Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fraldas de pano infantis voltam com tudo

por Tatiane Rangel

Ecologicamente corretas, as fraldas de pano modernas têm mesmo formato das descartáveis

Preocupadas com o planeta que seus bebês irão herdar, mães brasileiras - e pelo mundo afora - têm se engajado no movimento que prega a volta das fraldas de pano como uma alternativa aos modelos descartáveis, causando assim menos danos ao meio ambiente.

Mais de cinco bilhões de fraldas descartáveis foram comercializadas em 2009 apenas no Brasil. Depois de usadas as peças plásticas vão parar nos lixões das cidades sem qualquer tratamento. Embora o período de decomposição chegue a 500 anos as fraldas descartáveis ainda não são recicladas por aqui. Pensando nisso, muitas mães estão aderindo a moda do momento: fraldas de pano. Sim, são aquelas mesmas que nossas mães e avós usavam. As maiores entusiastas da ideia são mães com idade superior a 30 anos, das classes A e B, residentes de grandes centros urbanos. Só na Grã-Bretanha o consumo de fraldas de pano cresceu quatro vezes nos últimos anos.

Cada criança consome mais de 5.500 peças descartáveis durante a vida, segundo dados da Procter & Gamble, empresa que fabrica a marca Pampers, 65 fraldas de pano suprem a necessidade de um bebê. São 80 sacos grandes de lixo por criança que deixam de ser depositados nos aterros sanitários, informa uma pesquisa da britânica Knowaste, uma das poucas empresas do mundo especializadas na reciclagem de fraldas. Os gastos com as descartáveis somam mais de R$ 2.700, já o custo com as de pano fica por volta de R$ 1.600.

A falta de pesquisas no Brasil não permite contabilizar a força desta tendência no Brasil. Entretanto é possível perceber que é um mercado que só tem crescido. Dona da confecção Bebês Ecológicos, Ana Paula Silva começou a fabricar fraldas não-descartáveis em 2008, quando nasceu sua primeira filha. De lá para cá o negócio duplicou de volume. Segundo Ana, as fraldas são ecologicamente corretas e são bem mais confortáveis para os bebês, além de muito mais baratas.

Segundo Ana Paula o tempo que a criança leva para se livrar das fraldas de pano é outro, pois o contato direto com a urina imposto pelas fraldas de pano faz com que a criança perceba que está molhada e se conscientize do próprio corpo, fazendo com que as largue mais rapidamente.

O trabalho com lavagem, secagem e armazenamento é o mesmo das fraldas de pano antigas, mas as de hoje são mais práticas, possuem velcro e botões, são mais agradáveis e mais bonitas do que suas antepassadas, que não passavam de um pedaço de tecido de algodão dobrado. Agora elas possuem diversas opções de modelos e de cores, além da parte externa ser impermeável.

Muitas mães que se interessam em usar as fraldas de pano dizem que não aderem por falta de tempo, a dica de Ana Paula é alternar o uso de acordo com as suas necessidades, pois o importante é diminuir a quantidade de lixo produzido.

Juntamente com as fraldas de pano Ana Paula também confecciona, e usa, absorventes ecológicos. Ela e o marido, Cláudio Vinícius, inauguram em 2007 a Morada da Floresta, referência de residência ecológica em São Paulo. Um dos principais produtos comercializados pelo casal é a composteira doméstica, que possibilita a decomposição dos alimentos dentro de casa e a consequente fabricação de adubo orgânico.

Segundo o casal, "é uma mudança no estilo de vida imposto pelo ritmo do mundo moderno, onde tudo o que as pessoas buscam é praticidade e velocidade".


Mais sobre as fraldas: www.fraldasecologicas.blogspot.com

Onde comprar: Morada da Floresta
moradadafloresta@gmail.com
www.moradadafloresta.org.br


Imagens:
- Blog Fraldas Ecológicas
- Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails