Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Alimentação e Ayurveda

por Brenda Kalil

Ao ler este título, a maioria das pessoas já pensa num cardápio específico, restritivo e ou vegetariano (vegano-estrito). Isso sem citar o folclore de ter que importar tudo da Índia para que o consideremos ayurvédico. Ledo engano. Como a própria palavra diz, Ayurveda significa o estudo da vida (ayur é vida e veda, conhecimento, ciência). Então, como vamos especificar um mesmo cardápio para diversas latitudes e longitudes do planeta, sem observar as condições climáticas as quais os indivíduos de cada região são expostos e, primordialmente, as características de cada local? Seria inevitável incorrer em erros.

É por isso que o Ayurveda estuda cada indivíduo como exclusivo, único, e orienta uma dieta de acordo com as suas individualidades, levando em conta a sua exposição ao trabalho, intempéries, ao dia-a-dia. Por exemplo, se tivermos dois indivíduos vata, será que podemos recomendar a mesma dieta para ambos? Leite é um dos alimentos benéficos para vata, mas e se um dos indivíduos tiver intolerância à lactose, o que é muito comum nos dias de hoje? E atualmente nem sabemos se temos acesso ao que realmente poderíamos chamar de leite, se lembrarmos da forma como são criadas as vacas e a sua manipulação pelo homem na ganância de auferir lucros.

O Ayurveda postula a divindade dos alimentos como era antigamente, quando o alimento era considerado algo vivo, que trazia a vida em seu interior. Atualmente, como obtemos nosso alimento? No supermercado, embalado, transportado, com conservantes e etc. Ou já o compramos semipronto, pré-cozido, tudo isso em nome de uma praticidade e modernidade sem medida.

Por que mencionamos tudo isso para falar de alimentação? Quando o Ayurveda vislumbra o alimento, direciona muito mais a energia que o envolve do que a quantificação de proteína, carboidratos e vitaminas. O que conta é seu valor real, que energia ela vai trazer, como será transmutado e como vai nutrir. E mais: como estava o indivíduo no momento de sua ingestão e em que ambiente ela ocorreu? Por exemplo, não devemos comer assitindo televisão ou após recebermos uma notícia catastrófica, afinal já foi bastante demonstrado como alimentar-se nestas condições pode ser prejudicial.

Como devemos proceder? Primeiro, observar se você sabe qual seu dosha e quais os alimentos que o beneficiarão, sob qual temperatura e se possui alguma intolerância alimentar. É muito simples, basta um pouco de leitura e de conhecimento para exercermos corretamente o cuidado com nossa alimentação e saúde. E devemos lembrar com pesar o mau uso que o homem faz atualmente da carne de todos os animais. Como algo que vem acompanhado da energia de cada alimento e, desta forma, devemos estar atentos para a qualidade da energia com a qual estamos nos alimentando. Vale a reflexão.

Texto originalmente publicado no Boletim da ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda) de 2009.

Publicamos em memória da médica especializada em Ayurveda Brenda Kalil, falecida em janeiro de 2010.
Portadora de Diabetes, por mais de 15 anos, convivia com a doença sem o uso de remédios convencionais utilizando-se somente do Ayurveda para controle e manutenção de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails