Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dieta equilibrada ajuda a melhorar a saúde e o humor

Mudanças simples em nossa alimentação diária pode trazer inúmeros benefícios. Estudos científicos já comprovoram que além de mais saúde e vitalidade, consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas aumenta a qualidade de vida e melhora o humor. Confira abaixo os resultados dos últimos estudos na reportagem publicada na imprensa:



Mudanças na dieta ajudam a melhorar a saúde e o humor
26/01/2010
O Globo


Alguns alimentos têm o poder de melhorar a digestão, aumentar a qualidade do sono e podem até mesmo deixar você mais feliz. Pesquisas feitas por universidades como Harvard e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostram que aumentar a ingestão de fibras e diminuir o consumo de gorduras e álcool pode diminuir as dores de cabeça. Já o consumo de pratos ricos em ômega 3, presente no salmão, na sardinha e no atum, afasta as chances de depressão. Confira a lista dos alimentos que fazem bem ao corpo e aumentam a felicidade:

Alimentos ricos em vitamina B12 e ácido fólico - Entram nesta lista carnes magras, as folhas verdes escuras como o brócolis e o espinafre, os ovos e as leguminosas como o feijão e o grão de bico. Segundo pesquisadores da King´s College, em Londres, as duas vitaminas ajudam a equilibrar o sistema nervoso central e afastam o risco de demências. Em países onde a ingestão de B12 e ácido fólico é alta, o risco de depressão é baixo.

Frutas e verduras - Donos de uma concentração altíssima de vitaminas, minerais e antioxidantes, estes alimentos regulam o intestino e fornecem energia. Pesquisas indicam que pessoas que consomem frutas e verduras todos os dias são 11% mais saudáveis do que aqueles que não têm o hábito de comê-las com regularidade. O ideal é comer de 400 a 600 gramas (ou dois copos de requeijão cheios) de legumes e frutas todos os dias.

Alimentos ricos em selênio - Poderoso antioxidante, o selênio protege as funções cerebrais e podem diminuir a depressão ligada ao envelhecimento. Basta comer uma castanha-do-pará por dia para suprir a necessidade deste mineral. Além da castanha, também está presente nos grãos integrais, nos feijões, nas carnes magras, nos laticínios desnatados e nos frutos do mar.

Peixe -Comer peixe no mínimo três vezes por semana traz uma série de benefícios para a saúde. Homens e mulheres com uma dieta rica em ômega 3, encontrado no salmão, na sardinha, na truta e no atum, têm menos sintomas depressivos, indica um estudo da Universidade do Tennessee, EUA.

Chocolate amargo -Capaz de aumentar a produção de endorfinas, o chocolate amargo também é rico em polifenois que protegem as artérias. Um estudo feito na Noruega mostrou que homens que comiam uma barra de chocolate amargo diariamente tinham um risco menor de infartos . Mas, para obter os efeitos benéficos sem engordar, basta comer uma barra pequena (30 gramas).

Alimentos ricos em vitamina D - Mulheres com pouca vitamina D no organismo têm mais tensão pré-menstrual (TPM), são mais ansiosas e costumam ser mais deprimidas. A vitamina D é sintetizada pelo contato dos raios solares com a pele, mas a alimentação também pode dar uma ajudinha. Fígado de boi, queijos e gema de ovo são ricos na substância. Vale a pena também investir em alimentos fortificados com a vitamina D, principalmente leite e iogurte, sucos e cereais integrais.

Fonte: www.oglobo.com.br

Um comentário:

  1. eu tenho problemas de ansiedade seria mesmo
    yoga pode me ajudar a mi livrar desse disconforto que a ansiedade tras pra mim :/

    bjos

    me respondam por esse email por favor
    Geiysel_sago@hotmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails