Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Spray para arejar o seu tapetinho de yoga

por Letícia Braga

Os óleos essenciais são conhecidos há milênios e utilizados por muitas culturas por causa de seus poderes quase mágicos. As civilizações mais antigas queimavam madeiras aromáticas cuja fumaça perfumada acreditavam ser uma ponte entre os homens e as forças divinas. A palavra perfume, aliás, deriva dessa prática, em latim per quer dizer ‘através’ e fumus ‘fumaça’.

Com o tempo surgiram os incensos e, mais tarde descobriu-se como destilar os óleos essenciais das mais variadas espécies de plantas. No entanto, foi só recentemente que a sabedoria dos aromas deixou de ser um segredo de poucos e passou a estar disponível para todos. Hoje qualquer um pode ir a uma farmácia de manipulação ou loja de produtos naturais e encontrar óleos de boa qualidade. Nem sempre são baratos, mas vale a pena se certificar de que são realmente naturais e puros, e não sintéticos. E confie sempre no que seu olfato diz pra você, o cheiro que nos atrai não passa pela mente, vai direto para a área do cérebro ligada à emoção, e nosso coração guarda uma inteligência que não é desse mundo.

A seguir está uma receitinha caseira que tenho utilizado para arejar o meu tapetinho de yoga, já que não dá para lavar toda semana. Eu uso álcool e três óleos essenciais fáceis de encontrar e que podem ser utilizados com segurança, são eles: tea tree, lavanda e alecrim. O tea tree ou melaleuca, tem um aroma fresco e medicinal, seu óleo é extraído das folhas de uma árvore nativa da Austrália e tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas. A lavanda (tanto a officinalis quanto a angustifolia) tem um aroma doce e floral, seu óleo é extraído de um arbusto de flores lilases nativo da região mediterrânea, e tem propriedades anti-sépticas e harmonizadoras. O alecrim ou rosmarinus officinalis, tem um aroma penetrante e herbáceo, seu óleo é extraído das folhas de um arbusto também nativo da região mediterrânea, onde até hoje é considerado uma planta sagrada, tem propriedades desinfetantes e antifúngicas.

A mistura a seguir é apenas uma idéia, existem muitas combinações e proporções possíveis, mas esta tem me servido para manter o meu tapetinho com um cheirinho fresco mesmo quando está chovendo e não há onde pendurar para pegar um sol ou um arzinho que seja.

1 copo de álcool (comum ou de cereais)
30 gotas de óleo essencial de Tea Tree (ou melaleuca)
30 gotas de óleo essencial de alecrim
30 gotas de óleo essencial de lavanda

Colocar a mistura num borrifador e agitar bem antes de usar. Pode ser usado também dentro dos sapatos.


Leticia Braga é escritora e praticante de yoga.
leticiafb@superig.com.br

Um comentário:

  1. Namastê!Adorei a sugestão de arejar o Mat.Sou instrurtora de yoga e tenho utilizado a aromaterapia aplicado ao yoga.Os alunos tem gostado,passarei a receitinha á eles.As toalhas absorventes auxiliam na manutenção em manter o mat mais limpo,mas o preço ñ é acessível a todos,acabamos substituindo por cangas,toalhas comuns,ainda mais quem ñ possui seu própio mat.a receitinha veio a calhar e com o inverno chegando...a tal gripe...,irá ajudar muito na assepsia.Abrásanassss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails