Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dicas para combater a insonia e dormir bem

Sentir sono o tempo todo é muito mais comum do que se imagina, mas é preciso investigar as causas. Um estudo publicado em abril na revista Sleep Council mostrou que 36% dos britânicos dormem muito mal à noite e uma média 6,6 de horas, bem menos do que as oito horas recomendadas.

240 mil britânicos foram diagnosticados com algum tipo de fadiga severa, que leva a sintomas como síndrome da fadiga crônica, dores musculares e falhas de memórias. O cansaço constante causa ansiedade, depressão e afeta a capacidade de pensar claramente e reagir bem. Os números e os sintomas, segundo os especialistas, são muito parecidos no mundo todo.

Mesmo se a causa da sonolência não for clara, algumas medidas podem ser feitas para amenizar o cansaço. Segundo Richard Vautrey, da British Medical Association, as causas podem variar de estresse a problemas físicos, como anemia, diabetes ou hipoglicemia.

- Normalmente, quando não há um motivo claro, a causa costuma ser estresse ou algum problema que esteja ocorrendo na vida pessoal. O ideal, nestes casos, é manter uma dieta balanceada, fazer exercício regularmente, que libera endorfina e dá energia, limitar o álcool e parar de fumar. Preste atenção também ao peso. E faça coisas que ajudem a relaxar - explica o médico.

A recomendação para se exercitar pode parecer contraditória, mas os médicos afirmam que é a melhor solução. Pesquisadores da Universidade da Geórgia, em estudo publicado em fevereiro de 2008, mostraram que houve um aumento de energia no grupo pesquisado de 20% quando as pessoas se exercitavam comparado ao grupo que ficou parado. A recomedação é de praticar meia hora três vezes na semana, de preferência yoga.

Woodson Merrell, diretor de medicina integrativa do Centro de Saúde Continuada da cidade de Nova York, que une práticas alternativas à medicina convencional, dá uma lista de conselhos, alguns listados em seu livro "The Source, Unlock Your Natural Energy, Revitalise Your Health and Change Your Life". O médico recomenda que as pessoas tenham uma válvula de escape para o estresse e consigam identificar as áreas de sua em que podem haver mudanças positivas. Ele aconselha ainda a meditar durante a manhã, um dos momentos mais estressantes do dia.

Sua avaliação sobre a necessidade de repouso está de acordo com a dos médicos que também recomendam oito horas de sono.

- Muitos estudos mostram que quando estamos privados das horas necessárias de sono, o corpo compensa produzindo o hormônio cortisol (ligado ao estresse, que aumenta as taxas de açúcar no sangue) e torna ainda mais difícil dormir à noite. Se você não dorme à noite, tende a reter gordura corporal, que também leva à sonolência e debilita o sistema imunológico. A disposição no dia seguinte também tem a ver com a qualidade do sono - explica Woodson Merrell.

O especialista recomenda banhos aromáticos com lavanda, músicas bem suaves, abstinência alcoólica. Também ensina o que fazer quando você acorda no meio da noite:

- Se sentir que está despertando, pense no que estava sonhando. É bem provável que você voltará a dormir.

Dica Zen People para espantar a insonia: praticar yoga e meditação.


Fonte: Texto adaptado de www.oglobo.com.br

Um comentário:

  1. Comecei a praticar técnicas de relaxamento há uns anos e hoje em dia sinto-me muito melhor.

    Se também pratica este tipo de técnicas, vá a http://videos.sapo.pt/ZbM7OBhAi8V8H9o074Y8... De certeza que irá gostar ;)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails