Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga reduz os sintomas da fibromialgia, afirma pesquisa

por Tatiane Rangel

A Fibromialgia é uma disfunção de dor crônica que afeta de 3% a 5% da população brasileira, sendo 80% mulheres. Se manifesta como dor nas fibras dos músculos, muitas vezes por todo o corpo, junto com uma forte fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Por ser uma doença de sintomas difusos, pode ser confundida com outros males.

Nos anos 90 o Colégio Americano de Reumatologia criou um mapa de 18 pontos sensíveis n corpo que são mais frequentemente sensíveis ao toque em pessoas com fibromialgia. Uma pessoa que sente dor em 11 dos 18 pontos sensíveis provavelmente tem a doença. Pesquisas revelaram que pessoas com fibromialgia processam a dor de forma diferente daquelas que não têm a doença devido a uma espécie de hipersensibilidade do sistema nervoso.

Existem fatores genéticos que aumentam a probabilidade de surgimento da doença. Entretanto, uma pessoa pode nascer com um fator de risco e permanecer com este inativo até que seja ativado por algum motivo. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais, estresse, dentro outros.

Um recente estudo realizado na respeitada Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos EUA, relata que a prática de Yoga reduz os sintomas da Fibromialgia. O estudo foi publicado na edição de novembro 2010 do jornal da Associação Internacional de Estudos da Dor, o Pain. Segundo os pesquisadores, alongamento suave, exercícios respiratórios e meditação reduziram as dores e aumentaram a força vital nos pacientes.

A pesquisa envolvendo 53 mulheres, acima de 21 anos, confirmaram que as participantes do programa de prática de yoga mostraram significativa melhora nos sintomas da fibromialgia. Para participar da pesquisa, as mulheres precisavam ter sido diagnosticadas com fibromialgia de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia por no mínimo um ano e estar em um regime estável de prescrição de medicação por pelo menos três meses. Devido a incidência maior da doença ser em indivíduos do sexo feminino, os pesquisadores envolveram apenas mulheres no estudo. 25 participaram do programa de práticas de yoga e 28 receberam apenas os cuidados médicos padrão.

As mulheres do primeiro grupo praticaram yoga por oito semanas num programa que incluía 40 minutos de posturas com suaves alongamentos, 25 minutos de meditação, 10 minutos de pranayamas, 20 minutos de palestras com orientações sobre como usar os princípios do yoga para lidar com a doença, 25 minutos de discussão em grupo sobre a prática de yoga realizada em casa. Ambos os grupos foram avaliados quanto a sintomas da fibromialgia e déficit funcional e melhoria geral da dor. Também foram submetidos a testes físicos para identificar pontos sensíveis e uma análise das estratégias usadas de enfrentamento da dor. Mulheres que praticaram yoga mostraram melhoras significativas sobre os padrões de sintomas, sobre os níveis de dor, fadiga e humor, entre outras coisas.

O pesquisador James W. Carson, PhD da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, afirmou que o resultado do estudo sugeriu que o uso do yoga trouxe benefícios aos pacientes em como lidar com a dor, incluindo uma maior utilização de estratégias de enfrentamento da dor. Estas estratégias incluíram a prática de atividades, apesar da dor, a aceitação de sua condição e a capacidade de relaxar. As pacientes deste grupo também relataram a redução dos sentimentos de isolamento e conflito, com menor propensão a ver as coisas da pior maneira, ou “catastrófica”. Os cuidados padrão com a fibromialgia incluem a prescrição de medicamentos acompanhados de exercícios e instruções sobre a melhor forma de lidar com a dor.

Segundo James, “embora o yoga tenha sido praticado há milênios, só recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar os efeitos em pessoas que sofrem de dor persistente”. Ele diz ainda que está planejando um curso de treinamento para professores de yoga que querem desenvolver suas habilidades para trabalhar com pessoas que sofrem de dor crônica.

Os pesquisadores afirmam que as terapias que empregam apenas medicamentos é apenas 30% eficaz no alívio da dor da fibromialgia e 20% eficaz em melhorar as funções vitais.


Visite nosso site: www.zenpeople.com.br

Um comentário:

  1. Eu acho maravilhoso a yoga porque ela abrange todas as doenças, sem exceção, pois ,devemos levar em consideração, que as doenças, todas, (eu generalizo porque é assim que é), são psicossomáticas, ou seja, primeiro vem o incomodo mental, os padrões de pensamentos e depois o corpo sente os sintomas. Segundo a Ayurveda, o sintomas sentidos pelo corpo, desconfortos, enfim, já é um estágio avançadoda doença, salientando que essa medicina trabalha na prevenção de doenças, ou melhor ainda, um caminhar saudável de econtro com a morte.
    E fibromialgia é um desequilíbrio de vatta, ou seja, existe muito movimento , por isso o fato de alongar, ou melhor , fazer yoga, trabalha a a mente e faz com que a pessoa pare um pouco esses movimentos, ansiedade, agitação, enfim...
    mais uma vez a ciência quer provar aquilo que já é fato e ensinado á milhares de anos pelos Rishis e Yoguis...

    mas faz parte da evolução!

    Om Sahnti!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails