Em dezembro, a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) anunciou que a partir de janeiro começa a circular o primeiro ônibus híbrido na cidade do Rio de Janeiro. O veículo, que irá circular pela Zona Sul da cidade, possui a capacidade de gerar sozinho, com a ajuda de um motor a diesel, a energia necessária para realizar seu deslocamento.
Em fase experimental, o protótipo fabricado no Brasil irá operar acompanhado de um ônibus convencional, que fará o mesmo percurso e no mesmo horário para poder comparar os desempenhos.
Silencioso, confortável, econômico e menos poluente – estes são os benefícios do carro híbrido. Seu funcionamento é da seguinte forma: quando a carga da bateria acaba ele passa a rodar com o motor a diesel, que serve para carregar novamente a bateria. Embora custem 40% mais do que os ônibus convencionais, possuem vida útil bem superior: cerca de 25 anos.
Os ônibus híbridos são atualmente uma tendência na Europa e nos Estados Unidos. Em Londres a promessa é trocar toda a sua frota para as Olimpíadas 2012.
A Fetranspor, que paticipa deste projeto em parceria com outras empresas, já pensa até em usar, mais à frente, biodiesel e etanol combinados com eletricidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.
Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.