Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Os benefícios do Pilates

Pilates é um método para educar o corpo conscientemente com equilíbrio. Além dos benefícios práticos, é um excelente exercício para recuperação de diversas patologias músculo-esqueléticas.

Criado por Joseph Pilates, o método tem como base a coordenação da mecânica respiratória do músculo diafragma juntamente com os músculos abdominais e o períneo. Desta forma há a estabilização da região lombar da coluna vertebral.

A estabilidade da região lombar depende de músculos fortes e trabalhando em conjunto para tornar resistentes o abdomen e a coluna. Condição essencial para a vida diária e atividades esportivas. O principal para se obter estabilidade da coluna vertebral é unir a flexibilidade com a força.

Alguns dos muitos benefícios de se praticar o método Pilates são estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Também promove melhoras nos níveis de consciência corporal e na coordenação motora.

Todos esses benefícios ajudam a prevenir e reduzir riscos de lesão, além de propocionar alívio de dores crônicas. Pilates tem sido particularmente utilizado na reabilitação de problemas da coluna.

Pilates fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões. Alivia pinçamentos e compressões de discos.

Pilates tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes, pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Fotografia: Nana Moraes. Revista Boa Forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails