Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cuide do kapha no inverno

Por Dra. Maria Stela De Simone


"De fato, não há nada mais purificador do que o conhecimento”
Bhagavad gita


Uma visão ayurvédica de você

Os doshas estão para o corpo assim como as estações estão para a Terra. Segundo o Ayurveda, doshas e estações são criados a partir dos cinco elementos da natureza que, por sua vez, fazem parte de todos nós: éter, ar, fogo, água e terra. Respectivamente, os aspectos elementares das estações do ano teriam a forma do espaço, do vento, do sol, da lua, da chuva e da terra.

A complexa natureza das estações depende dos movimentos da terra, do sol e da lua; nossa vitalidade está diretamente relacionada a eles e se expressam através dos doshas. Os doshas não são simplesmente energias dinâmicas e funcionais dentro de nosso corpo, mas também recebem influência do meio externo, principalmente pelas variações sazonais.

Observe como nossa energia de kapha varia conforme a estação: acumula no inverno, predomina na primavera e reduz (ou alivia) no verão. Esta sequência é valiosíssima em termos de prevenção e nos ensina que devemos cuidar do kapha no momento em que ele está acumulando – no inverno – e não somente quando se dá o transbordamento natural – na primavera. Em nosso país não temos as estações tão marcadas, como no clima temperado, mas podemos adaptar este conhecimento dividindo o ano em períodos mais frescos (poucos meses no meio do ano) e mais quentes (o restante).

Como a água está profundamente associada às forças da lua, kapha aumenta nos momentos em que a influência do sol está reduzida e influência da lua é mais forte, e isso fica bem evidente durante o inverno. Se você possui uma natureza mais kapha, uma informação certamente será muito útil: o abuso de alimentos de sabor doce no inverno, quando o fogo digestivo está naturalmente mais forte, aumenta o depósito de gordura corporal numa forma bem condensada (por causa do frio); com a chegada da primavera, a temperatura vai aumentando progressivamente, e todo esse acúmulo do inverno se liquefaz, como um derretimento, causando a desagradável sensação de inchaço e peso no corpo todo, em muitas pessoas, congestão respiratória e obstrução nasal.


estações

acumula

predomina

reduz

Shishira (inverno)

Kapha

Vasanta (primavera)

Kapha

Grishma

(verão)

Kapha



Manifestações de Kapha

Vamos recordar as características de pessoas com esta natureza predominante? Diz-se que uma pessoa “é mais kapha” quando possui naturalmente uma proporção maior de elementos terra e água em relação aos outros elementos. Isto significa que seu corpo e sua mente tendem a expressar algumas ou todas as qualidades inerentes a esses elementos, tais como, frio, peso, umidade, suavidade, maciez, oleosidade, viscosidade, rigidez, estabilidade e imobilidade. Porém, ser “mais kapha” ou “mais Pitta” ou “mais Vata” não deve ser um rótulo. Fechando mais o foco, vamos ver que antes de representar características psicofísicas, kapha é uma energia funcional presente em todas as pessoas, independente da constituição (o mesmo vale para Pitta e Vata). Ela nos confere integridade estrutural, estabilidade, crescimento, coesão, consistência, força, amor, ternura, compaixão.

Para tornar mais fácil a compreensão, observemos rapidamente algumas características físicas e emocionais bem comuns destas pessoas: a maioria delas será forte, robusta e resistente. Tenderá a ter a pele mais grossa, por isso um pouco pálida, cabelos cheios e grossos, ombros e quadris largos, face e nariz arredondados, lábios mais grossos e olhos grandes com cílios longos e olhar profundo. Tais pessoas costumam ser ótimos amigos e excelentes pais. São emotivos, protetores, perseverantes, estáveis, coerentes, bem dispostos, organizados. Estes aspectos citados florescem quando em equilíbrio! Porém, quando a energia de kapha entra em desequilíbrio, outros vem à tona, como apatia, possessividade, raciocínio lento, sonolência, preguiça, retenção de líquidos, aumento de peso, congestão nasal, digestão lenta, dor articular.

É claro que a manifestação dos sinais e sintomas citados está diretamente relacionada ao grau de desequilíbrio do indivíduo, mas o que você deve ter em mente é: o fato de ter constituição predominantemente kapha indica que seu organismo tenderá a manifestar naturalmente determinadas condições, seja no equilíbrio ou fora dele. Não existe o inevitável, quer dizer, nem todos que se desequilibrarem em kapha serão possessivos ou terão digestão lenta, assim como nem todas as pessoas dessa natureza serão perseverantes e organizadas ou terão cílios longos e olhar profundo...

Ainda na onda da tendência, observe que a predominância de terra e água na constituição torna mais vulneráveis alguns elementos corporais quando expostos ao desequilíbrio, como as articulações e o sistema linfático. Então, cuide bem deles! Mexa-se!

Se sua energia de Kapha está aumentada, pequenas alterações na rotina podem fazer grande diferença. É preciso ter motivação para mudar, algo que pessoas dessa natureza não gostam muito de fazer. De 6 às 10h há predomínio da energia de Kapha, que volta a predominar entre 18 e 22h. Isso significa que é importante procurar acordar antes de 6h, demorando-se na cama apenas tempo o suficiente para espreguiçar. Pode parecer algo difícil a princípio – uma vez que kapha desequilibrado expressa todo seu lado mais pesado e preguiçoso neste horário – mas o aumento da energia é tão incrível que, com o tempo, trará mais ânimo a qualquer um que se disponha a cumprir essa meta.

Comece o dia com um belo copo d´água morna em jejum com gotas de limão. O sol é um elemento essencial neste período da manhã, pois combate eficazmente o atributo frio de kapha. Dar uma caminhada logo nas primeiras horas do dia é uma forma excelente e agradável de pegar um pouco de sol. Se você é adepto do yoga, pratique no início da manhã. Em resumo, quanto mais cedo no dia kapha se movimentar, melhor.

Para equilibrar a energia de Kapha é preciso muito exercício. Isso porque o aumento dessa energia leva ao acúmulo de gordura, reduz o tônus muscular e faz com que as articulações diminuam a coesão, aumentando as chances de lesão. O yoga é uma boa opção como prática física: não tem impacto, fortalece os músculos, devolve o tônus e evita lesões. Pessoas com natureza predominantemente kapha tem o vigor e a resistência para fazer uma longa prática de yoga, cinco dias por semana. Deve ser feito de uma forma atenta, alternando movimentação e estabilização. A prática deve aquecer a pessoa internamente, mas não superaquecer. O ambiente da prática deve ser aquecido, mas não quente e úmido, e, no final, já em savasana – ou postura do cadáver – a pessoa deve estar coberta. Este tipo de prática é boa para todo mundo durante o inverno, principalmente para os que tem constantemente digestão lenta, que estão acima do peso ou que apresentam congestão respiratória, típica de kapha. O yoga pode ser tanto praticado no início do dia (6-10h) quanto no início da noite (18-22h).

No próximo mês: dicas de alimentação, novas rotinas para manter o equilíbrio e a importância da desintoxicação, preparando o corpo para a chegada do calor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails