Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade

Em 2006, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

O objetivo é chamar atenção da comunidade internacional para a perda contínua da biodiversidade no planeta. A ideia da ONU é aumentar a conscientização da importância da biodiversidade através de ações a níveis local, regional e internacional. Junto à questão das mudanças climáticas, a perda da biodiversidade é o maior desafio para a humanidade hoje. Um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção devido à perda de habitat, à caçada humana e às mudanças climáticas. Os esforços para conservação das espécies são cada vez mais urgentes e necessários.

O Brasil é o primeiro país do mundo em biodiversidade e sua conservação será um dos temas de maior destaque neste ano. Toda atenção do mundo certamente se voltará para o Brasil. Abrigamos em nosso território uma imensa riqueza biológica e por isso temos uma grande responsabilidade de cuidar de sua preservação e sobrevivência. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, há cerca de 400 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Destas, sete já são consideradas extintas, como a arara-azul-pequena. A lista de espécies da flora ameaçadas de extinção é maior ainda.

A extinção de espécies é um fenômeno natural que, naturalmente, leva milhares ou até milhões de anos para acontecer. A ação humana é que vem acelerando o processo. Atualmente, as principais causas de extinção são a degradação dos ambientes naturais, causadas pela expansão urbana, agricultura, pecuária, poluição e etc. Estes fatores reduzem o habitat das espécies e provocam o isolamento de suas populações aumentando o risco de extinção. Conforme a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a taxa de perda de espécies chega a cem vezes à da extinção natural, e cresce exponencialmente.

Todos os anos, a ONG WWF nos Estados Unidos divulga a lista dos dez animais mais ameaçados do planeta. Este ano, a lista inclui cinco animais que estão sendo diretamente afetados pelo aquecimento global: o tigre, o urso polar, a morsa do Pacífico, o pinguim de Magellanic e a tartaruga-gigante. No Ano da Biodiversidade, o perigo de extinção deve ao menos ser visto como um apelo para que a sociedade, os governos e as ONGs ampliem os esforços na conservação da diversidade biológica mundial.

A COP da biodiversidade já tem encontro marcado. Será em outubro de 2010 na cidade de Nagoya, no Japão. O encontro avaliará os resultados do comprometimento assumido em 2002 pelos governos dos países para a preservação das espécies.
Preservar as diversas espécies é uma forma de manter e de garantir qualidade de vida também para as gerações futuras. É preciso que populações e governos conheçam o decréscimo que têm causado na biodiversidade e tomem iniciativas.
A natureza é uma rede complexa e ricamente interligada que precisa ser mantida para a vida continuar existindo. Esta harmonia tem sido cada vez mais balançada e ameaçada pela ação destrutiva do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails