Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ferramentas do Ayurveda no tratamento da Ansiedade

por Dr. Aderson Moreira da Rocha


A ansiedade é um estado emocional desagradável de aflição, com sentimento de medo ou angústia apesar da inexistência de uma ameaça óbvia. Caracteriza-se pela apreensão e pela preocupação. Alguma ansiedade é normal; transforma-se um problema quando interfere com nossas atividades habituais. De acordo com Ayurveda, a ansiedade é um sinal clássico do desequilíbrio no corpo. A ansiedade, o estresse e a tensão prolongados afetam o sistema nervoso e podem causar muitas outras complicações.

Alguns sintomas de ansiedade são: incapacidade de relaxar, instabilidade emocional, irritabilidade sem razão aparente, dor de cabeça frequente (geralmente relacionada à tensão), insônia, palpitações (taquicardia), etc..

No modo de pensar ayurvédico, não tratamos a ansiedade propriamente dita, mas o desequilíbrio original. Assim, segundo o Ayurveda a ansiedade é conseqüente ao desequilíbrio de Vata. A ansiedade é apenas um dos sinais de desarmonia, podendo vir acompanhada de vários outros, confirmando o diagnóstico: insônia, agitação, fadiga, falta de apetite e impaciência seriam sinais comportamentais de que o indivíduo está apresentando um desequilíbrio de Vata. É importante desenvolver a idéia de que o Ayurveda trata a pessoa, não a doença.

O objetivo de qualquer tipo de terapêutica ayurvédica para combater a ansiedade é pacificar o dosha Vata, que por natureza tem qualidades de secura e frio. Assim, resumidamente, submete-se o paciente a uma rotina diária/tratamento gerador de calor e umidade para contrabalançar o agravamento de Vata. Esta rotina/tratamento envolve basicamente a alimentação (que atuará através dos sabores indicados para acalmar Vata – doce, ácido e salgado) e a fitoterapia (utilizando-se plantas amornantes (potência quente) e tirando partido das propriedades calmantes também). A massoterapia entra também neste arsenal terapêutico para promover o relaxamento geral do organismo, tranqüilizar a mente, promover o sono, entre outros. O Yoga e a meditação são outras duas importantes vertentes na busca pelo equilíbrio e são práticas extremamente benéficas para pessoas de natureza Vata. As pessoas com alto grau de ansiedade, porém, não conseguem fazer meditação. É preciso inicialmente que sejam submetidas a um tratamento prévio para diminuir o nível de ansiedade antes de iniciarem tal prática.

Através da análise dos humores biológicos (Vata, Pitta, Kapha) é possível dizer que tipo de pessoa é mais suscetível a desenvolver quadros de ansiedade; as pessoas do tipo Vata têm mais facilidade para ficarem ansiosas. Isso é devido à sua constituição em termos de 5 elementos: Vata é formado por ar + éter. O dosha com maior probabilidade de desequilibrar é o que domina o organismo. Isto quer dizer que pessoas do tipo Vata predominante (Vata-Pitta ou Vata- Kapha, por exemplo) devem tentar ao máximo manter distância de situações ou experiências que agravem este dosha. Ex: situações de extremo estresse, exaustão física, excesso de atividade mental, alcoolismo, fumo, drogas, mudanças repentinas (clima, moradia, hábitos), alimentação muito seca, crua e fria, falta de disciplina (horários) na vida diária etc. Sabemos que os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha) coexistem dentro de nós; mesmo que a pessoa não apresente o Vata predominante em sua constituição, desses três, o Vata é o mais sensível e com mais possibilidade de desequilibrar.

O que estas pessoas podem fazer para perceber que estão entrando em um quadro de ansiedade e como evitar? Primeiramente devem evitar situações como as descritas acima. Paralelamente podem adotar hábitos alimentares, em primeiro lugar, que acalmem o dosha Vata – alimentos mornos, oleosos, cozidos e com os sabores doce, ácido e salgado preferencialmente. Estes sabores podem ser considerados “ansiolíticos”. Alimentos frios, secos, crus e com sabores picante, amargo e adstringente ajudam a desequilibrar, contribuindo para agravar estados ansiosos

Quando é a hora de procurar auxílio médico? Mais importante que apenas aliviar temporariamente os sintomas é tratar a raiz do problema. Desse modo, o momento ideal para buscar o auxílio do Ayurveda é quando se está bem. O melhor remédio é a prevenção!

O nível de ansiedade pode aumentar quando a pessoa é adepta de uma dieta rica em alimentos refinados (particularmente açúcar). O estresse mental ou emocional. A ansiedade pode ser corrigida sem recorrer às drogas ou às dietas artificiais. O Ayurveda oferece um plano simples, coerente e natural às pessoas que buscam um caminho para controlar a ansiedade. Trata-se de um sistema completo de cuidado preventivo da saúde com benefícios comprovados ao longo de milhares dos anos na India.


Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha dirige a Clínica de Ayurveda no Rio de Janeiro fazendo atendimento em clínica médica, reumatologia, medicina ayurvédica, fitoterapia, acupuntura, orientação da dieta e rotina diária. Ministra cursos de formação em Ayurveda, preside a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e é autor do livro “A Tradição do Ayurveda”.
www.ayurveda.com.br


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Um comentário:

  1. eu amo o ayurveda por isso, sempre tem uma forma de se equilibrar e que não precisamos fazer nada que agrida nosso organismo com remédios tamasicos e alimentação forçada, pois eu tenho certeza que nós mesmos se pararmos para observar o corpo ele pede um determinado alimento, atividade fisica, entre outros, e tyenho certeza que é isso que os rishis observaram, mas como somos dependentes sempre precisamos de um terapeuta pra nos ajudar a despertar aquilo que já temos dentro de nós!

    Deus é maravilhoso por tudo isso , fez tudo com tanta perfeição, acho que o mínimo que devemos fazer é cuidar do corpo que ele nos emprestou...

    Om Shanti!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails