Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Yoga e o Surfe

Yoga e surfe têm mais em comum do que se imagina. Ambas atividades integram o ser humano à natureza, trabalham o corpo físico e o sutil, despertam a consciência. São formas de meditar. No yoga temos os ásanas e os pranayamas (exercícios de respiração), no surfe temos os movimentos do homem em comunhão com os movimentos da natureza. Duas distintas filosofias que conectam o homem às forças energéticas da natureza.

Muitos surfistas contam que se identificam com o yoga pela união com o divino, o sagrado, que as práticas proporcionam. A paz e a tranqüilidade sentidas ao estar em contato direto com a natureza são também sensações buscadas pelos praticantes de yoga.

Assim como os praticantes de esportes em geral, os surfistas procuram desenvolver maior concentração, autoconhecimento, flexibilidade e é aí que o yoga entra proporcionando estes e muitos outros benefícios. A prática de pranayama mantém o condicionamento cardiovascular e os ásanas trabalham fortalecimento e alongamento das áreas do corpo mais requisitadas pelo surfe: a lombar, a cervical, as pernas e o quadril.

Surfistas yogis confirmam a execução de suas manobras melhoraram muito depois de iniciarem no mundo do yoga. Além do trabalho físico, que reduz as dores musculares, há também o desenvolvimento das faculdades mentais, a redução da ansiedade e das tensões.
O aumento da consciência corporal e da concentração ajudam os esportistas a superarem seus limites com consciência e clareza mental, mesmo em situações difíceis e decisivas ou mesmo com dores.

Surfistas passam maior parte do tempo remando e pouco tempo deslizando nas ondas. Ao remar há hiperextensão da região lombar e da cervical da coluna vertebral, o que pode desidratar os discos intervertebrais e originar hérnias de disco nestas regiões. A prática de yoga entra como uma verdadeira terapia, compensando estes movimentos repetitivos. Ao trabalhar todo corpo físico tanto com as flexões quanto com as extensões da coluna o yoga fortalece, protege e prepara a coluna vertebral para os esforços.

Confira agora os principais benefícios que a prática de yoga traz para quem surfa:

Aumento da capacidade cardiorrespiratória e pulmonar;
Fortalecimento dos principais grupos musculares para a prevenção de lesões e dores;
Melhora no alongamento, na força, no equilíbrio e na agilidade;
Diminuição da freqüência de câimbras;
Desenvolvimento do reflexo;
Maior concentração e foco;
Autoconhecimento e autoconfiança para enfrentar momentos críticos.

Dica Zen People:

DVD Yoga Pro Surf
Treinamento para surfistas volume 1
Aprimore sua resistência, gilidade, alongamento e equilíbrio com técnicas de yoga direcionadas para todos os níveis de surfistas, do iniciante ao profissional. Este vídeo-treinamento oferece um programa de exercícios para quem procura uma vida saudável e melhor desempenho no surfe. O DVD oferece os treinamentos de Power Yoga, alongamento e exercícios de respiração. Também conta com entrevistas de Carlos Burle, Sylvio Mancusi, Romeu Bruno, Rodrigo Rodrigues e André Tannus.
Já à venda em nosso site!

"A união entre o Yoga e o surf é recente, mas essencial. Está na essência de ambas as práticas o
despertar da sensação de plenitude e felicidade no ser humano. Por isso, são muitos os yogis que
descobrem o surf e se apaixonam e muito mais ainda os surfistas que mergulham no Yoga e descobrem uma prática complementar ao surf. Vejo o DVD Yoga pro Surf como a formalização dessa união entre uma visão de mundo milenar e um esporte, ou melhor, um estilo de vida conectado à natureza."
Tales Nunes
Editor do Cadernos de Yoga
www.cadernosdeyoga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails