Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que yoga e corrida poderiam ter em comum?

por Edy Angely

O que uma filosofia e um esporte poderiam ter em comum? Se formos investigarmos mais a fundo, chegaremos a várias similaridades, até a uma incrível união.

Tanto para a prática de yoga quanto para a corrida é necessário ter disciplina, força de vontade e perseverança. Os resultados não surgem da noite para o dia. Além disso, usando uma roupa confortável, e munido de um tapetinho (yoga), e de um par de tênis (corrida) você já pode começar. Cabe aqui pontuar, hoje em dia há vários tipos de opções tanto para vestuário quanto para calçados. No quesito tênis, existem modelos diferentes para os três possíveis tipos de passadas: neutra, supinada e pronada. Em qualquer loja especializada consegue-se informação sobre como e aonde fazer o teste.

A primeira semelhança é a respiração. É ela que vai dizer com que ritmo que sua prática e sua corrida acontecerão. No yoga respiramos apenas pelas narinas, na corrida inspiramos pelo nariz e exalamos pela boca. Porém nada impede que, se o corredor for um praticante de yoga, ele experimente a respiração nasal também na corrida, com eventuais exaladas pela boca caso precise manter a temperatura do corpo equilibrada, ou às vezes, impor outro ritmo à corrida. Os pranayamas se tornam muito eficazes quando aplicados na mesma.

O conceito ético da não violência, ahimsa em sânscrito, é base de toda prática de yoga, assim como deveria ser para a nossa vida e para a corrida também. Respeitar seus limites, e ter consciência dos mesmos. Mas como assim praticar ahimsa na corrida? Na ansiedade de buscar tempos mais rápidos ou resultados impressionantes, corremos o risco de ignorar os sinais que o corpo nos envia, e que se não estivermos “presentes no momento presente” isso passa despercebido e você pode sofrer uma lesão; da mesma forma enquanto praticamos, e por dois segundos nossa mente “voa” para longe do tapetinho...um estrago acontece, vai de um simples desequilíbrio, um mal jeito ou uma queda.

Estar presente no momento presente, na corrida? Como assim?
Prestar atenção na forma que seu pé toca o chão, calcanhar primeiro ou ponta do pé? Sentir o movimento dos músculos, as sensações nas articulações, em especial tornozelos e joelhos, como eles recebem este impacto todo que vem de baixo? E sua coluna vertebral, o tronco se encontra na posição correta, você consegue escutar, sentir o seu coração batendo e evitar que ele saia pela boca? Essas são algumas de várias ponderações que o yoga traz ao corredor praticante, sem contar nos desafios que são enfrentados e superados no tapetinho e cuja experiência você leva para a corrida. E vale dizer, para a vida também, já que a corrida para muitas pessoas significa a superação de si mesmo.

No próximo encontro falaremos mais sobre Yoga e Corrida. Boas práticas e bons treinos!

Edy Angely é atleta e professora de yoga.
www.edyangely.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails