Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ioga diminui os níveis de ansiedade e depressão, indica estudo da Unifesp

Jornal O Globo
Publicada em 08/10/2009 às 15h25m


A ioga pode melhorar o humor e diminuir os sintomas da depressão ou de transtornos de ansiedade, indica uma nova pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O objetivo do estudo foi verificar a eficácia da ioga como recurso terapêutico no ambiente de trabalho e se poderia ser indicada como terapia complementar em tratamentos psicológicos ou psiquiátricos.

O resultado indica que a prática pode melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o estresse piora a saúde de 60% dos executivos nas grandes empresas e afeta 90% dos adultos em todo o mundo.

O cálculo da amostra foi realizado partindo de um projeto piloto contendo 15 indivíduos de um grupo experimental de uma empresa e 15 no grupo de controle (que não realizou a prática). Entre os diversos resultados obtidos, constatou-se que 68% dos indivíduos do grupo da ioga apresentavam índice mínimo de depressão, enquanto no grupo que não pratica apenas 39% apresentaram tal melhora. Outro dado importante foi o grau de ansiedade do grupo de ioga que apresentou grau mínimo de ansiedade (76%), sendo que os indivíduos do grupo de controle apresentaram apenas 7%.

- A ioga incentiva os praticantes a tomarem consciência de seu corpo e de suas tensões através de posturas físicas. Além disso, por focar o autoconhecimento, concentração e meditação, sua prática também pode contribuir para facilitar a autoconfiança e um sentimento pessoal de maior senso de controle e qualidade de vida - afirma Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, professor do curso de pós graduação em Medicina Comportamental, do departamento de Psicobiologia da Unifesp.

www.oglobo.com.br
Fotografia: Ana Grillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails