Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Você conhece o Yoga Acrobático?

por Tatiane Rangel

O Yoga Acrobático consiste na fusão da yoga, acrobacia e massagem tailandesa. A prática, além de trabalhar força física e flexibilidade, desenvolve também concentração, capacidade de confiar, habilidades de comunicação e espírito de equipe.
Louis Gabriel Watel, um dos precursores do Yoga Acrobático por aqui, acaba de abrir uma turma aberta a alunos na cidade do Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva à Zen People, o instrutor conta um pouquinho sobre esta dinâmica prática que está atraindo muita gente.

O que é Yoga Acrobático?
O Yoga Acrobático consiste na fusão da Yoga, acrobacia e massagem tailandesa. O trabalho se expande para explorar novas possibilidades de expressão, cooperação e harmonia entre os elementos do grupo. Além de trabalhar força física e flexibilidade, desenvolve também atributos mentais como concentração, capacidade de confiar, habilidades de comunicação e espírito de equipe.

Como surgiu? Quem criou o Yoga Acrobático?
O Yoga Acrobático tem suas maiores raízes na prática de Acrobacia que já era praticada na Grécia antiga e na China milhares de anos atrás para o desenvolvimento do condicionamento físico. Vários grupos ao redor do mundo praticam e desenvolvem esse trabalho. Há registros de Sri T. Krishnamacharya, um dos mais famosos Yoguis dos últimos tempos, “voando” alunos dele no começo do século XX. Ainda nos anos 90,grupos circense-acrobáticos no Brasil já vinham praticando igualmente o vôo acrobático. A pratica surgiu como um movimento espontâneo de interação acrobática sendo que alguns grupos tem sistematizado e compilado aquilo que foi desenvolvido através da brilhante criatividade natural do homem.

Como e quando voce conheceu? E quando começou a praticar?
Conheci o Yoga Acrobático através de um grande amigo californiano, o David Lurey, que divulgou o trabalho de um dos grupos que praticam essa modalidade de modo alegre, organizado e seguro. Depois comecei a explorar a prática de modo casual o que me levou a encontrar várias pessoas e grupos pelo mundo que abraçam essa modalidade. Comecei a praticar em 2008, mas gostaria de ter conhecido muito antes (risos).

Como é uma aula de Yoga Acrobático?
A aula é divertidíssima, sempre uma nova surpresa, uma nova interação e integração com as pessoas. Tudo é feito dentro de moldes de segurança, respeito e comunicação. Boa parte das manobras requer presença plena, concentração e uma comunicação constante, as habilidades humanas de interação são tão trabalhadas quanto a parte física.

Qualquer pessoa pode praticar?
Há praticantes de diversas idades, desde crianças até pessoas de mais de 65 anos! Logicamente que em qualquer prática há diversos níveis, no Yoga acrobático não fugimos da regra de segurança que cada um faz aquilo que se sente bem para realizar. A pratica é indicada para qualquer pessoa que tenha ou queira explorar sua consciência corporal. Existem praticantes avançados que não são acrobatas ou yogues, mas dançarinos, por exemplo. É mais uma questão de sintonia e exploração do que a capacidade pré-existente de força e flexibilidade, já que isso também vai sendo desenvolvido progressivamente com a modalidade.

É indicado para iniciantes?
Absolutamente. Existe uma aula para iniciantes que estou promovendo no momento, justamente para trabalhar passo-a-passo de modo seguro e divertido a fundação para um trabalho posterior mais avançado e elaborado.

Quais as contra-indicações?
Pessoas com problemas de coluna, ciática, pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, glaucoma, infecções nos ouvidos, grávidas ou mulheres em período menstrual.

Qual o diferencial desta prática em relação às demais?
Venho de um histórico de prática de mais de 10 anos em artes marciais e 7 anos nas linhas mais tradicionais de yoga, a prática de Yoga Acrobático me permitiu trabalhar qualidades de interação humanas, de comunicação, cuidado, empatia, espírito de equipe, alegria e conexão que não eram para mim tão bem exploradas com o desenvolvimento desses outros caminhos. O yoga me levou ao encontro do EU, o que é imprescindível, enquanto que o Yoga Acrobático me levou para o caminho do NÓS – uma melhor dinâmica, respeito e entendimento das pessoas e do mundo no qual vivemos. :.:

A recém aberta aula de Yoga Acrobático com Louis Gabriel pode ser conferida no Espaço Gestos, na rua Conde Afonso Celso, 99, Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2539-9804 Toda quarta-feira às 18h.

Fotografias: Louis Gabriel e Herica Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação!
Sua mensagem será postada em breve. Aguarde.

Atenção: não permitimos comentários que agridam ou ofendam pessoas, instituições, organizações governamentais, entre outros.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails