Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O que vem da perfeição é perfeito


Om
Purnamadah Purnamidam
Purnaat Purnamudachyate
Purnasya purnamadaya
Puranamevavashishyate
Om Shanti Shanti Shanti


Isto é perfeito, aquilo é perfeito
O que vem da perfeição é perfeito
O que fica depois da perfeição é perfeito.
Se o perfeito for retirado da perfeição
Que haja paz, paz, paz



Marcela Jamacaru veste camiseta Zen People.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Receita para um Natal vegetariano: Assado de nozes

Mais uma receita para celebrarmos com uma ceia mais harmoniosa e isenta de exploração animal.

Assado de nozes

Ingredientes:
4 cebolas médias
5 tomates
2 cenouras médias raladas
3 fatias de pão integral esfareladas
2 chavena de caldo de legumes
100g amêndoas moídas
100g castanhas de caju moídas

Preparação:
Refogue as cebolas durante 5 minutos. Junte os tomates, a
cenoura ralada, o pão esfarelado e o caldo de legumes. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Junte o caju e as amêndoas e coloque numa forma de bolo inglês. Asse no forno a 200ºC durante meia hora.


Fonte: Livro Natal Vegetariano
www.centrovegetariano.org

domingo, 20 de dezembro de 2009

A filosofia do Yoga por Edson Ramos

Assista agora o professor Edson Ramos, do Espaço Nirvana, falando um pouco sobre a filosofia do Yoga ao Portal + Moda:



Edson Ramos veste Camiseta Ganesha, disponível à venda em nosso site!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Receita para um Natal vegetariano: Rabanadas veganas

Neste mês de dezembro, o Blog Zen People vai lhe ajudar a preparar uma ceia mais saudável e mais harmoniosa com a natureza. Você vai encontrar aqui dicas e receitas para uma celebração natalina mais ecológica e isenta de exploração animal.



Rabanadas veganas

Ingredientes:
fatias de pão
açúcar
cravinho
canela
leite de soja

Preparação:
Faça uma calda com açúcar, água, cravinho e canela. Molhe a fatia de pão no leite de soja, esprema e molhe-o na calda. Deixe cerca de três minutos e retire colocando num escorredor
para retirar o excesso da calda. Coloca num pirex e polvilhe com canela. Se preferir, serva depois de gelar na geladeira.



Fonte: Livro Natal Vegetariano
www.centrovegetariano.org

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

91 anos de BKS Iyengar


Parabéns ao mestre e yogi indiano BKS Iyengar pelos 91 anos completados hoje, dia 14 de dezembro.

Natal das Tradições: o nascimento de Jesus

Nesta semana o Natal das Tradições da Zen People está comemorando o Natal, o nascimento de Jesus de Nazaré, uma importante celebração para os cristãos.

É uma das mais tradicionais celebrações da humanidade e a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente e simboliza a celebração da vida.

Mesmo sendo uma festividade cristã é amplamente comemorada por muitos não-cristãos. E muitos de seus costumes populares têm origens pré-cristãs.

Em sua origem, as comemorações vem da Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol no inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.

A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê.

Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Atualmente o ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o Dia de Reis, 6 de janeiro. Atualmente os costumes populares típicos são a troca de presentes e cartões, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e decoração própria: árvore de Natal, pisca-piscas, guirlanda, presépio. E ainda tem o personagem Papai Noel, uma figura mitológica popular em muitos países.

Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia e simbolismos. Na evolução da história está a compreensão dos símbolos de Natal:

a Árvore de Natal representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida;

os Presentes simbolizam as ofertas dos três reis magos. Este costume é anterior ao nascimento de Jesus: os romanos celebravam a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes e o Ano Novo romano tinha distribuição de presentes para crianças pobres;

as Velas representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos;

a Estrela no topo do pinheiro, representa a esperança dos reis magos em encontrar o filho de Deus.

Desejamos a você um final de ano cheio de paz, amor e compaixão.

Namastê.

sábado, 12 de dezembro de 2009

A Linhaça

por Conceição Trucom

Depois que foi matéria no Globo Repórter, está em alta consumir linhaça.
E, este é um grande problema (pior que desafio) para administrar pois, a mídia e comercialização selvagem se aproveitam da desinformação para anunciar promessas e criar dependências da industrialização, justo um alimento que somente in natura é barato e tem real poder nutricional e terapêutico.

A importância da Linhaça na saúde vai muito além de um sensacionalismo sobre emagrecer e resolver problemas de constipação. Vai além do seu elevado teor de ômega-3, de prevenir e tratar problemas inflamatórios, cardiovasculares e hormonais.

E, como todo bom remédio, é preciso a responsabilidade e comprometimento daqueles que irão consumir e se beneficiar das suas propriedades, para ter resultados de superação, transformações e cura.

A linhaça pode ser consumida como um alimento sagrado pois:

1) Seu sabor adstringente

Se adequadamente consumida e bem combinada com alimentos crus, irá nos facilitar transformações afetivas, comunicação plural e diplomacia em todas as nossas relações: pessoais e interpessoais.

Bons exemplos de alimentos adstringentes são a maçã, as folhas verdes e as frutas de vez como a banana, caju e goiaba. Adstringente significa algo que tem propriedade de detergência, tipo fazer com que água e óleo se misturem. Ou de dissolver gases (flatulência) em meios líquidos ou massa digestiva.

Interessante lembrar que nós, em diferentes situações, também temos sabores, pois existem pessoas doces, picantes, ácidas ou amargas.

Um bom exemplo de pessoa adstringente é o Dalai Lama, um Ser que dá palestras para públicos absolutamente heterogêneos, mas todos se sentem UNOS em sua presença.

Assim, fazer uso de alimentos adstringentes é muito importante, pois nos prepara (principalmente crianças e adolescentes), nos amadurece, para vivermos este tipo de relação com as pessoas e o mundo.

2) A Linhaça é uma Sê-Mente

Um representante perfeito das frutas oleaginosas e dos alimentos biogênicos (que geram vida), se previamente hidratada (pré-germinada ou 'acordada'), irá oferecer ao cérebro todo o material genético para nos possibilitar maior lucidez, boa memória e poder pensante: inteligência plural, ânima, entusiasmo.

A prova de que este fenômeno é real está na semântica da palavra. Ou seja, o importante comando que acontece diante do consumo diário das frutas oleaginosas, desde que previamente germinadas é: Sê-Mente. Nutra seu cérebro para que seus corpos mentais (polaridades positiva, negativa e neutra) consigam Ser, sensorialmente e fisicamente, equilibrados, harmônicos e isentos da dualidade: afetivos de forma centrada.


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.
www.docelimao.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Receita para um Natal vegetariano: Bolo de Natal

Grande parte das pessoas não imagina uma Ceia de Natal sem o tradicional bacalhau ou peru. Mas é cada vez mais comum e mais fácil optar e preparar pratos alternativos e mais saudáveis.

Um Natal vegetariano implica na escolha dos ingredientes certos e o consumo de bebidas mais leves, tudo sem ingredientes de origem animal.

Enfeites de Natal ou mesmo presentes também devem ser escolhidos com muito cuidado.

Neste mês de dezembro, o Blog Zen People vai lhe ajudar a preparar uma ceia mais saudável e mais harmoniosa com a natureza: toda semana dicas e receitas para uma celebração natalina mais ecológica e isenta de exploração animal.

Bolo de Natal

Ingredientes:

2 chavenas de tâmaras picadas sem os caroços
300ml de água
175g de farinha integral
175g de frutas secas diversas
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de especiarias à escolha
4 colheres de sopa de sumo de laranja

Preparação:

Aqueça as tâmaras e a água até que as tâmaras estejam macias. Retire e amasse-as com um garfo. Adicione os demais ingredientes e misture bem. Coloque tudo numa assadeira untada e asse a 170ºC durante 1h30 até que o bolo esteja assado. Depois do bolo arrefecer derreta o açúcar em água quente e adicione as nozes picadas. Ainda quente coloque sobre o bolo. Para decorar use amêndoas, nozes ou castanhas do pará.


Fonte: Livro Natal Vegetariano
www.centrovegetariano.org

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Natal das Tradições: Hanuka

Nesta semana o Natal das Tradições da Zen People está comemorando o Hanuka, a Festa das Luzes, uma importante celebração para o povo judeu.
A festividade simboliza a vitória da luz e transmite a mensagem universal da liberdade.

Em dezembro um presente especial da Zen People para você: a partir de R$250 em compras você ganha o CD Simplesmente Satsang com Marco Schultz vol. 1 de presente!

E mais: frete grátis para todo Brasil!*

Hanuka é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Hanuka começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Hanuka começa no 25º dia. A data cai normalmente em dezembro do nosso calendário gregoriano.

Durante a festividade, que tem caráter familiar, se acende uma Hanukiya, um candelabro de 9 braços (incluindo o central e maior, denominado Shamash, ou servente). Na primeira noite acende-se apenas o braço maior e uma vela, e a cada noite se vai acrescentando uma vela, até que no oitavo dia o candelabro esteja completamente aceso. Este ritual comemora o milagre do azeite que queimou por oito dias no candelabro do Templo de Jerusalém.

Em Hanuka, as luzes são acesas em todos os lares judaicos e a Hanukiya é colocada perto de alguma janela, onde possa estar de frente para a rua. Também há o costume de se jogar um jogo chamado “dreidel”, no qual utiliza-se uma espécie de peão e as crianças ganham prêmios como sonhos, nozes e balas. Outra importante prática é a doação de dinheiro aos menos afortunados.

A celebração tem o significado simbólico da luz desafiando as trevas e transmite uma mensagem universal para todos os povos, nações e crenças de liberdade. As luzes, que devem sempre ser expostas em locais públicos, representam esta liberdade e o respeito ao próximo.

A Festa das Luzes é hoje comemorado como a restauração da soberania judaica em Israel e também como um feriado no mês de dezembro para se presentear os familiares.

*Frete grátis para RJ. Para demais estados em compras acima de R$200.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Campanha de prevenção ao câncer de pele para o verão 2010

Dia 5 de dezembro será lançada em todo país a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo a instituição, a maioria dos pacientes se expõe ao sol sem proteção solar. E de acordo com o Inca, o Instituto Nacional de Câncer, só em 2009 estima-se que serão diagnosticados mais de 120 mil novos casos de câncer de pele.

Na última edição da campanha foram realizadas 43.800 consultas. Neste ano a campanha ganhou mais duas horas do horário de atendimento, que vai das 8h às 16h nos postos e hospitais públicos credenciados e nas tendas em lugares de grande circulação.

As pessoas atendidas que apresentarem suspeita de câncer serão encaminhadas para tratamentos gratuitos. Os médicos também vão ensinar a se proteger do sol e a aplicar protetores solares.

Na campanha passada, do total de pacientes examinados 65,4% relataram tomar sol sem qualquer filtro solar ou proteção e 10% receberam diagnóstico de câncer de pele. Cerca de 0,8% do total apresentaram tumores malignos.

Outra novidade para este ano é o uso de um caminhão adaptado com dois consultórios para receber equipes de dermatologistas. Ele percorrerá dez mil quilômetros do litoral brasileiro até o dia 7 de fevereiro. Os médicos e enfermeiros vão prestar atendimento das 9h às 15h.

Sábado, no lançamento da campanha, o caminhão estará na praia do Arpoador e na terça-feira na Praça do Ó, na Barra da Tijuca. Depois segue para São Paulo e litoral sul e nordeste. Os endereços dos locais de atendimento estão disponíveis no site da sociedade www.sbd.org.br ou pelo telefone: 0800-7013187.

Aproveite o verão com segurança. Proteja-se!

Use filtro solar de pelo menos 15 FPS, óculos e boné ou chapéu.
E lembre-se que o horário mais seguro para se expor ao sol é antes das 10h e após as 16h.

Namastê,

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Conheça o Yoga Cards

O Yoga Cards é um material didático para estudo e prática de yoga inédito no Brasil.
É composto por 180 cartas com fotografias e nomes das posturas (ásanas) de yoga em sânscrito e em português.

O objetivo é facilitar o aprendizado mostrando de maneira clara e objetiva o nome e o significado dos ásanas, associando-os às fotos para rápida memorização.

Lúdicos, os cards estimulam a criatividade e ajudam ao praticante aprender de maneira fácil, rápida e visual.

Com o Yoga Cards você monta inúmeras sequências estimulando sua criatividade e possibilitando a montagem de uma prática diferente a cada dia.

Desenvolvido pela professora Clizia Bosatelli, em seu primeiro volume abrange nível básico e intermediário dos ásanas.

Como fonte de referência foram usados os livros e ensinamentos de Iyengar, Sivananda e Dharma Mittra.

Adquira o seu no site Zen People.

Namastê,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails