Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Hora do Planeta 2010

Divulgação WWF
www.wwf.org.br


Dia 27 de março, sábado, às 20h30, cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo desligará as luzes durante 60 minutos, a Hora do Planeta, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.

O lançamento da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu, a primeira cidade da China a assumir o compromisso com o evento. Chengdu é também a cidade natal da ursa panda Mei Lan. No lançamento da contagem regressiva Mei Lan, a ursa panda que voltou recentemente para a China após uma missão diplomática em Atlanta (EUA), foi designada como Embaixadora Mundial da Hora do Planeta. No Ano Internacional da Biodiversidade, o panda também simboliza a importância de protegermos ecossistemas e espécies em todo o planeta.

Mais de 70 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, já aderiram à mobilização. Paraguai, Mongólia, Madagascar e a República Tcheca participam pela primeira vez da Hora do Planeta.
A Hora do Planeta continua a ganhar ímpeto à medida que as pessoas, em todo o mundo, decidem assumir a responsabilidade de mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de uma ação coletiva. Diariamente, novos países, cidades e localidades se inscrevem para participar dessa ação.

"A Hora do Planeta 2010 constitui a evidência de que a comunidade mundial quer adotar hábitos e um estilo de vida de baixo carbono, demonstrando sua liderança para que, por sua vez, os nossos líderes mundiais tratem a questão do aquecimento global com a responsabilidade necessária", declarou o diretor-executivo e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley.
O diretor geral da Rede WWF, Jim Leape, disse que o fato de a cidade de Chengdu que integra a economia que mais cresce no mundo dar o exemplo e oferecer os serviços de Mei Lan para esse cargo de tanto prestígio constitui uma homenagem à Hora do Planeta.

"Chengdu é o ponto central desse chamamento mundial a um acordo sobre o clima, durante o lançamento da Hora do Planeta 2010," disse Leape.

Brasil também irá apagar suas luzes

Pelo segundo ano consecutivo, o WWF-Brasil promove a Hora do Planeta no País. Em 2009, milhares de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. No total, 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta no ano passado. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.

A mobilização para a Hora do Planeta 2010 já começou. O site www.horadoplaneta.org.br será a plataforma onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras poderão deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento.

“A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais e, principalmente, para mostrar uns aos outros que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas”, explicou a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

Ícones mundiais serão apagados na Hora do Planeta

A Torre CN em Toronto, a Montanha da Mesa na Cidade do Cabo, o Grande Palácio Real em Bangkok e o segundo edifício mais alto do mundo - Tapei 101 – ficarão no escuro durante a Hora do Planeta. Enquanto isso, nos Estados Unidos, outros monumentos mundialmente famosos - entre os quais estão a ponte Golden Gate de São Francisco, o edifício do Empire State em Nova Iorque, o memorial do Monte Rushmore (Dakota do Sul) e até mesmo as luzes de Las Vegas - serão desligados para demonstrar, de forma inequívoca, uma ação para enfrentar as mudanças climáticas numa das nações mais relevantes para o cenário climático.

Em Londres, as luzes serão reduzidas na famosa roda gigante London Eye (o olho de Londres), e completamente apagadas no anúncio da Coca-Cola na praça do Piccadilly Circus. Isso servirá para enfatizar a resolução de seus habitantes, empresas e governos locais de adotar providências contra as mudanças climáticas.

Hiroshima será a primeira cidade japonesa a demonstrar seu compromisso com essa atividade climática mundial. Para isso, as luzes do célebre Memorial da Paz serão apagadas exatamente às 20h30min em 27 de março.

A História

Desde sua primeira edição em março de 2007, a Hora do Planeta não parou de crescer. O que era um evento em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação que varreu o mundo, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.100 cidades em 88 países. A Hora do Planeta 2009 foi o maior ato voluntário que o mundo já conheceu. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo as luzes de Las Vegas ficaram no escuro durante sessenta minutos.

Mei Lan agora integra o prestigiado grupo de personalidades que já desempenharam a função de Embaixador da Hora do Planeta - entre elas o Reverendo Desmond Tutu, os membros da banda Coldplay e a atriz Cate Blanchett.

Para acompanhar:
www.twitter.com/earthour
www.earthhour.org.
www.horadoplaneta.org.br

Participe você também da Hora do Planeta!
Entre no site e se cadastre como participante oficial.
O Planeta agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails