Páginas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal das Tradições: o nascimento de Jesus

Nesta semana o Natal das Tradições da Zen People está comemorando o Natal, o nascimento de Jesus de Nazaré, uma importante celebração para os cristãos.

É uma das mais tradicionais celebrações da humanidade e a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente e simboliza a celebração da vida.

Mesmo sendo uma festividade cristã é amplamente comemorada por muitos não-cristãos. E muitos de seus costumes populares têm origens pré-cristãs.

Em sua origem, as comemorações vem da Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol no inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.

A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção.

Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê.

Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Atualmente o ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o Dia de Reis, 6 de janeiro. Atualmente os costumes populares típicos são a troca de presentes e cartões, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e decoração própria: árvore de Natal, pisca-piscas, guirlanda, presépio. E ainda tem o personagem Papai Noel, uma figura mitológica popular em muitos países.

Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia e simbolismos. Na evolução da história está a compreensão dos símbolos de Natal:

a Árvore de Natal representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida;

os Presentes simbolizam as ofertas dos três reis magos. Este costume é anterior ao nascimento de Jesus: os romanos celebravam a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes e o Ano Novo romano tinha distribuição de presentes para crianças pobres;

as Velas representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos;

a Estrela no topo do pinheiro, representa a esperança dos reis magos em encontrar o filho de Deus.

Desejamos a você um final de ano cheio de paz, amor e compaixão.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails