Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Yoga na gravidez

por Vanessa Buchheim

A prática de yoga visa a união entre corpo físico e a mente. Em algumas fases de suas vidas, as mulheres passam por grandes transformações no corpo que também se refletem na mente. São elas o período menstrual, a gravidez e a menopausa. O yoga ajuda as mulheres a lidarem melhor com as alterações de seu corpo durante estes períodos especificamente.

O ideal é adaptar a prática de yoga enfatizando o que precisa ser cuidado naquele momento. A prática de yogaasanas é extremamente benéfica à saúde física e mental da mulher nestes períodos especiais da vida. Para isto existem adaptações necessárias para garantir uma prática saudável e segura.

A prática de yoga para gestantes adapta-se ao período gestacional de cada mulher, atuando como um suporte para a compreensão das mudanças diárias pelas quais o corpo e a mente passam. Alivia os desconfortos mais comuns e promove bem-estar, equilíbrio e paz. O yoga oferece a oportunidade da gestante vivenciar o amor materno e esse momento tão especial em sua vida com delicadeza e segurança. Promove autoconhecimento e crescimento interior.

O yoga se torna uma ótima preparação para o parto: ajuda a focar no momento presente, a conectar com o todo e a integrar os movimentos a respiração. A prática de yoga com muito esforço não é um exercício aconselhado para gestantes, o mais indicado é um trabalho mais sutil, um exercício de alinhamento interno, de mais contato da mãe com o seu bebê e da sintonia entre o corpo e a mente.

A prática de yoga nestas condições leva a um estado de calma e clareza, tornando a mulher mais pacífica e com maior clareza em relação ao processos que acontecem em seu interior, reduz a ansiedade e as expectativas e medos que muitas vezes acompanham o novo e desconhecido processo da gestação.

Entretanto, a habilidade de se concentrar e se conectar necessita de prática, portanto durante a gestação é recomendada a prática de uma pequena série de posturas, que podem ser adaptadas, acrescidas de outras ou eliminadas de acordo com cada período da gestação, sempre prezando pelo maior conforto, pela redução dos desconfortos específicos como as dores lombares, enjôos, fadigas, inchaço, dentre outros.

Com a prática, a mulher passa a se conhecer melhor físico e emocionalmente. Como a gravidez é uma fase de muitas mudanças o yoga ajuda a gestante entrar numa sintonia fina com seus estados físicos e mentais, além de emocionais e espirituais ao longo de toda a gestação e no pós-parto.

A qualidade do ambiente da prática é muito importante: um local aconchegante, tranqüilo e silencioso propicia melhores resultados. Dentre os muitos benefícios advindos com a prática de yoga tanto para a mulher quanto para o bebe, os mais notáveis são o aumento da qualidade do vínculo da mãe com o bebe, especialmente no pós-parto e a preparação da região pélvica para o parto e o pós-parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails