por Conceição TrucomDepois que foi matéria no Globo Repórter, está em alta consumir linhaça.
E, este é um grande problema (pior que desafio) para administrar pois, a mídia e comercialização selvagem se aproveitam da desinformação para anunciar promessas e criar dependências da industrialização, justo um alimento que somente in natura é barato e tem real poder nutricional e terapêutico.
A importância da Linhaça na saúde vai muito além de um sensacionalismo sobre emagrecer e resolver problemas de constipação. Vai além do seu elevado teor de ômega-3, de prevenir e tratar problemas inflamatórios, cardiovasculares e hormonais.
E, como todo bom remédio, é preciso a responsabilidade e comprometimento daqueles que irão consumir e se beneficiar das suas propriedades, para ter resultados de superação, transformações e cura.
A linhaça pode ser consumida como um alimento sagrado pois:
1) Seu sabor adstringente
Se adequadamente consumida e bem combinada com alimentos crus, irá nos facilitar transformações afetivas, comunicação plural e diplomacia em todas as nossas relações: pessoais e interpessoais.
Bons exemplos de alimentos adstringentes são a maçã, as folhas verdes e as frutas de vez como a banana, caju e goiaba. Adstringente significa algo que tem propriedade de detergência, tipo fazer com que água e óleo se misturem. Ou de dissolver gases (flatulência) em meios líquidos ou massa digestiva.
Interessante lembrar que nós, em diferentes situações, também temos sabores, pois existem pessoas doces, picantes, ácidas ou amargas.
Um bom exemplo de pessoa adstringente é o Dalai Lama, um Ser que dá palestras para públicos absolutamente heterogêneos, mas todos se sentem UNOS em sua presença.
Assim, fazer uso de alimentos adstringentes é muito importante, pois nos prepara (principalmente crianças e adolescentes), nos amadurece, para vivermos este tipo de relação com as pessoas e o mundo.
2) A Linhaça é uma Sê-Mente
Um representante perfeito das frutas oleaginosas e dos alimentos biogênicos (que geram vida), se previamente hidratada (pré-germinada ou 'acordada'), irá oferecer ao cérebro todo o material genético para nos possibilitar maior lucidez, boa memória e poder pensante: inteligência plural, ânima, entusiasmo.
A prova de que este fenômeno é real está na semântica da palavra. Ou seja, o importante comando que acontece diante do consumo diário das frutas oleaginosas, desde que previamente germinadas é: Sê-Mente. Nutra seu cérebro para que seus corpos mentais (polaridades positiva, negativa e neutra) consigam Ser, sensorialmente e fisicamente, equilibrados, harmônicos e isentos da dualidade: afetivos de forma centrada.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.
www.docelimao.com.br