menopausa, enxaqueca e estresse.

O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso, frio e lento, atua na função estrutural. Kapha agravado aumenta água e pode gerar no orpo físico: ganho de peso, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções. Algumas doenças Kapha: obesidade, diabetes, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, letargia física e mental, depressão, apego.

O Ayurveda é uma ciência complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: vários tipos de massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, oleação e sudação, fitoterapia, terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), atividade física, prática de yoga, prática de meditação.

Quando conhecemos e aplicamos a filosofia ayurvédica em nossas vidas nós desenvolvemos nosso autoconhecimento e também passamos entender as outras pessoas e seus comportamentos. Além de melhorar nossas relações, nos tornamos aptos a ajuda-lás quando possível. Convivendo com alguém de predomínio do dosha Pitta que está passando por alguma contrariedade o ideal é não provocar, pois ele já estará bastante irritado.Que tal acalmá-lo com um copo de água gelada para reduzir o fogo interno ou mesmo algum alimento adocicado? Medidas assim evitam o agravamento de um desequilíbrio e leva serenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails