Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cuidando do kapha no inverno - segunda parte

Por Dra. Maria Stela De Simone

A digestão

O aumento de kapha gera tendência à obesidade, letargia, digestão lenta, compulsões e vícios alimentares, dor articular, diminuição da motivação, colesterol elevado, diabetes, alergias e congestões. Tal desequilíbrio é causado pelas qualidades predominantes de kapha – frio, umidade e peso – que podem afetar a digestão e torná-la lenta. Assim, a absorção dos nutrientes fica prejudicada e o corpo, além de não extrair do alimento tudo o que necessita, não elimina bem as toxinas e partículas não digeridas. Estas partículas de alimento não digerido são chamadas de "ama" em Ayurveda e, se mantidas dentro do sistema durante um período prolongado de tempo, causam congestão, danificam as células e tornam os tecidos vulneráveis às doenças.

Sobre alimentos

Identificar uma refeição que aumente muito kapha não é difícil: em primeiro lugar, observe o tipo e a quantidade de alimento que você come e a hora do dia que está comendo. Depois, veja se logo após a refeição seu corpo e sua mente experimentam uma sensação de peso, moleza e sonolência. Isso ficará mais evidente em pessoas de natureza predominantemente kapha, é claro.
O Ayurveda oferece um vasto conhecimento sobre alimentação para equilíbrio de kapha. Em primeiro lugar, se você tem uma natureza kapha predominantemente, não tem a capacidade de digerir grandes quantidades de alimentos, porque sua digestão é mais pesada e lenta, atributos da terra e da água, elementos predominantes desse dosha: é melhor que faça pequenas refeições, sem pular nenhuma. O ideal é que toda a comida seja fresca, pois só o alimento fresco é inteligente, rico em prana e ajuda a devolver o equilíbrio natural das células do corpo e da mente. Restos de comida, enlatados, congelados e alimentos velhos danificam o corpo. Os alimentos refinados não tem prana, portanto não colaboram com a nutrição profunda do nosso corpo, apesar de disponibilizarem calorias. Considere estes aspectos da próxima vez que for fazer suas compras.
Para ter saúde é preciso aprender a escolher.
Outros aspectos importantes: almoce num horário de predomínio de Pitta, entre 10 e 14 horas, tentando ficar numa faixa mais próxima do meio-dia, quando o sol está no seu ápice. Pense no seu almoço e jantar mais do que refeições como lanches, etc. Restrinja o consumo de gelados, leite, carnes, castanhas, óleos, açúcar, sal e alimentos fermentados ou com sabor ácido. Atenção, restringir não é eliminar, apenas diminuir do cardápio.
Procurar comer vegetais folhosos verdes cozidos todos os dias junto com grãos integrais, que são ricos em proteína, como a cevada, milheto, aveia, cuscuz, o trigo sarraceno, aveia, quinoa e amaranto. Lentilhas, tofu e amêndoas são também excelentes fontes de proteína. Fique longe de arroz, trigo e açúcar refinados, comendo apenas uma vez por semana.
Uma colher de sopa de mel por dia é uma ótima pedida – exceto para pessoas portadoras de diabetes. Em relação aos óleos, use duas colheres de azeite ou ghee (manteiga clarificada) por dia, mas não esqueça de que, e você tem colesterol alto, deve ser mais cuidadoso). Se a vontade de tomar leite for grande, use o desnatado, cozinhando-o durante algum tempo com uma pitada de gengibre e cúrcuma em pó antes de beber. Isso reduz bastante as propriedades “mucogênicas” (produtoras de muco) do leite e é uma etapa fundamental para pessoas com problemas respiratórios em geral, da rinite à bronquite.

Temperos são perfeitos para se conquistar uma digestão forte. O sabor picante, de acordo com o Ayurveda, é formado pelos elementos fogo e ar, por isso tem efeito bastante rápido sobre o organismo. Ex.: pimenta, páprica, gengibre seco, alho, cravo, louro, feno-grego, sementes de cominho, coentro, coentro, salsa, açafrão, canela, noz moscada, manjericão, tomilho, orégano, cardamomo, sálvia, semente de mostarda e etc.
Comer fruta diariamente para ajudar a obter as vitaminas e minerais, mas coma menos frutas doces e ácidas. A melhor forma de ingerir frutas para reduzir kapha e cozinhá-las ou assá-las com cravo.
Os sabores que ativam (aumentam) kapha são doce, ácido e salgado, por isso estes são os sabores que você deve evitar. Por outro lado, os que vão ajudar você a gerenciar bem kapha são picante, amargo e adstringente. Cultive hábitos alimentares inteligentes; você viverá mais e melhor.

Receita ayurvédica: Sopa de couve-flor

1 couve-flor fresca média
½ colher de chá de semente de coentro
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de castanha de caju

Lave a couve-flor e corte em pedaços menores. Adicione a água o suficiente para cozinhar numa panela grande a vapor. Tampe e deixe cozer ao fogo médio até ficar macia, cerca de 15-20 minutos. Em um liquidificador ou processador de alimentos, triturar bem o coentro, o sal e a castanha de caju. Quando a couve-flor estiver macia – sem desmanchar -, junte 1/2 xícara da água do cozimento no liquidificador e bata até ficar homogêneo, acrescentando a couve-flor em pedaços e bata um pouco mais, até alcançar a consistência desejada. Acerte o sabor.
Sirva este creme numa tigela funda. É um prato muito gostoso, de fácil digestão, nutritivo e perfeito para uma noite mais fria.
Bom apetite!

www.medicinaindiana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails