Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Páscoa e o chocolate

Para evitar o exagero e aproveitar melhor sua Páscoa, saiba mais sobre esta delícia que é o chocolate e escolha a melhor opção para você e sua família.

O chocolate é composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, aromatizantes e outros ingredientes, que podem ser: leite, passas, castanhas, amêndoas, amendoim, etc. Contém também alguns minerais, como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio.

Saber a composição dos diferentes tipos de chocolates disponíveis para compra é importante na hora da escolha, confira:

Chocolate ao leite: a massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, o que o torna mais adocicado.

Chocolate branco: contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates, pois é feito com manteiga de cacau, enquanto o escuro é feito apenas com o cacau.

Chocolate diet: é opção ideal para diabéticos. É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite e edulcorantes. Como não leva açúcar, ganha maior dose de gordura para compor e, com isso, apresenta maior valor calórico.

Chocolate amargo: tem melhor qualidade. Tem grande quantidade de massa e manteiga de cacau, pouquíssimo açúcar e não contém leite. É o menos calórico e o mais saudável entre os chocolates tradicionais.

Chocolate orgânico: fabricado a partir de ingredientes 100% orgânicos, sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Pode ser encontrado nas versões: amargo (sem lactose), à base de soja (sem lactose), com menta (sem lactose) e ao leite.

Chocolate a base de soja: chocolate 100% vegetal, feito com extrato de soja (em substituição ao leite), sem lactose, proteína do leite ou glúten. Possui sabor similar ao chocolate ao leite tradicional. É indicado para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar do produto pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético.


Feliz Páscoa!
E lembrem-se de consumir o chocolate moderadamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails