Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jala Neti com Lota ou Nasalpote

Jala Neti é a prática de higienização nasal através do aparelho Lota. O Lota é um aparelho feito de cerâmica esmaltada e refratária, já o Nasalpote é um aparelho feito em plástico, ideal para ser levado em viagens. A prática de Jala Neti é feita na Índia desde os tempos remotos pelos hatha iogues.

É o tratamento natural e ideal para rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias de um modo geral, ronco, apnéia, efeitos da poluição do ar e ar condicionado. E ainda ajuda a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, melhora a oxigenação cerebral, aumenta a capacidade de concentração e memória.

Como Usar o Lota (ou Nasalpote)

Aqueça 400ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna e adicione uma colher de chá rasa de sal marinho. Coloque a mistura no lota e introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca durante todo procedimento. Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra narina. Repita o procedimento para o outro lado. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

A água morna tem função vasodilatadora e o sal age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, três gotas de limão.

Hoje em dia a prática de Jala Neti é indicada à noite, antes de dormir, pelos professores de yoga ocidentais. Uma vez que vivemos em grandes metrópolis e estamos sujeitos a muita poluição atmosférica a prática pela manhã expõe as mucosas nasais a toda esta poluição.

O fenômeno da Difusão por Capilaridade

Quando você derrama uma gota de água numa folha de papel, a água se infiltra pelos capilares se espalhando por um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenômeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura (água morna) e concentração (o sal) e o tempo de passagem da água através do septo nasal, acontece o mesmo fenômeno a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais, nesse momento acontece o amolecimento das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite, que estão aderidas, porque os ossos são porosos, e começam a sair na forma de secreção, ou seja, limpeza.

Os fármacos que “secam” a secreção fazem com que ela não saia de lá, por isso o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso na cura da sinusite. E de uma forma totalmente natural. Sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos.

Lota e Nasalpote já à venda em nosso site www.zenpeople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails