por Tatiane Rangel
A caminhada é um ótimo exercício. Além de ser um hábito saudável tanto para o corpo – aumentando o condicionamento físico - quanto para a mente, ela integra as pessoas. Quem caminha nas ruas, nos parques, nas praias sabe que com o tempo acaba fazendo amizades com outros praticantes.
Muitas pessoas que não podem praticar esportes ou fazer exercícios físicos mais intensos podem optar pela caminhada e levar muita saúde e disposição para o seu dia-a-dia. Mesmo aqueles que querem desacelerar as atividades por um período serão muito beneficiados mantendo o pique caminhando. E mais: em comparação com outras atividades, os riscos de lesões são mínimos.
A caminhada pode ajudar a alcançar o peso ideal e não só por objetivos estéticos mas essencialmente para manter a saúde. O excesso de peso aumenta o risco para doenças cardiovasculares, aumenta as chances de desenvolver hipertensão e níveis elevados de colesterol ruim e diabetes. Além disso, é também uma prática que ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos: meia hora três vezes por semana pode ser tão eficiente quanto o uso de medicamentos.
Confira agora alguns dos maiores benefícios da caminhada:
-emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores;
-reduz as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
-provoca oxigenação cerebral liberando endorfinas, os hormônios que tranqüilizam e trazem bem-estar;
-aumenta a taxa do hormônio do crescimento;
-diminui a freqüência cardíaca e a pressão arterial;
-controla a obesidade, evita as varizes, reduz risco de derrame cerebral, aterosclerose e lombalgias;
-ajuda a evitar várias disfunções como: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes, intestino preguiçoso;
-torna os ossos mais fortes e previne a osteoporose com o aumento da massa óssea;
-melhora a estabilidade articular;
-aumenta a força, a flexibilidade, a resistência aeróbica e anaeróbica;
-ajuda a corigir vícios posturais, melhora a respiração, fortalece o sistema imunológico;
diminui o stress e combate a depressão;
-é o exercício mais indicado para o diabético. O ideal é usar tênis confortável e caminhar em local plano e bem ventilado. Há redução dos níveis de glicose e melhora da ação da insulina, o que reduz o uso de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Também queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.
Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.