Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Luta contra o aquecimento global

Em dezembro deste ano teremos o encontro mais importante do nosso tempo: a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15) em Copenhague, a capital da Dinamarca. Lideranças de todo o planeta estarão reunidas entre os dias 7 a 18 para firmar acordos para reduzir a ameaça do aquecimento global.

Para frear o aquecimento é necessário reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, já que são eles os responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre. Diminuir a emissão desses gases implica sérias modificações como: redução do uso de combustíveis fósseis trocando-a por energias mais limpas e renováveis; redução do desmatamento e mudança de nossos hábitos de consumo e estilos de vida.

Para reduzir as consequências do aquecimento global a concentração de carbono precisa ser estabilizada até 2017, quando deve começar a cair, chegando a ser 80% menor do que em 1990.

De acordo com o 4º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão que reúne os mais renomados cientistas especializados em clima do mundo, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C, em relação à era pré-industrial. Caso contrário as alterações climáticas sairão completamente do controle.

Na COP 15 espera-se a criação de um sistema internacional para monitorar e verificar a redução das emissões dos poluentes. E, ainda, deve haver o compromisso de que as nações planejem seu crescimento econômico com base em baixas emissões de CO2 e se comprometam a compartilhar com as nações pobres tecnologias para a geração de energias limpas.

Nós, consumidores, também podemos - e devemos - contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa. Simples mudanças de hábito já fazem grande diferença para o planeta. Colabore você também! Veja algumas dicas:

- troque o carro ou ônibus por caminhadas e a bicicleta sempre que possível;
- certifique-se de que seu carro está com o motor regulado, isto permite um funcionamento mais eficiente, gerando menos gases nocivos;
- recicle, pois o lixo que não é reciclado vai para aterros que geram gás metano. Além disso, produtos reciclados requerem menos energia para serem produzidos;
- plante, as plantas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio.

Um comentário:

  1. Em uma cidade de trânsito caótico e destituído completamente de EDUCAÇÃO ,todos, sempre que puderem ,devem caminhar ou usar os ônibus refrigerados quando as distâncias são maiores...é um pouco compulsiva esta necessidade de usar o carro no Rio prá tudo!! Nem lugar prá estacionar existe, tudo muito estressante, sem falar nas horas perdidas nos congestionamentos!
    Coleta de lixo seletiva, então , deveria ser matéria escolar obrigatória nas escolas públicas e particulares!
    Todos podemos contribuir para o nosso planeta durar um pouco mais!
    Namastê
    Sol

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails