Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Especial O poder do Mel – O que é, suas propriedades e como comprar

por Tatiane Rangel

Estamos iniciando uma série de artigos sobre um poderoso alimento, o mel. Serão textos com informações sobre as propriedades terapêuticas e medicinais do produto como alimento, além do importante papel que ele tem na cosmetologia. Falaremos também de outros alimentos relacionados à apiterapia – o pólen, a geléia real, a própolis e a cera de abelhas – que também têm papel importante nas medicinas tradicionais. Neste primeiro artigo falamos sobre sua origem, como é produzido, suas propriedades nutricionais e medicamentosas, seus ingredientes e dicas para comprar um mel de boa qualidade.

O consumo de mel acompanha a história do homem desde os primórdios, as referências a ele nas escrituras de diversas culturas são inúmeras. Na Espanha há uma caverna onde foi encontrada uma pintura de uma figura humana tirando mel de uma colméia que tem idade estimada em 15 mil anos.

É produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar das flores e de outras matérias açucaradas que recolhem das plantas. As abelhas as transformam, enriquecem e depositam nas células dos favos de cera. Cada variedade de mel tem suas propriedades específicas destacadas de acordo com as espécies botânicas das floradas. A composição, o aspecto, o sabor e a coloração variam de acordo com as flores que provêm, de sua origem e da região. Das 20 mil espécies de abelhas conhecidas, apenas quatro produzem mel, são os únicos insetos capazes de produzir alimento para o consumo humano. A mais conhecida das abelhas é a apis melífera, que tem ferrão e é originária da Europa e Ásia. É criada em larga escala para produção de mel. As espécies nativas do Brasil e dos demais países das Américas não possuem ferrão.

O mel é fonte de vida.
Em seu processo de produção está interligada
toda riqueza da terra, que através do néctar
reflexa as radiações do sol, os efeitos do ar e
chuva que estão em contato com as flores.

Seu valor é reverenciado em todas as culturas, é respeitado e considerado como um dos melhores e mais versáteis alimentos que se conhece. Riquíssimo em nutrientes, é indicado na dieta diária de todas as pessoas, com exceção dos diabéticos.

É reconhecido pelas propriedades antimicrobianas e pela eficácia no combate de enfermidades do aparelho respiratório. Também pela eficácia contra as infecções e pela ação descongestionante das mucosas da garganta. É energético por conter açúcares simples, que são assimilados rapidamente pelo organismo, contribuindo com a manutenção do esqueleto com o cálcio e a regeneração do sangue com o ferro.

Contém propriedades antibióticas e cicatrizantes, sendo muito usado em queimaduras e feridas. Possui atividade antianêmica, proporcionando aumento de hemoglobinas no sangue. Facilita as funções digestivas e respiratórias e tem propriedades diuréticas e sedativas.

No mel há mais de 150 elementos diferentes. Alguns deles são: protídeos, lipídeos, sais, fósforo, ferro, potássio, cálcio e vitaminas variadas. É rico em açúcares, minerais e enzimas (proteínas que atuam em processos vitais). Seu valor energético e sua fácil digestão e assimilação são vitais para a atividade física e mental.

Naturalmente o mel tende a cristalizar, adquirindo uma consistência dura. Todo mel puro cristaliza com o tempo e mais rapidamente em baixas temperaturas. Cristalizado varia na cor, no paladar e na consistência, porém, tais alterações acontecem somente na forma do mel, pois suas propriedades nutritivas e medicinais são preservadas. Para retomá-lo à forma líquida original basta deixá-lo por algum tempo em banho-maria.

Na grandes indústrias de mel é utilizado o processo de pasteurização do mel para mantê-lo sempre líquido nas prateleiras dos supermercados. Entretanto, a pasteurização faz com que o mel perca grande parte de suas propriedades e se transforme em um produto que funciona apenas como adoçante. O mais recomendado é comprar o mel diretamente das cooperativas produtoras ou dos apicultores que engarrafam o produto.

Uma dica para quem mora no Rio de Janeiro: há uma loja que testa e certifica a pureza de todos os produtores e marcas de mel que vende. É possível encontrar mel de várias floradas e ainda experimentar os mais variados tipos antes de comprar. Também é possível comprar (e provar) própolis, cera, pólem e geléia real.
Coapimel – Cooperativa Apícola do Rio de Janeiro
Cobal do Humaitá, rua Voluntários da Pátria, 448, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21)2535-6812

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails